IRMÃOS FARIA E O FUTEBOL
Agnaldo de Faria
Nasceu em Florianópolis em 11/05/1949. Hoje, com 75 anos, é casado com Rosimere, pai de Anderson, Márcia Regina e Angelita, e avô de Frank, Miguel, Sara e Luísa.
Agnaldo começou a jogar no Saldanha da Gama como ponteiro direito, com o treinador Arjalon, e permaneceu nesse time durante 40 anos. Foi campeão no primeiro campeonato amador da Grande Florianópolis e na Copa Arizona. Jogou por dois anos no time da Agronômica, disputando essa mesma copa. Também atuou no Sul América, Triunfo (Huguinho Bar), GEMA (Grêmio Esportivo Movido a Álcool, do goleiro Lúcio), encerrando sua carreira no veterano do Ipiranga, no Bairro Barreiros, aos 58 anos.
Gilberto de Faria
Nasceu em Florianópolis em 01/05/1954. Hoje, com 70 anos, é casado com Neuza, pai de Gilberto e Gisele, e avô de Giovani, Geovana e Gabrieli.
Gilberto começou a jogar no Saldanha da Gama, destacando-se como ponta direita. Em seguida, foi para o São Paulo e o Sul América da Agronômica. Foi tricampeão do Torneio dos Barnabés (Funcionários Públicos de SC), jogou pelo Triunfo, GEMA, encerrando sua carreira no Saldanha da Gama.
“Olhar para o lado e saber que seu irmão está ali, aquele que você viu desde pequeno crescer e jogar bola, é muito legal. Compartilhamos momentos de muita alegria”, conta-nos Gilberto Faria.
Os irmãos Faria formaram uma dupla de ataque de sucesso, jogaram muito e cultivaram uma amizade forte dentro e fora dos campos. O futebol imita a vida, assim como é muito comum os filhos seguirem os passos dos pais no esporte.
Agnaldo e Gilberto têm como irmãos: Ariosvaldo (Vadinho), Anoraldo (Piorra), Joel, Edson, Vilson, Joel e Luciano.
Time Triunfo do Hugo Ricci em 1985. Em pé: Tito, Sartori, Dauri Junior, Zeca, Lúcio, Valcélio, Zélio e Fernando Souza. Agachados: Jaiminho Celso, Aguinaldo, Maia, Noronha, Gilberto (Betinho) e Guinho.