top of page
  • Foto do escritorJornal comunidade SC

São José é referência no combate à tuberculose O município ficou classificado entre os que mais prescrevem o medicamento

A Prefeitura de São José foi contemplada, na última sexta-feira (22), com uma certificação da Secretaria de Estado da Saúde, pelo compromisso e eficiência no combate à tuberculose. O município ficou classificado entre os que mais prescrevem o medicamento para infecção latente por tuberculose (ILTB) no estado.

A ILTB é uma condição na qual o indivíduo é portador da bactéria da tuberculose, mas ainda não desenvolveu a doença ativa. O tratamento adequado da ILTB é fundamental para prevenir o surgimento da tuberculose ativa, reduzindo assim os casos de transmissão e os impactos na saúde pública.

Segundo a diretora da vigilância epidemiológica, Katheri Zamprogna, o reconhecimento é importante pois esse tratamento tem como objetivo evitar que pessoas que tenham o “bacilo incubado” venham a adoecer no futuro. “A nossa estratégia é sempre estar ofertando esse tratamento para a população HIV+, pois são os que mais tem chance de adoecer por tuberculose e morrer devido a essa doença. Assim, tratando a infecção latente por tuberculose, estamos evitando isso.”

Quem tiver com sintomas ou dúvidas, deve procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Vigilância em Saúde, localizado na UBS Sede, no Centro Histórico.

Secretaria de Comunicação de São José

12 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page