Reunião pública debate responsabilização e mudança de comportamento no combate à violência contra a mulher na Câmara de São José
- Jornal comunidade SC

- 29 de mai.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de São José sediou, na manhã desta sexta-feira (29), a reunião pública com o tema “Grupos Reflexivos: Da Responsabilização à Mudança no Combate à Violência contra a Mulher”. O encontro, realizado no plenário da Casa, foi presidido pelo vereador Caê Martins e reuniu autoridades do Judiciário, Ministério Público, universidade e órgãos de proteção à mulher.
Participaram do debate a deputada estadual Luciane Carminatti, a juíza do Juizado da Violência Doméstica da Comarca de São José, Lílian Telles de Sá Vieira, o professor Ricardo Bortoli, a professora Cleide Gessele e a promotora de Justiça Luciana Rosa.
O plenário ficou lotado durante toda a manhã, com a presença de alunos do IFSC, representantes da OAB São José, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, profissionais do Creas, integrantes dos Conselhos da Mulher e membros da sociedade civil organizada.

Ao longo da reunião, os participantes destacaram a importância dos grupos reflexivos como instrumento de responsabilização e transformação de homens autores de violência, promovendo mudanças de comportamento e contribuindo para a redução da reincidência nos casos de violência doméstica.
Durante a abertura, o vereador Caê Martins ressaltou a necessidade de ampliar o debate e fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres. “O combate à violência contra a mulher precisa envolver toda a sociedade. Os grupos reflexivos são ferramentas importantes porque trabalham não apenas a responsabilização, mas também a mudança de comportamento e a prevenção da reincidência”, destacou o vereador.
As falas também reforçaram a importância da atuação integrada entre Poder Público, Justiça, educação e rede de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher e na construção de uma cultura de respeito e proteção aos direitos das mulheres.





Comentários