Jurerê Internacional é reconhecida como a melhor praia urbana do mundo Ibero-Americano
- Jornal comunidade SC

- 16 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun.

O levantamento considera, no caso urbano, fatores como balneabilidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e serviços. Florianópolis teve 12 praias avaliadas. Jurerê Internacional somou 0,87 de um máximo possível de 1 e ficou no topo entre as praias de ambiente urbano e na 20ª posição do ranking geral.
“Aqui em Jurerê, a Habitasul tem um papel importante muito importante. Na questão de saneamento, temos um sistema de água e esgoto desde a década de 80, desde que foi inaugurado o empreendimento. Isso contribui significativamente para a qualidade da água, qualidade da areia, qualidade da própria vegetação de restinga, que foi feita toda uma recuperação, retirada de exóticas, plantio de espécies nativas”, explica.
A coordenadora destacou ainda que o reconhecimento também se deve, atualmente, à organização da comunidade local. “Hoje posso até dizer que não é só da Habitasul. Porque neste momento a gente está num movimento muito bacana comunitário, o movimento Jurerê Mais, que está reunindo todas as associações de moradores aqui de Jurerê, não só no Internacional, também no Tradicional, empresários locais, a sociedade civil organizada, a própria prefeitura. Este movimento está olhando também para essas demandas que existem no bairro, inclusive a gestão da orla”, disse.
“Este reconhecimento que a gente recebeu agora, baseado na ciência, veio reforçar ainda mais a importância desse movimento comunitário que está ocorrendo aqui, e também vai nos auxiliar para buscar outros reconhecimentos para nossa praia e também para o nosso bairro”, conclui Salete.
Para o professor pós-doutor Marcus Polette, pesquisador da Univali e integrante do grupo responsável pela certificação de praias e avaliador da praia de Jurerê Internacional, o diferencial do estudo é o rigor acadêmico. “No mundo abundam listas feitas por achismos, sem critério técnico. Neste ranking, 71 especialistas aplicam anualmente a mesma metodologia e avaliam até a governança de cada município.”
Imóveis de alto padrão chamam atenção na região, que é uma das mais valorizadas na Ilha
Polette destacou que Jurerê teve bom desempenho em balneabilidade, biodiversidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e resiliência climática. Ainda assim, fez um alerta. “Mesmo ela sendo uma praia com uma boa pontuação, ainda realmente precisa de um sistema de gestão, de governança, principalmente vindo da prefeitura. Porque, na realidade, a gente vê que grande parte desse processo de gestão e governança, em Jurerê Internacional, foi feito pela Habitasul.”
Ele defendeu a criação de uma gerência de praias. “Florianópolis, sendo sua maior parte ilha, com mais de 40 praias, e que grande parte do turismo que ocorre hoje na Ilha é em função da procura dos turistas pelas praias de Florianópolis, é inadmissível que um município, conhecido e reconhecido no Brasil e fora, não tenha ainda uma gerência de praias, com técnicos, com profissionais, que tenham um diagnóstico das praias, e que atuem ao longo do ano inteiro na gestão da praia — e não só durante o veraneio.”
Outros resultados na Ilha
Quem conduziu as avaliações das outras 11 praias em Florianópolis foi o oceanógrafo Fabrício Amorim Martinez, surfista e morador da Ilha. Ele percorreu praias do extremo norte ao extremo sul. “Eu sou nativo da Ilha, frequento as praias, eu vi a evolução de Florianópolis, assim como muita gente da minha geração e mais velhos. E tenho observado algumas inconsistências, algumas negligências da governança sobre as nossas praias”, relatou.
Segundo ele, o ranking funciona como uma ferramenta estratégica. “A importância é que esse levantamento constrói uma ferramenta de bom entendimento para todos os atores e não vai só naquele aspecto paradisíaco. Porque temos esse slogan de melhor qualidade de vida, com a melhor segurança, com as melhores praias e estamos chamando turistas sem estrutura para suportar isso.
E para que as praias permaneçam saudáveis, elas precisam continuar existindo”, concluiu. Além de Jurerê, o ranking trouxe boas notícias para áreas menos urbanizadas. Lagoinha do Leste apareceu entre as sete melhores praias naturais e Moçambique ficou em décimo no mesmo ranking. Já Armação e Pântano do Sul, com 0,54, figuram no fim da lista geral, sinalizando desafios. “Cada praia é única, a tabela ajuda a identificar pontos fracos específicos”, resume Fabrício.
Fonte:https://ndmais.com.br/turismo/jurere-internacional-e-reconhecida-como-a-melhor-praia-urbana-do-mundo-ibero-americano/ https://www.facebook.com/prefeituradeflorianopolis




Comentários