top of page
  • Jornal comunidade SC

54ª Regata Volta à Ilha marcada por superação e bons ventos


Após mais de 24h, a disputa foi finalizada somente neste domingo, próximo das 10h30 da manhã, após o último barco cruzar a linha de chegada.



A 54ª Regata Volta à Ilha entregou aos participantes o que dela se esperava: superação! Neste sábado, mais de 30 embarcações marcaram presença no evento que encerra o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha.

Horas antes, em uma linda manhã de sol e vento nordeste, as tripulações iniciaram a jornada de 75 milhas náuticas, cerca de 140 km, ao redor da Ilha de Santa Catarina, na Baía Sul. Com balões içados, o visual de quem acompanhou a largada era de velas coloridas ao alto. O vento foi ganhando intensidade, chegando a quase 30 nós em alguns momentos.

Sempre navegando com direção Sul, as tripulações encontraram um dia bem parecido com o da última edição. Sol e vento nordeste. As primeiras milhas velejadas de vento popa deram lugar a um longo percurso de contravento até o norte da Ilha. Toda parte Sul e Leste exigiram bastante das tripulações. Ao atingirem o Norte da Ilha e entrarem na última parte da regata, novamente os balões foram levantados para encarar as milhas finais.

O primeiro barco a cruzar a linha foi o Terroso. No entanto, a tripulação foi desclassificada da regata devido a um incidente na largada, com uma bóia. A equipe entrou com pedido de reparação de resultado que será analisado por uma comissão de protestos. Logo após cruzaram Itajaí Sailing Team, Catuana Kim e Zeus Team.

O tempo foi passando e mais embarcações foram completando o percurso. Uma a uma, as equipes encontravam a Ponte Hercílio Luz como cartão postal da chegada na Baía Norte. Vários barcos completaram a regata no final da noite e durante a madrugada de domingo. Ao amanhecer do dia, restavam ainda alguns barcos completarem. Precisamente às 10h22, o veleiro Maori recebeu a confirmação, encerrando mais um grande capítulo na história da Regata Volta à Ilha.

A premiação da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina acontece nesta quarta-feira, às 19h, na Sede Central do Veleiros da Ilha.


Campeões da 54ª Regata Volta à Ilha:

Geral – Fita Azul: Itajaí Sailing Team

ORC: Galo Cinza II

HPE-30: Ponta Firme

C30: Zeus Team

RGS Geral: Salvo Conduto

RGS A: Salvo Conduto

RGS Cruzeiro Geral: Açores III

RGS Cruzeiro A: Açores III

RGS Cruzeiro B: Terra Firme

Bico de Proa: Buena Onda



0 visualização0 comentário
bottom of page