top of page
  • Jornal comunidade SC

Dezembro Vermelho: van da prevenção contra HIV-Aids chega ao Norte da Ilha

Estimativa aponta que 7 mil pessoas vivam com HIV em Florianópolis


A Secretaria de Saúde de Florianópolis realiza nesta segunda-feira, 12 de novembro, uma ação de prevenção ao HIV-Aids, das 9h às 17h, na frente da UPA Norte.


Durante todo o dia, serão realizadas atividades como: divulgação do projeto A Hora É Agora e dos Centros de Testagem e Resposta Rápida, testes rápidos para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de avaliação, indicação e prescrição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).


Prevenção combinada


A Prevenção Combinada é um conjunto de estratégias que utiliza diferentes formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e outras IST. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.


Os números do HIV em Florianópolis


Há uma estimativa de que 7 mil pessoas vivem com HIV em Florianópolis. Destas, de 500 a mil indivíduos têm o vírus e não sabem. Em torno de 6 mil pessoas fazem uso de medicamentos para HIV. Aproximadamente 2,9 mil pessoas não têm HIV, mas estão em uso de PrEP.


Florianópolis está entre as 3 capitais com melhores indicadores em relação à doença avançada de HIV, ou seja, a cidade consegue diagnosticar o HIV antes mesmo da pessoa ter o comprometimento da sua imunidade.

Serviço


O que: Van da Prevenção Combinada - Dezembro Vermelho;

Onde: na frente da UPA Norte/CS Canasvieiras;

Quando: segunda-feira, 12 de novembro - 9h às 17h.

0 visualização0 comentário
bottom of page