top of page
  • Foto do escritorJornal comunidade SC

Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa equipes de Saúde em São José

Público deve procurar unidades de Saúde na sexta-feira (31)

Foto: PMSJ


A campanha nacional de imunização contra a gripe encerra na próxima sexta-feira (31). A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, afirma que até o momento apenas 48 mil pessoas se vacinaram, o que equivale a 45% da meta estipulada, de 90% do público-alvo. A baixa adesão à campanha, que começou em março, tem preocupado as equipes de Saúde.


No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas. Já na sexta (31) todas as 26 UBSs abrem no horário normal, inclusive, com unidades abertas ate 22h: Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga, Santos Saraiva e Luar.


De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, a vacina demora até um mês para atingir o pico de imunização. “Desta forma, com a aproximação do inverno, é importante que a população já procure uma unidade de saúde para receber o reforço. A vacina permite minimizar a carga viral, reduzir os sintomas e prevenir o surgimento de complicações, e é uma das medidas para proteger contra as doenças, suas complicações e óbitos, além de contribuir com a redução da circulação viral entre a população e as internações, especialmente, entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua.


As doses estão disponíveis para toda a população, com mais de 6 meses de idade, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O reforço anual da imunização possibilita a redução de sintomas e protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF. Crianças e adolescentes também devem ter a carteirinha de vacinação.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page