A tarde do dia 14 de novembro foi marcada pela entrega de Moções de Aplausos e Reconhecimentos no plenário do Legislativo josefense. Ao todo, onze moções foram entregues, todas de autoria do vereador Mauro Fiscal. “A Moção de Aplauso e Reconhecimento reconhece e estimula pessoas ou instituições a contribuir de forma profissional ou voluntária”, afirma o vereador. “É uma forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando essas ações e a diferença que elas fazem na vida dos cidadãos”, completa o parlamentar.
Ferdinando Gregório recebeu das mãos do vereador Mauro Fiscal a Moção de Aplausos e Reconhecimento. Paranaense de nascimento, há 9 anos Gregório mora em Florianópolis. É formado em Direito e tem 18 anos de carreira no sistema penal. É o atual presidente da Associação dos Policias Penais do Brasil, entidade que representa cerca de 100 mil policiais de todos país. Gregório destaca que essa honraria reconhece a dedicação e o trabalho de mais de uma década em prol da Segurança Pública. “Sentimento de gratidão ao vereador Mauro Fiscal pela homenagem e de incentivo para seguir nesse caminho de fortalecer a Segurança Pública, buscando uma sociedade mais segura”, reforça Ferdinando Gregório.
O vereador Mauro Fiscal também realizou a entrega de outras dez Moções de Aplausos e Reconhecimentos para os voluntários que atuam no Proaps, o Programa Pós-cumprimento da Medida Socioeducativa de Internação ou Restrição de Liberdade. O Proaps é desenvolvido dentro do Caser, o Centro Socioeducativo Regional de São José, e oferece acompanhamento aos adolescentes e jovens após eles deixarem a instituição. “É um programa que oferece amparo e orientação aos que saem do Caser e precisam de perspectivas e caminhos para serem reintegrados à sociedade”, explica o vereador Mauro Fiscal. Foram homenageados:
- Alfredo de Paula Martins Junior, Superintendente Regional da Grande Florianópolis;
- Arthur Marques, diretor do Caser;
- Rogério Mario Fagundes, chefe de segurança;
- Bruno Norberto da Silveira, coordenador de segurança;
- Guilherme de Oliveira Honório - técnico da pedagogia;
- Fernando Francisco Alessio, coordenador psicossocial e Saúde;
- Edgar dos Santos, coordenador Pedagógico;
- Fabíola Andrade Schmitz; assistente social;
- Luciano Daniel Bez - técnico de informática
- Marilucia Tamanini Shaufertt; assistente social.
Para a assistente social Fabíola Andrade Schmitz, essa homenagem é relevante para dar visibilidade a um trabalho de ressocialização que é essencial. “O socioeducativo precisa muito ser visto e reconhecido”, reitera Fabíola.
O Proaps é um Programa estadual que está sendo desenvolvido pelas Unidades de Privação ou restrição de liberdade. No CASER de São José ele funciona desde janeiro de 2022, beneficiando adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos incompletos. Só em 2024, o PROAPS atendeu em média a 60 adolescentes em oficinas e foram realizados cerca de dez acompanhamentos mensais após a saída da instituição. Um programa que, sem dúvida, faz toda a diferença no processo de ressocialização e reintegração de adolescentes e jovens.
Comments