Terça-feira, 23 de junho de 2026

Resultados da busca
830 resultados encontrados com uma busca vazia
- Em Florianópolis, Junho Laranja reforça alerta para leucemia e anemia e destaca importância do diagnóstico precoce
Foto: Divulgação - Arquivo - SecomGOVSC O mês de junho é marcado pela campanha Junho Laranja, período dedicado à conscientização sobre a leucemia e a anemia. Em Santa Catarina, a mobilização ganha ainda mais relevância diante da estimativa de novos casos da doença e da importância da identificação precoce para aumentar as chances de tratamento. A Secretaria de Estado da Saúde reforça a necessidade de atenção aos sinais que podem indicar alterações no organismo e destaca a importância dos exames de rotina, especialmente porque algumas doenças hematológicas podem evoluir de forma silenciosa nos estágios iniciais. Em Florianópolis, o principal centro de referência para tratamento dessas enfermidades é o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), que integra a rede estadual de atendimento especializado e oferece assistência de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Santa Catarina pode registrar mais de 800 novos casos de leucemia As estimativas apontam que Santa Catarina deverá registrar cerca de 810 novos casos de leucemia até o final de 2026. Somente em Florianópolis, a previsão é de aproximadamente 60 novos diagnósticos durante o período. O cenário reforça a importância da conscientização da população sobre os sintomas, a busca por atendimento médico e a realização de exames preventivos. O Cepon segue como uma das principais referências estaduais no tratamento de doenças hematológicas e oncológicas, atendendo pacientes de diversas regiões catarinenses. Exames simples podem ajudar a identificar a doença Um dos pontos destacados pelos especialistas é que a leucemia pode não apresentar sintomas evidentes nas fases iniciais. Em muitos casos, alterações são identificadas por meio de exames laboratoriais de rotina. O hemograma, exame amplamente disponível na rede de saúde, pode indicar alterações importantes que merecem investigação complementar. Dependendo da situação clínica, exames mais específicos também podem ser solicitados para confirmação diagnóstica. A identificação precoce permite que o tratamento seja iniciado mais rapidamente, ampliando as possibilidades terapêuticas disponíveis para cada paciente. Conheça os principais sinais de alerta Entre os sintomas que merecem atenção estão: Febre persistente; Infecções frequentes; Cansaço excessivo; Perda de peso sem explicação aparente; Sangramentos recorrentes; Surgimento fácil de hematomas; Falta de ar; Suores noturnos intensos; Aumento dos gânglios linfáticos; Dores nos ossos ou nas articulações. A presença de um ou mais desses sintomas não significa necessariamente que a pessoa tenha leucemia, mas indica a importância de procurar avaliação médica para investigação adequada. Tratamentos evoluíram e oferecem novas possibilidades Os tratamentos disponíveis para leucemia variam conforme o tipo da doença e as características de cada paciente. Entre as abordagens utilizadas atualmente estão quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapias-alvo e transplante de medula óssea. Os avanços da medicina têm ampliado as opções terapêuticas e contribuído para melhores resultados em diversos casos, especialmente quando o diagnóstico ocorre nas fases iniciais da doença. Anemia também exige atenção e investigação Durante o Junho Laranja, o alerta não se restringe à leucemia. A anemia também está no foco da campanha por ser uma condição bastante comum e que pode estar relacionada a diferentes problemas de saúde. A doença ocorre quando há redução da quantidade de glóbulos vermelhos ou da hemoglobina no sangue. Entre as possíveis causas estão deficiência de ferro, vitamina B12, ácido fólico, doenças crônicas, alterações genéticas e outras condições que precisam ser investigadas. Os sintomas mais frequentes incluem: Palidez; Fraqueza; Cansaço constante; Tonturas; Falta de ar; Redução da disposição para atividades do dia a dia. Especialistas alertam que a anemia não deve ser encarada apenas como um quadro de desgaste físico. A identificação da causa é fundamental para definir o tratamento adequado e descartar doenças mais complexas. Rede estadual conta com atendimento especializado Santa Catarina possui uma rede estruturada de atendimento oncológico pelo SUS, formada por 21 unidades distribuídas em diferentes regiões do estado. Em Florianópolis, o Cepon atua como referência no tratamento de alta complexidade e segue desempenhando papel importante na assistência aos pacientes com doenças hematológicas e oncológicas. A campanha Junho Laranja reforça a importância da informação, da prevenção, dos exames periódicos e da busca por atendimento médico diante de sinais persistentes, contribuindo para diagnósticos mais precoces e tratamentos realizados no momento adequado.
- Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano
Ligue 180 atualiza protocolo para enfrentar esse tipo de crime As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres. De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado foram 5.795 ocorrências do tipo. O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres. Em entrevista à imprensa, a ministra da Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações. “Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.” Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias. Capacitação Para adequar o atendimento do Ligue 180 ao tipo de violência digital, o Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), realizou de 9 de junho até esta segunda-feira (22) a qualificação de cerca de 350 atendentes da Central de Atendimento à Mulher. A coordenadora geral do Ligue 180, Ellen Costa, conta que a Central já atendia denúncias de violência digital, mas que a atualização do protocolo de atendimento das profissionais busca orientar melhor as vítimas sobre o que fazer nos casos de crimes em ambientes digitais. “Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, disse a coordenadora sobre o treinamento realizado. Além da capacitação das atendentes, a qualificação dos dados do Ligue 180 também passa pela atualização do formulário de atendimento, com a inclusão dos tipos de violência digital. Segundo Ellen Costa, a modernização serve para mostrar que o serviço vai além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e se conecta com a realidade de meninas e mulheres. Perfil Em média, todos os canais da Central de Atendimento à Mulher registram quase 3 mil ocorrências por dia. Cerca de 30% dos atendimentos prestados são registrados como denúncias. Os demais são solicitações de informação e orientação às vítimas e aos denunciantes. Os dados divulgados hoje mostram que as denúncias de violência no espaço digital saltaram da sétima posição, em 2025, para a quinta, em 2026. Ainda de acordo com o ministério, a violência digital não afeta todas as mulheres da mesma forma. Do total de ocorrências registradas no Ligue 180 no ano passado quase metade (48%) das vítimas são mulheres negras (sendo 37,5% pardas e 10,5% pretas), seguidas de mulheres brancas (34,2%). A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos, com 21,6% dos casos. Ao ampliar a faixa etária para 25 a 49 anos, elas equivalem a metade (50,8%) do total. As informações sobre perfil das vítimas também indicam que 25,7% delas tinham ensino médio completo, em 2025. Existe também a barreira econômica: quase metade das vítimas (45,9%) não tem rendimentos ou ganha até um salário-mínimo. Decreto presidencial A qualificação das atendentes do Ligue 180 e atualização do protocolo de atendimento seguem as orientações do decreto presidencial nº 12.976/2026, de proteção de mulheres na Internet que entrou em vigor na última sexta-feira (19), 60 dias depois de sua assinatura. O texto disciplina os deveres das plataformas digitais diante de crimes de violência contra mulheres na internet e institui mecanismos para prevenção e combate a esse tipo de violência. Às jornalistas, a diretora na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Marina Pita, explicou que o decreto tem foco na criação de um ambiente seguro que garanta a liberdade de expressão e a permanência das mulheres na Internet. “Tanta violência no digital expulsa as mulheres desse ambiente. Nós estamos garantindo a liberdade de expressão [no meio digital] ao garantir que as mulheres possam continuar se manifestando e que não sejam expulsas dele por tamanha violência”, disse a diretora na Secom. O decreto presidencial estabelece obrigações, diretrizes e tempos de absorção da nova norma e de resposta para as empresas de tecnologia. Segundo a diretora da Secom, isso dá ferramentas práticas para que os atendimentos e encaminhamentos feitos pelo Ligue 180 tenham maior eficácia. “Esse decreto vem em um bom momento, porque pega a carona no processo de atualização do Protocolo do [Ligue] 180 e desenha um pouco mais quais são as obrigações das plataformas, as leis que as regem, qual é o tempo de resposta. Isso também ajuda a operação do 180, dá maior concretude para esses processos e para a proteção da mulher no ambiente digital.” Marina Pita entende que o decreto inova na perspectiva da proteção das mulheres, por exemplo, quando fixa o prazo de duas horas para que as plataformas digitais removam imagens não consentidas de nudez ou de ato sexual privado, com base no Artigo 21 do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) que trata da violação da intimidade por terceiros. Além disso, a regra equipara os deep nudes (nudez falsa gerada por IA) a imagens reais, visto que o impacto na vida da mulher é o mesmo. Para a ministra Márcia Lopes, o alinhamento da central de atendimento ao novo decreto, somado aos avanços da nova legislação, estão inseridos no Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, lançado em fevereiro. A ministra ainda apontou para a necessidade de aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 896/2023 de combate à misoginia, que criminaliza a prática de ódio às mulheres e a equipara ao crime de racismo. A proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados. Campanha nacional Para comunicar o poder público e a sociedade civil sobre o novo decreto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional O Digital é Nosso Lugar com o tema: Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180. Clique aqui e acesse o guia de orientação sobre violência digital contra mulheres, elaborado pelo Ministério das Mulheres em conjunto com a Secom.
- Voleibol: Sucesso de público garante jogo extra da Seleção Brasileira B na Arena Multiuso, em São José
Após esgotarem os ingressos para o amistoso do dia 4 de julho, Federação Catarinense de Voleibol confirma nova partida contra o Chile em São José no dia 9; vendas começam hoje (23) O sucesso na procura por ingressos para o amistoso entre a Seleção Brasileira B de Vôlei Masculino e a seleção do Chile garantiu uma nova oportunidade para os torcedores de São José. Com os ingressos para a partida do dia 4 de julho praticamente esgotados, a Federação Catarinense de Voleibol (FCV) confirmou a realização de um segundo jogo na Arena Multiuso, atendendo a uma solicitação dos torcedores e do prefeito Orvino Coelho de Ávila. O novo confronto será disputado no dia 9 de julho, às 20h, também na Arena Multiuso de São José. A venda dos ingressos para esta partida extra começa nesta terça-feira (23), exclusivamente pela plataforma Minha Entrada (https://minhaentrada.com.br/). A confirmação do segundo amistoso reforça o protagonismo de São José no cenário esportivo catarinense e demonstra a força do voleibol junto ao público da região. A expectativa é de mais uma grande presença de torcedores para acompanhar de perto os jovens talentos que representam o futuro da modalidade no país. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Claiton Ribeiro, comemorou a ampliação da programação. “A rápida procura pelos ingressos mostra o quanto o público de São José valoriza o esporte e prestigia grandes eventos. A realização de um segundo amistoso é uma excelente notícia para quem não conseguiu garantir presença no primeiro jogo”, destacou. Os amistosos fazem parte da preparação da Seleção Brasileira B para a disputa da Copa Sul-Americana, que ocorrerá entre os dias 3 e 9 de agosto, em Cochabamba, na Bolívia. A equipe, comandada pelo técnico Nery Tambeiro, reúne atletas promissores que buscam espaço na seleção principal. Além das partidas em São José, Brasil e Chile também se em Criciúma, no dia 6 de julho, em Tubarão, no dia 7, e em Jaraguá do Sul, no dia 8. Os ingressos para o jogo extra estarão disponíveis a partir desta terça-feira (23) na plataforma Minha Entrada (https://minhaentrada.com.br/evento/0907-amistoso-internacional-volei-masc-brasil-adulto-b-x-chile-adulto-29554) . A expectativa é de mais uma casa cheia na Arena Multiuso, consolidando São José como uma das principais sedes esportivas de Santa Catarina. Com média de idade de 22,6 anos, a Seleção Brasileira B está em treinamento desde o dia 8 de junho no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Saquarema Enel Brasil, no Rio de Janeiro. O grupo é comandado pelo técnico Nery Tambeiro, com o apoio dos assistentes Fabiano Ribeiro, o Magoo, e Anderson Rodrigues.
- SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
Mudança vale a partir de agosto, por meio de vacina injetável A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável. Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço. Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica; Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabela Ballalai, explica que o reforço é necessário porque a proteção conferida pela vacina cai com o passar do tempo. Logo, as doses adicionais garantem que ela permaneça alta. "A pólio está controlada entre nós. No entanto, a situação mundial vem apresentando surtos localizados que preocupam e aumentam o risco de chegar ao país. Então é melhor manter o esquema de dois reforços. Este é o padrão da Organização Mundial de Saúde", complementa. Ainda de acordo com Isabela Ballalai, a vacina é recomendada aos menores de 5 anos porque essa é a faixa etária que têm maior risco de desenvolver quadros graves após a infecção pelo vírus. No entanto, em situações de surto, os adultos também podem ser vacinados. O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e em 1994 recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. No entanto, apesar de estar erradicado em grande parte do globo, o vírus da polio ainda circula em alguns países e a vacinação é a única forma de prevenir a doença e evitar que ela volte a causar surtos, como foi no passado. Entre os anos de 1968 e 1989 o Brasil registrou mais de 26 mil infecções por pólio. Geralmente o vírus causa sintomas leves, mas ele pode atingir o sistema nervoso central e causar paralisia e morte. Por isso, a poliomielite também é chamada de "paralisia infantil".
- Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
Muitas pessoas emitiram documento, mas não baixaram no GOV.BR A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser acessada no aplicativo GOV.BR no celular e usada como documento de identificação. Para lembrar a população sobre esse recurso, o governo federal enviou notificações no WhatsApp e na Caixa Postal GOV.BR. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “muitas pessoas” emitiram a nova carteira, mas não acessaram a versão disponível na plataforma eletrônica de acesso a serviços públicos federais e também de estados e municípios. Até 12 de junho, 55,8 milhões de pessoas emitiram a CIN, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo GOV.BR para baixar a CIN em formato digital, que fica na seção “carteira de documentos”. O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, explicou que o governo incentiva o uso desse recurso pela população. "Ter esse documento em seu celular facilita em viagens, entrada de shows ou eventos e em qualquer outra situação em que seja necessário se identificar", disse. "Estamos enviando essas notificações para que as pessoas passem a usar o aplicativo GOV.BR e tenham acesso a esse benefício que facilita a vida na palma da sua mão”, afirmou. O novo documento, válido em todo o país, adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, em substituição ao antigo Registro Geral (RG). A versão digital da CIN pode incluir outros documentos e registros como: o Título de Eleitor, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a identidade funcional, o certificado militar, o Número de Identificação Social (NIS), o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e os números dos programas PIS e Pasep. Para fazer essa inclusão, esses documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação da carteira. Esta página do MGI informa onde solicitar no seu estado a CIN. Cuidado com golpes O MGI alerta que os usuários devem desconfiar “de qualquer mensagem recebida fora da plataforma GOV.BR que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados”. Conforme o ministério, não são solicitados “dados pessoais, como CPF e endereço, nem são realizadas cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp”. Em caso de dúvidas, o MGI recomenda que os usuários acessem gov.br/conta ou gov.br/atendimento. Também é possível receber atendimento presencial em uma unidade do Balcão GOV.BR em gov.br/presencial.
- Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026
Até maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens nacionais O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026, segundo dados compilados pelo Ministério do Turismo e divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens em território nacional, número 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez na história que o Brasil ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período. O resultado de maio também foi recorde: no mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 foi a maior desde o início da série histórica, em 2000. Turismo aquecido Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem "o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente". "Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos", explicou. Feliciano disse ainda que os recordes são fruto de um trabalho sério de estruturação dos destinos brasileiros, de promoção das rotas nacionais e de parcerias para tornar as viagens mais acessíveis. "O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia", avaliou. Voos internacionais No acumulado do ano, o número de passageiros internacionais também registrou aumento. Nos cinco primeiros meses de 2026, foram registrados 12,8 milhões de passageiros, número 10% maior que os 11,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2025. No mês de maio, o número de turistas internacionais teve alta de 5% na movimentação, com 2,23 milhões, em 2026, contra 2,13 milhões, em 2025. Os números de passageiros internacionais de 2026 são os maiores já registrados, tanto no acumulado do ano quanto no mês de maio.
- IFSC iniciará em Biguaçu com cursos de Tecnologia da Informação e de qualificação básica
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está trabalhando para iniciar as atividades em Biguaçu nos meses de agosto e setembro, ofertando inicialmente cursos de qualificação básica e um de Tecnologia da Informação, comunicou a assessoria de comunicação da instituição. “Estamos iniciando nossos trabalhos em Biguaçu com a proposta de estruturação de um Centro de Referência. Nosso foco atual é preparar a base física e pedagógica para, gradualmente, transformá-la em um câmpus definitivo“, pontua o IFSC. A instituição ressalta que as metas a médio e longo prazos são: Médio prazo: estamos estruturando a oferta dos nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Eles são o nosso principal foco institucional devido à imensa demanda reprimida na microrregião. Longo prazo: nosso horizonte final prevê a expansão orgânica para cursos de graduação e demais níveis de formação. Impacto regional e o olhar para os estudantes O IFSC entende que Biguaçu mudou e se consolidou como um polo de inovação, tecnologia e logística e, com isso, a missão do instituto é qualificar os cidadãos locais para que possam ocupar as vagas de alta qualidade, gerando renda e desenvolvimento dentro do próprio município. “Entretanto, nossa atuação está sendo planejada para abraçar a comarca como um todo, atendendo diretamente os jovens de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos“. De acordo com a assessoria, um dos maiores propósitos com essa nova estrutura é poupar os estudantes e jovens do desgaste diário do deslocamento até Florianópolis, trazendo as aulas para perto de suas casas, eliminando a necessidade de enfrentarem o trânsito pesado e os transtornos da via Expressa. “Essa ação promove a permanência e o êxito dos estudantes e capitaliza ainda mais nossa oferta formativa, bem como nossas possibilidades de pesquisa, extensão e diálogo com os arranjos sociais, culturais e produtivos na Grande Florianópolis“. Trabalho a muitas mãos “Reconhecemos que este projeto só é possível graças às fortes parcerias locais. Registramos nosso agradecimento ao atual prefeito, Alexandre Martins de Souza , e de forma muito especial ao ex-prefeito Salmir da Silva, grande companheiro com quem iniciamos os primeiros passos dessa caminhada conjunta para trazer o IFSC ao município“. Liderança Local Para conduzir essa operação e liderar nossa equipe de implantação dessa nova unidade, IFSC definiu o professor Amilton Rabello como o futuro diretor-geral da instituição em Biguaçu. “Inclusive, já estamos organizando a agenda para receber a visita técnica do Ministro da Educação em nossas instalações. São nossos parceiros os diretores-gerais do campus da Grande Florianópolis, que conosco constroem este desafio“, completa a assessoria.
- Drenagem é concluída e pavimentação em paver avança na Rua José Aurino de Matos, em São José
Via recebe nova infraestrutura para ampliar a drenagem urbana e garantir mais segurança e mobilidade aos moradores As obras de requalificação da Rua José Aurino de Matos, no bairro Kobrasol, seguem avançando em São José. A nova rede de drenagem da via já foi totalmente concluída e mais de 100 metros de pavimentação em paver intertravado foram executados, substituindo o antigo revestimento em lajotas. A rua possui 280 metros de extensão e os trabalhos continuam em ritmo acelerado para a conclusão do trecho restante. A intervenção modernizou completamente o sistema de drenagem da via. A antiga tubulação de PVC com 30 centímetros de diâmetro foi substituída por tubos de concreto armado de 60 centímetros, dobrando a capacidade de escoamento das águas pluviais. Também foram implantadas novas bocas de lobo ao longo da rua, reforçando a captação da água da chuva e reduzindo os riscos de alagamentos na região. Mais infraestrutura e qualidade urbana Além da Rua José Aurino de Matos, o programa contempla outras importantes vias do Kobrasol: as ruas Joaquim Manoel Sarmento (300 metros), João Correa Sobrinho (150 metros) e João Neves Correa (317 metros). Juntas, as intervenções somam mais de um quilômetro de melhorias em drenagem e pavimentação no bairro. As obras fazem parte de um amplo pacote de investimentos lançado pela Prefeitura de São José durante as comemorações dos 276 anos do município, em março. O programa prevê a pavimentação asfáltica de dez ruas, totalizando 3.410 metros e investimento de R$ 4,8 milhões, além da implantação de paver intertravado em outras sete vias, somando 2.072 metros e R$ 3,7 milhões em recursos. Obras beneficiam diversos bairros Os investimentos em infraestrutura urbana também avançam em outras regiões da cidade. Na Fazenda Santo Antônio, a Rua Theodoro Francisco dos Santos recebe pavimentação em paver e parte em concreto. No Roçado, as melhorias ocorrem nas ruas João Fernando da Silva e Santos Dumont. Já na Serraria, a Rua José Zimmermann e Rua Veríssimo Rodrigues Fortuna tiveram a pavimentação asfáltica concluída. No Real Parque, foram finalizadas as obras nas ruas Dom Hélder Câmara e Almerinda Francisco dos Santos, e a Rua Madre Teresa de Calcutá já começou a receber melhorias. Em Forquilhas, as ruas Estoril e Setúbal foram revitalizadas e novas vias deverão ser contempladas nos próximos meses. O secretário municipal de Infraestrutura, Nardi Arruda, destaca a importância das intervenções para a população. “Estamos executando obras que resolvem problemas históricos de drenagem e, ao mesmo tempo, renovam a infraestrutura das ruas. São melhorias que garantem mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores, além de valorizar os bairros atendidos”, afirma. Entre as vantagens do pavimento intertravado estão a maior permeabilidade do solo, que contribui para o escoamento das águas pluviais, a rápida liberação da via para o tráfego, maior conforto térmico e facilidade de manutenção. As obras reforçam o compromisso da Prefeitura de São José com a modernização da infraestrutura urbana e a melhoria da mobilidade em todas as regiões do município.
- Projeto une esporte e leitura para incentivar aprendizado de crianças na Praça CEU em São José
Iniciativa desenvolvida após as aulas de futsal estimula o hábito da leitura, a escrita e a disciplina entre participantes de 7 a 13 anos A prática esportiva e o incentivo à educação caminham juntos na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Ipiranga, em São José. O projeto desenvolvido pela coordenação do espaço tem transformado o período após as aulas de futsal em uma oportunidade para fortalecer o hábito da leitura e estimular a escrita entre crianças e adolescentes. A iniciativa atende, em média, 60 participantes com idades entre 7 e 13 anos que frequentam as aulas de futsal oferecidas por meio de convênio entre a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e o Centro de Educação e Treinamento Esperança (Cete). As atividades esportivas ocorrem às segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã, das 9h30 às 11h30, e da tarde, das 14h às 17h. “Após os treinamentos, os alunos são convidados a participar de atividades no espaço de leitura da Praça CEU. No local, realizam a leitura de livros e, em seguida, produzem uma redação sobre o conteúdo lido. A proposta é estimular a compreensão dos textos, desenvolver a escrita e reforçar valores como responsabilidade, dedicação e disciplina Como forma de reconhecimento pelo empenho e participação, os alunos também recebem medalhas, valorizando o esforço dedicado às atividades de leitura e escrita”, explicou o coordenador da Praça CEU, Ademir Rogério de Abreu.
- Câmara de Biguaçu aprova projetos importantes e entra em recesso parlamentar
A Câmara Municipal de Biguaçu realizou, excepcionalmente na quinta-feira (18/6), duas sessões para análise e votação de matérias. Ao todo, foram aprovados dois projetos de lei, três projetos de lei complementar, dois projetos de resolução e duas moções de aplausos, além de indicações voltadas a demandas da comunidade. As sessões foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube e permanecem disponíveis para consulta pública. Entre as matérias do Executivo, o PL nº 0016/2026 institui a revisão geral anual de 4,11% nos vencimentos dos servidores municipais, com base no INPC acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026. A medida abrange servidores ativos e inativos, pensionistas, comissionados, temporários, agentes políticos e membros do Conselho Tutelar, além de gratificações de função. Para o magistério, foi prevista adequação específica de forma a assegurar a recomposição integral conforme o piso nacional da categoria, com efeitos retroativos. Na mesma linha, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 0008/2026, que aplica a mesma revisão no âmbito da Câmara. Outro destaque foi o PLC nº 0015/2026, que concede aumento real de 2% aos servidores do magistério de nível superior, incluindo professores, especialistas em educação, técnicos e tradutores e intérpretes de Libras, a partir de maio. A proposta também prevê reajuste de 10% no vale-alimentação dos servidores municipais, com nova tabela de valores conforme a carga horária, a partir de agosto. Segundo o Executivo, a iniciativa resulta de acordo firmado com a categoria e tem como objetivo a valorização dos profissionais da educação e a recomposição de benefícios. Na mesma linha, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 0009/2026, que estabelece o reajuste no benefício no âmbito da Câmara. Mais matérias Foi aprovado o PL nº 0015/2026, do Executivo, que autoriza o parcelamento de débitos patronais do Município junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em até 60 parcelas mensais. A proposta busca regularizar obrigações em atraso e adequar o município às exigências do Ministério da Previdência Social e do sistema federal de informações. Também foi aprovado o PLC nº 0016/2026, do Executivo, que cria uma nova vaga para o cargo de Coordenador Técnico-Previdenciário no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Biguaçu (BiguaçuPrev). De acordo com a justificativa, a medida atende à ampliação das atividades da autarquia, especialmente no contexto do programa Pró-Gestão, e visa fortalecer a estrutura administrativa sem gerar impacto adicional ao orçamento municipal, sendo custeada com recursos próprios do instituto. Já o PLC nº 0017/2026, do Executivo, promove ajustes no Estatuto dos Servidores Municipais. De acordo com a justificativa, a proposta corrige inconsistências de redação e aprimora dispositivos legais, incluindo alteração de regras de afastamento para qualificação profissional, visando incentivar a formação e o aperfeiçoamento do quadro funcional. Moção de Aplausos Foi aprovada a Moção de Aplausos nº 0016/2026, de autoria da vereadora Beatriz Borba, que reconhece a atuação da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo pela destinação de cerca de R$ 1 milhão em emendas parlamentares ao município, aplicados em obras de infraestrutura escolar e custeio da saúde. Já a Moção de Aplausos nº 0017/2026, de autoria do vereador André Clementino, presta homenagem à ex-vereadora e servidora pública Magali Prazeres, destacando sua trajetória na gestão pública municipal, especialmente nas áreas da saúde e administração, além de sua atuação parlamentar ao longo de dois mandatos. Durante a sessão, o presidente da Câmara, João Luiz Luz, anunciou o recesso parlamentar, informando que as sessões ordinárias retornam no dia 3 de agosto. Os serviços administrativos da Casa seguem em funcionamento normal durante o período.
- Queda nas temperaturas mobiliza abrigo provisório para pessoas em situação de rua em Biguaçu
Ação emergencial da Assistência Social garantirá acolhimento noturno, alimentação e estrutura de higiene entre os dias 22 e 26 de junho A chegada de uma nova frente fria a Santa Catarina provocou queda acentuada nas temperaturas neste mês de junho e acendeu o alerta para os impactos sobre a população em situação de rua. Com previsão de chuvas e de mínimas próximas aos 10°C na Grande Florianópolis, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, disponibilizará um abrigo provisório para acolhimento emergencial no município. O espaço será instalado em estrutura anexa ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I, localizado na Rua João Martiniano Rodrigues, nº 240, no bairro Praia João Rosa, e contará com capacidade para atender até 12 pessoas por noite. O atendimento estará disponível entre os dias 22 e 26 de junho, sempre das 19h às 7h. Além de um local seguro e protegido para pernoite, os acolhidos terão acesso a acomodações para dormir, jantar, chuveiros com água quente e kits de higiene pessoal, garantindo mais dignidade e proteção durante os dias de baixas temperaturas. Em complemento a essa iniciativa, o Centro Pop segue em funcionamento das 7h às 16h, oferecendo atendimento especializado, escuta, orientação e encaminhamentos às pessoas em situação de rua. A unidade está localizada na Rua Justino Adalberto Leal, nº 143, no Centro. A Administração Municipal reforça que a solidariedade também salva vidas. Em casos de pessoas expostas ao frio intenso nas ruas, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo 199.
- Nova adutora vai beneficiar mais de 30 mil moradores de São José
Em parceria com a prefeitura de São José, a Companhia Catarinense de Água de Saneamento (Casan) está complementando a instalação de uma nova adutora de água tratada que vai beneficiar os bairros Serraria e Jardim Zanellato. Com um investimento de R$1,4 milhão, a melhoria vai garantir mais qualidade ao abastecimento de aproximadamente 30 mil moradores. Nesta segunda etapa a obra está sendo executada para a instalação de quase um quilômetro de tubulação, entre a Rua Fagundes Varela, no Bairro Areias, até a marginal da BR 101, próximo ao Golden Hotel. A meta é concluir as obras no primeiro semestre do ano que vem. “É uma melhoria muito importante para a população de São José, pois trará mais volume de água, vai melhorar a pressão e a qualidade do abastecimento, beneficiando além de Serraria e Jardim Zanellato a região do Loteamento José Nitro”, explica do chefe da agência, Luciano Irineu Oliveira. A Casan orienta atenção a motoristas e pedestres, já que as obras exigem trânsito em meia pista. A execução dos serviços também pode provocar redução da pressão da água durante o período do dia, de maior consumo. A CASAN agradece a compreensão e reforça que a melhoria trará mais segurança hídrica para a população de São José.











