Segunda-feira, 22 de junho de 2026

Resultados da busca
812 resultados encontrados com uma busca vazia
- Florianópolis: obra milionária na Avenida da Saudade começa nesta semana: veja como evitar os transtornos no trânsito
A partir desta segunda-feira (22), motoristas que circulam por uma das regiões mais movimentadas de Florianópolis devem redobrar a atenção. Começa a preparação do canteiro de obras para a ampliação da Avenida da Saudade e a implantação de um novo elevado na região do Centro Integrado de Cultura (CIC), uma intervenção que promete melhorar o fluxo viário no médio e longo prazo, mas que deve provocar mudanças e possíveis transtornos no trânsito ao longo dos próximos meses. A obra, realizada pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, tem investimento superior a R$ 33 milhões e prazo estimado de execução de 18 meses. O objetivo é reorganizar o tráfego em um dos principais corredores de acesso ao Norte da Ilha e à região do Itacorubi, eliminando pontos de conflito entre veículos que hoje disputam o mesmo espaço viário. O que muda com a obra? O projeto prevê a construção de um novo elevado na região do CIC, além da ampliação de faixas de rolamento em diferentes trechos do sistema viário. Entre as principais intervenções estão: Implantação de duas novas faixas de circulação com o novo elevado; Separação dos fluxos entre veículos que seguem para o Itacorubi e os que acessam a SC-401; Ampliação da Avenida da Saudade de quatro para cinco faixas; Acréscimo de uma faixa na marginal da Beira-Mar Norte, a partir da Rua Carlos Corrêa; Criação de uma quinta faixa em frente ao Teatro do CIC; Alargamento de pontes sobre a área alagada do manguezal do Itacorubi; Adequações viárias na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes para melhorar o acesso vindo da Trindade. Por que o trânsito pode ficar mais complicado no início? Apesar de o objetivo final ser melhorar a fluidez, o início das obras costuma ser o período mais crítico para os motoristas. A instalação do canteiro e as intervenções iniciais podem causar: Redução de faixas em trechos estratégicos; Lentidão nos horários de pico; Mudanças temporárias de acesso; Aumento de retenções na chegada ao CIC e na ligação com a Beira-Mar Norte. A região já é conhecida por concentração de fluxo intenso, especialmente nos deslocamentos entre Centro, Trindade, Itacorubi e SC-401. Rotas alternativas e recomendações para motoristas Embora o projeto não detalhe desvios permanentes neste momento inicial, especialistas em mobilidade urbana e órgãos de trânsito costumam recomendar medidas simples para reduzir o impacto no dia a dia: 1. Evitar horários de pico Sempre que possível, o ideal é antecipar ou postergar deslocamentos entre 7h–9h e 17h–19h, períodos de maior fluxo na região. 2. Planejar o trajeto com antecedência Motoristas devem ficar atentos às mudanças temporárias de circulação e sinalização no entorno do CIC e Avenida da Saudade. 3. Usar rotas alternativas Dependendo do destino, pode ser mais vantajoso utilizar vias paralelas da região do Itacorubi e Trindade para evitar o gargalo do CIC. 4. Acompanhar informações oficiais A Prefeitura deve divulgar atualizações sobre bloqueios e mudanças no trânsito ao longo da execução da obra. Uma intervenção para “desafogar” o gargalo histórico Segundo a administração municipal e o Governo do Estado, a intervenção é considerada estratégica para resolver um dos principais pontos de retenção de Florianópolis. O prefeito Topázio Neto afirma que a obra foi planejada para aumentar a segurança e a fluidez do trânsito em uma área onde há constante conflito de fluxos. Já o governador Jorginho Mello destaca que o projeto complementa outras melhorias viárias em andamento, como a triplicação da SC-401, dentro de um conjunto de ações para a mobilidade da região. Impacto a longo prazo A expectativa é que, após a conclusão das obras, o novo elevado e as faixas adicionais reduzam significativamente os congestionamentos na região do CIC e da Avenida da Saudade, reorganizando o fluxo de veículos que seguem para o Norte da Ilha e para o Itacorubi. Até lá, porém, os motoristas devem conviver com mudanças no trânsito e possíveis lentidões, especialmente nos primeiros meses de intervenção. A recomendação geral é clara: planejamento e atenção redobrada serão fundamentais para enfrentar o período de obras e minimizar os impactos na rotina diária.
- Biguaçu promove Dia D de Vacinação contra a Gripe no próximo sábado
Em 27 de junho, 7 UBS estarão abertas das 8h às 17h para aplicação do imunizante Vem aí o Dia D de Vacinação: a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza em 27 de junho um mutirão para aplicação do imunizante contra a Gripe (Influenza). A ação será promovida no horário das 8h às 17h em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e será destinada para toda a população com idade a partir dos 6 meses. O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal, reforçando a proteção dos moradores contra o vírus da Influenza e contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos relacionados à doença. Durante o Dia D, estarão abertas as seguintes UBS: Fundos; Prado; Marco Antônio; Cachoeiras; Praia João Rosa; Três Riachos; Jardim Janaína. Para receber a dose, basta comparecer a uma das unidades participantes portando um documento de identificação e, se possuir, a carteira de vacinação. Diversão com prevenção A Secretaria de Saúde destaca que o Dia D ocorre durante o final de semana da BigFest 2026, oferecendo uma oportunidade para que os moradores coloquem a vacinação em dia sem comprometer sua participação no evento. A vacina contra a Influenza é segura, eficaz e não interfere em atividades festivas. Além disso, não há contraindicação relacionada ao consumo moderado de bebidas alcoólicas. Os efeitos adversos são raros e, quando ocorrem, geralmente são leves e temporários. A aplicação do imunizante contra a Gripe foi ampliada para o público geral desde o dia 1º de junho e está disponível durante a semana nas UBS com sala de vacina.
- Prefeitura de Palhoça divulga processo seletivo para a área de educação
A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Educação informa que estão abertas as inscrições para um processo seletivo simplificado na área da educação. As vagas são para os cargos de Auxiliar de Sala, Professor de Educação Especial, Professores do Ensino Fundamental e Professores da EJA. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de junho de e a prova escrita está agenda para 19 de julho. Mais informações e o edital completo pode ser acessado por meio do endereço https://fmpsc.edu.br/seleitivopmp/.
- Novo elevado no CIC promete acabar com gargalo histórico de Florianópolis; entenda como vai funcionar
Um dos pontos mais críticos do trânsito de Florianópolis começa a passar por uma transformação que promete mudar a rotina de milhares de motoristas. A partir desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Florianópolis e o Governo de Santa Catarina iniciam a preparação do canteiro de obras para a ampliação da Avenida da Saudade e a construção de um novo elevado na região do Centro Integrado de Cultura (CIC), uma intervenção considerada estratégica para melhorar a mobilidade entre o Centro, o Itacorubi e o Norte da Ilha. Com investimento superior a R$ 33 milhões e prazo estimado de 18 meses para conclusão, a obra busca resolver um problema antigo enfrentado diariamente por quem trafega pelo local: o conflito entre veículos que seguem em direção ao bairro Itacorubi e aqueles que acessam a SC-401. O que causa o gargalo atualmente? Hoje, os motoristas que chegam à região precisam dividir o mesmo acesso para destinos diferentes. Na prática, isso faz com que veículos cruzem trajetórias constantemente para alcançar a faixa desejada, formando um verdadeiro “X” sobre a pista. Esse entrelaçamento de fluxos gera retenções frequentes, principalmente nos horários de pico, além de aumentar o risco de acidentes. O problema afeta não apenas quem segue para o Norte da Ilha, mas também moradores e trabalhadores dos bairros da região da Bacia do Itacorubi. Como o novo elevado vai funcionar? A principal mudança será a construção de um segundo elevado nas proximidades do CIC. A nova estrutura criará duas faixas adicionais de rolamento e permitirá a separação dos fluxos de veículos. Com isso, os motoristas que seguem para o bairro Itacorubi terão um caminho específico, enquanto aqueles que pretendem acessar a SC-401 utilizarão outro trajeto, reduzindo a necessidade das mudanças bruscas de faixa que ocorrem atualmente. A expectativa é que essa reorganização do tráfego elimine um dos principais pontos de congestionamento da região e torne o deslocamento mais seguro e eficiente. Mais faixas para aumentar a capacidade da via Além da construção do elevado, o projeto contempla uma série de melhorias no sistema viário do entorno. Na marginal da Avenida Beira-Mar Norte, a partir da Rua Carlos Corrêa, será implantada uma faixa adicional de rolamento. Atualmente, o trecho possui três faixas e ganhará mais capacidade para absorver o fluxo de veículos que chegam à região. Em frente ao Teatro do CIC, será criada uma quinta faixa de circulação. Já na própria Avenida da Saudade, o número de faixas passará de quatro para cinco, ampliando a capacidade da principal ligação entre o Centro e o Itacorubi. Outra intervenção importante será o alargamento de duas pontes localizadas sobre a área alagada do manguezal do Itacorubi, adequação necessária para comportar a nova configuração viária. Mudanças também para quem vem da Trindade O projeto prevê ainda ajustes nos acessos para os motoristas que chegam da Trindade. A faixa da direita da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes será readequada para facilitar o acesso direto ao bairro Itacorubi. Além disso, uma nova faixa será criada para permitir que os condutores tenham acesso mais organizado às pistas que seguem em direção à SC-401. A intenção é reduzir os conflitos entre veículos e distribuir melhor o tráfego já antes da chegada ao complexo de elevados. Obra integra conjunto de melhorias viárias Segundo a administração municipal e o Governo do Estado, a intervenção complementa outras obras de mobilidade realizadas na região, como a triplicação da SC-401. Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a proposta foi desenvolvida para solucionar um problema histórico da cidade e trazer mais segurança aos motoristas. Já o governador Jorginho Mello destaca que a iniciativa faz parte de um conjunto de investimentos voltados à mobilidade urbana e ao crescimento futuro da Capital. Ao final dos trabalhos, a expectativa é que o novo elevado e as faixas adicionais reduzam significativamente os congestionamentos em uma das portas de entrada mais movimentadas do Norte da Ilha, beneficiando milhares de moradores, trabalhadores e turistas que utilizam o corredor diariamente.
- Prefeitura de São José reforça o desassoreamento e limpeza do Rio Forquilhas para reduzir alagamentos
Há dois meses que equipes da Infraestrutura trabalham ampliando largura do rio de 10 para 40 metros em trecho crítico da região O prefeito Orvino Coelho de Ávila e os secretários de Infraestrutura, Nardi Arruda, e de Urbanismo e Serviços Públicos, Michael Rosanelli, realizaram na manhã desta sexta-feira (19) uma vistoria nas obras de limpeza e desassoreamento do Rio Forquilhas, uma das principais ações preventivas da Prefeitura de São José para reduzir os impactos das chuvas intensas e minimizar os alagamentos na região. Os trabalhos integram a força-tarefa criada pelo município em razão das previsões climáticas associadas ao fenômeno El Niño e estão concentrados em áreas historicamente afetadas pelas cheias, como Forquilhas, Jardim Pinheiros, Forquilhinha e o Loteamento Benjamin. Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, uma das intervenções mais importantes foi a ampliação de um trecho do Rio Forquilhas que apresentava um estrangulamento do canal. “Estamos ampliando a largura do rio de 10 para 40 metros. Esse trecho era um gargalo que dificultava o escoamento das águas, principalmente na confluência com o canal de drenagem que vem da região do Jardim das Palmeiras. Com a abertura do canal, aumentamos significativamente a capacidade de vazão e reduzimos os riscos de alagamentos para centenas de famílias”, explicou. Há cerca de dois meses, as equipes atuam no local com máquinas e dragas. Já foram retiradas mais de 100 caçambas de sedimentos e materiais acumulados, volume estimado em mais de mil metros cúbicos, ampliando a capacidade de escoamento do rio. A partir desta segunda-feira (22), os trabalhos serão intensificados com a chegada de novas equipes e máquinas, conforme o cronograma do Plano de Manutenção Urbana Regionalizado e Continuado, implantado em 2023. Nesta etapa, a Região 3, que abrange Forquilhas e áreas adjacentes, receberá serviços de limpeza de valas, canais e desassoreamento, especialmente nas proximidades da Avenida Beira-Rio de Forquilhas e do Loteamento Benjamin. Na Rua Cornélio Xavier de Castro, uma vala também será limpa para ampliar a vazão do córrego e melhorar o escoamento das águas durante períodos de chuva intensa. O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michael Rosanelli, destacou que as ações fazem parte de um conjunto de medidas estruturantes voltadas à macrodrenagem do município. “Estamos atuando de forma integrada para melhorar a fluidez das águas dos rios Forquilhas e Maruim. A região de Forquilhas, especialmente o Jardim Pinheiros, Forquilhinha e o Loteamento Benjamin, sofre historicamente com as cheias. Por isso, estamos adotando todas as medidas necessárias para mitigar esses impactos e oferecer mais segurança à população”, afirmou. O prefeito Orvino reforçou que a Prefeitura seguirá monitorando as condições dos rios e ampliando os investimentos em prevenção para proteger as famílias josefenses. “Estamos trabalhando de forma permanente para reduzir os riscos de alagamentos. Essas intervenções aumentam a capacidade dos rios, melhoram a drenagem e ajudam a preservar a segurança das comunidades que mais sofrem durante os períodos de chuva intensa”.
- Câmara de Palhoça aprova projeto que autoriza Executivo a conceder subsídio ao transporte coletivo
A Câmara Municipal de Palhoça aprovou, em sessões ordinária e extraordinária realizadas nesta segunda-feira (30/03/2026), o Projeto de Lei nº 493/2026, que autoriza o Poder Executivo a realizar a concessão de subsídio tarifário ao serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros. A proposta permite o repasse de R$ 8 milhões à concessionária Jotur, fundamentado em estudos técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que indicaram a necessidade do aporte para a manutenção do sistema. O presidente da Casa, vereador Nirdo Artur Luz, o Pitanta, destacou a articulação institucional para a viabilização da proposta ao afirmar que "todos se reuniram numa boa causa que foi resolver a situação da Jotur, resolver a situação do município de Palhoça e principalmente baixar as passagens do sul do município de Palhoça. Foi uma luta nossa, uma luta do poder legislativo, uma luta do poder executivo" . Segundo o parlamentar, a medida é essencial para que o transporte municipal mantenha sua viabilidade operacional. A autorização legislativa para o subsídio tem como contrapartida direta a redução da tarifa na linha Pinheira-Palhoça, que deverá passar de R$ 15,00 para R$ 6,50 após o primeiro repasse, além da aquisição de sete novos veículos para a frota. Sobre a composição dos custos, o vereador Jean Negão explicou que o valor não se trata de uma doação, pois "o município apenas está pagando pelo equilíbrio do contrato de concessão através de um estudo técnico que a própria prefeitura contratou junto à Fipe, onde a Fipe apresentou um cálculo verificado tecnicamente ao prefeito que o valor da tarifa do transporte coletivo em Palhoça na data de hoje deveria ser de R$ 14,87". O projeto, que contou com a mediação do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, segue agora para os trâmites finais no Poder Executivo para a implementação do subsídio e das novas tabelas tarifárias.
- Avaliações online influenciam cada vez mais a escolha de hospedagens em Florianópolis
Comentários de outros viajantes ganham peso na decisão de quem visita a Capital e reforçam a importância da reputação digital para hotéis da região Quem planeja uma viagem para Florianópolis dificilmente reserva uma hospedagem sem antes consultar avaliações online. Dados do setor mostram que 96% dos viajantes pesquisam reviews antes de efetivar uma reserva, enquanto 93% afirmam que os comentários de outros consumidores influenciam diretamente sua decisão. Além disso, cerca de 80% leem entre seis e 12 avaliações antes de escolher onde ficar. O comportamento acompanha uma tendência observada em destinos turísticos de todo o mundo e também impacta a hotelaria da Capital catarinense, que recebe visitantes de lazer, negócios e eventos ao longo de todo o ano. Turistas chegam mais informados e exigentes Com acesso fácil a informações e experiências compartilhadas por outros viajantes, os consumidores passaram a comparar opções de forma mais criteriosa antes de realizar uma reserva. Aspectos como atendimento, limpeza, conforto, localização e qualidade do café da manhã estão entre os itens mais observados pelos turistas nas plataformas de viagens. Para Adriano Palma Silva, CEO do Faial Prime Suites, a mudança alterou significativamente a jornada de compra dos visitantes. “O turista chega cada vez mais informado. As avaliações online se tornaram uma ferramenta de confiança e ajudam os viajantes a entender o que podem esperar da experiência. Hoje, elas têm um peso enorme no momento da decisão.” Reputação digital fortalece a competitividade da cidade Em Florianópolis, onde o turismo representa uma atividade econômica importante, a reputação digital dos empreendimentos influencia não apenas as reservas individuais, mas também a imagem do destino. A experiência compartilhada por quem visita a cidade ajuda a construir percepções sobre hospitalidade, qualidade dos serviços e capacidade de receber bem diferentes perfis de turistas. Nesse cenário, hotéis têm investido cada vez mais em qualificação de equipes, personalização do atendimento e melhoria contínua da jornada do cliente. “Quando um hóspede faz uma avaliação positiva, ele não está apenas recomendando um hotel. Ele também contribui para fortalecer a imagem de Florianópolis como um destino capaz de oferecer experiências de qualidade.” Experiência passa a valer tanto quanto localização e preço Embora fatores tradicionais continuem relevantes, a experiência vivida durante a hospedagem vem ganhando protagonismo. O movimento ajuda a explicar por que empreendimentos que mantêm elevados índices de satisfação nas plataformas digitais vêm conquistando destaque no mercado. É o caso do Faial Prime Suites, que recebeu recentemente o KAYAK Travel Awards 2026, reconhecimento internacional baseado na experiência dos hóspedes. O hotel conquistou a classificação “Muito bom” a partir de mais de 3.200 avaliações verificadas, com destaque para atendimento, localização estratégica e qualidade da experiência oferecida. O novo cartão de visitas do turismo Se antes o primeiro contato do viajante com um hotel acontecia por meio de anúncios ou indicações pessoais, hoje ele ocorre nas plataformas digitais. Comentários, avaliações e notas se transformaram no novo cartão de visitas dos empreendimentos turísticos. Em uma cidade que recebe milhões de visitantes todos os anos e busca ampliar sua competitividade em segmentos como turismo de negócios, eventos e lazer, a reputação digital tornou-se uma ferramenta importante para fortalecer tanto os empreendimentos quanto o próprio destino Florianópolis.
- Florianópolis recebe maior evento de cidades do Brasil e apresenta soluções que estão transformando a Capital
Florianópolis será o centro das discussões sobre inovação urbana, tecnologia, mobilidade, sustentabilidade e gestão pública entre os dias 23 e 25 de junho. A Capital catarinense recebe a sexta edição do Summit Cidades, considerado o maior evento voltado ao desenvolvimento das cidades brasileiras. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas passem pelo CentroSul durante os três dias de programação, reunindo gestores públicos, prefeitos, vereadores, deputados, especialistas, empresários, pesquisadores e profissionais de diversas áreas ligadas à administração pública e ao planejamento urbano. O evento contará com mais de 600 atrações distribuídas em 12 palcos e três salas de workshops simultâneos. A programação reúne palestras, painéis, debates, apresentações de cases, capacitações e espaços voltados à troca de experiências sobre os desafios e oportunidades das cidades do futuro. Florianópolis terá palco exclusivo para apresentar experiências da Capital Uma das novidades desta edição é a presença de um espaço dedicado exclusivamente às iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Florianópolis. O palco “Feira: Ecossistema Floripa” será utilizado para apresentar projetos implementados na Capital em áreas estratégicas como saúde pública, mobilidade urbana, infraestrutura, comunicação, cultura e inovação. A proposta é compartilhar experiências que vêm sendo aplicadas no município e que podem servir de referência para outras cidades brasileiras. Hospital Veterinário Cão Orelha estará entre os destaques Entre os projetos que ganharão espaço na programação está o Hospital Veterinário Cão Orelha, vinculado à Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea). A estrutura será apresentada como um dos principais exemplos de política pública voltada à proteção e à saúde animal. Desde sua inauguração, o hospital já realizou mais de 12 mil procedimentos, sendo cerca de 3,4 mil somente no primeiro mês de funcionamento. A iniciativa será tema de uma palestra especial durante o primeiro dia do evento. Mobilidade, saúde, tecnologia e comunicação estarão em debate Ao longo dos três dias, representantes da administração municipal participarão de diferentes painéis e apresentações. Entre os temas que serão debatidos estão a modernização dos processos de licitação, planejamento estratégico, mobilidade urbana, transporte coletivo, tecnologia aplicada à gestão pública, comunicação com foco no cidadão e os desafios da saúde pública. A programação também prevê a participação de especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, ampliando o intercâmbio de experiências e soluções voltadas ao desenvolvimento urbano. Nomes internacionais e lideranças de todo o país O Summit Cidades reunirá pesquisadores, urbanistas, especialistas em sustentabilidade e inovação, além de milhares de lideranças políticas de diversas regiões do Brasil. A expectativa da organização é receber cerca de quatro mil representantes do poder público, incluindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e gestores públicos, consolidando Florianópolis como um dos principais polos de debate sobre o futuro das cidades brasileiras. Show nacional abre programação Além das atividades técnicas, o primeiro dia do evento contará com uma atração musical nacional. A banda Atitude 67 será responsável pelo show de abertura, integrando a programação cultural do congresso. Com uma agenda extensa e temas que impactam diretamente o cotidiano da população, o Summit Cidades transforma Florianópolis em um grande espaço de troca de conhecimento, inovação e apresentação de soluções voltadas à construção de cidades mais eficientes, sustentáveis e conectadas às necessidades das pessoas.
- Pavimentação da Estrada Geral de Fazenda de Dentro marca novo avanço na infraestrutura do interior de Biguaçu
Ordem de serviço para execução das obras de asfaltamento e implantação de sistema de drenagem na via foi assinada na última terça-feira (16) As melhorias que vêm redesenhando a infraestrutura do interior de Biguaçu chegam agora à Estrada Geral de Fazenda de Dentro. A ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação e drenagem em cerca de um quilômetro da via foi assinada em cerimônia promovida pela Prefeitura na noite da última terça-feira (16). O projeto inclui asfaltamento e a implantação de um sistema mais eficiente para o escoamento das águas pluviais, contribuindo para a durabilidade do pavimento e para a redução dos impactos das chuvas, assim como proporcionando maior conforto e segurança para as pessoas que trafegam pela região diariamente. O investimento para a execução dos trabalhos é de R$ 1.325.157,31, custeado por meio de financiamento com o Banco do Brasil. O prazo estimado para entrega à comunidade é de quatro meses. “Essa é uma obra muito aguardada que agora começa a sair do papel. Sabemos o quanto essa estrada é importante para o deslocamento das famílias, trabalhadores e produtores que a utilizam para transportar suas mercadorias. É mais um marco de desenvolvimento e promoção de qualidade de vida no nosso município”, destacou o prefeito Alexandre Martins de Souza durante o ato de assinatura. O anúncio da novidade para a população local ocorreu no salão da Igreja Bom Jesus, próxima ao trecho onde serão realizadas as intervenções, e contou também com a presença de secretários municipais, vereadores e servidores. A pavimentação da Estrada Geral de Fazenda de Dentro integra o programa Biguaçu Cidade que Avança, que contempla mais de R$ 104 milhões em investimentos em obras estruturantes, modernização de espaços públicos e ampliação de serviços em áreas como saúde, educação e assistência social.
- Fachin diz que espera regras do STF para supersalários ainda em junho
Presidente da Corte defende lei federal com remuneração de juízes © República.org/Divulgação O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta sexta-feira (19), que o tribunal espera concluir ainda em junho o julgamento sobre o conjunto de regras de transição da limitação dos salários de servidores do Judiciário. Segundo Fachin, será uma transição do modelo atual, que permite as verbas indenizatórias, chamadas de penduricalhos, e o teto determinado pela Constituição, que equivale aos vencimentos de um ministro do STF, atualmente em R$ 46.366. “Devemos concluir o julgamento, se possível, ainda nesse mês de junho, que vai estabelecer um conjunto de regras de natureza transitória entre o regime dos subsídios, sempre respeitando, obviamente, o teto e as regras constitucionais”. Para Fachin, as verbas indenizatórias preveem “um conjunto de possibilidades e, ao mesmo tempo, de distorções”. As declarações foram dadas durante o seminário A Justiça do Amanhã, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento é organizado pela República.org, organização da sociedade civil voltada à valorização do serviço público no país, e pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social que faz a gestão de equipamentos culturais, entre eles o próprio museu. Na abertura do encontro, Fachin foi questionado sobre como o Judiciário deve responder às cobranças da sociedade em relação ao respeito do teto de salários, que deveria ser aplicado a todos servidores públicos. >>Supersalários no Judiciário crescem 49,3% em 2024, mostra estudo Decisão de março O julgamento a que se refere Fachin é mais um passo do STF no esforço de fazer vigorar o teto Constitucional. Fachin lembrou que, em março, a Corte limitou o pagamento de penduricalhos a integrantes do Judiciário e Ministério Público em todo o país. Conforme a decisão, indenizações adicionais, gratificações e auxílios deverão ser limitados a 35% do valor do salário dos ministros do STF. No entanto, o Supremo autorizou ainda o pagamento de outro benefício, a parcela de valorização por tempo de antiguidade na carreira, que concede até mais 35%, fazendo com que os vencimentos alcancem R$ 78,8 mil, 70% acima do teto. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp Lei federal Outra frente contra supersalários apontada por Fachin é a elaboração de um anteprojeto de lei de alcance nacional, para resolver a questão de forma estrutural. Segundo o presidente do STF, o texto deve ser apresentado ainda este ano. "Nós temos como previsão para o mês de novembro deste ano já ter pronto um anteprojeto geral desta lei federal de caráter nacional para, estruturalmente, dar conta dessa realidade”. Fachin, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criou no STF um grupo de trabalho para mapear o tema e pensar na solução. Ele informou que o anteprojeto de lei está sendo construído com diálogo entre vários setores da sociedade. No fim de maio, ele se encontrou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para debater o assunto. Para o ministro, a lei vai responder à pergunta: “qual é a remuneração que a sociedade e o Estado brasileiro consideram adequada a pagar aos juízes do início da carreira até o fim”. Ele comentou que a magistratura é uma profissão de vocação. “Queiram servir a sociedade e não se servir dela”. O ministro apontou que a lei federal terá efeito também fora do Judiciário. “Temos essa circunstância de que uma definição nesse patamar vá se irradiar para as outras carreiras e é fundamental que seja assim”. Portal com salários Fachin admitiu que alguns casos de supersalários são “exorbitantes” e acrescentou que outra iniciativa para dar transparência à remuneração no Judiciário é um portal com informação sobre remunerações. “Vamos, em breve, colocar no ar esse portal que diga respeito à remuneração dos 18 mil magistrados no Brasil, preservando, claro, dados pessoais sensíveis”, prometeu. “A população tem o direito de saber, e o magistrado tem o dever de informar”, completou. A medida caminhará também para uma espécie de contracheque único, no sentido de padronizar as informações nas 27 unidades federativas do país. O encontro no Museu do Amanhã reuniu presidentes de outros tribunais, como a ministra do STF Cármen Lúcia; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin (por videoconferência). Código de ética Fachin comentou sobre a necessidade de o STF implementar outra iniciativa sugerida por ele, um código de ética, para reger questões como a participação de integrantes da Corte em eventos e palestras. A ministra Cármen Lúcia é a relatora do código, que passará por apreciação dos demais ministros. “Temos deveres de transparência mais elevados do que as demais pessoas e, portanto, temos o dever também de dar o exemplo”. A elaboração do código de ética no STF acontece em meio às investigações sobre o Banco Master e às citações dos nomes dos ministros da Corte Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Moraes já negou ter mantido conversas com o banqueiro Daniel Vorcaro, em 17 de novembro do ano passado, quando o empresário foi preso pela primeira vez ao ser alvo da Operação Compliance Zero. Toffoli deixou a relatoria do inquérito que apura as fraudes no Master após reportagens jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao banco. O fundo comprou uma participação em um resort que tem o ministro como um dos sócios. Excesso de judicialização No evento sobre o futuro da Justiça, Fachin criticou o excesso de judicialização no país. Segundo ele, os tribunais decidiram 44 milhões de processos no ano passado, mas novos 39 milhões chegaram aos juízes. O estoque de processos era de 75 milhões ao fim de 2025. No STF são 20 mil processos para 11 ministros (atualmente apenas 10 vagas estão ocupadas). Ele destacou que o Poder Público - União, estados e municípios - está presente em metade dos processos judiciais no Brasil. “É preciso verificar quais são as razões de tantas demandas, e muitas delas extremamente repetidas”, apontou. Ele citou o exemplo de pessoas que precisam entrar na Justiça para obter o direito de fazer uma perícia médica. “Isso é algo incompreensível do ponto de vista do mínimo de razoabilidade”. IA na Justiça Fachin afirmou ainda que tecnologias, como inteligência artificial, devem ser aliadas do Judiciário. “Pode automatizar tarefas repetitivas e liberar magistradas, magistrados, servidores e servidoras para atividades que exigem reflexão mais profunda”. Mas ele ponderou que nenhuma tecnologia consegue “reproduzir plenamente a prudência, a empatia, a responsabilidade moral, a capacidade de discernimento e a sensibilidade diante da singularidade de cada caso”.
- Reunião Pública debate Dia Mundial do Orgulho Autista na Câmara de São José
A Câmara Municipal de São José realizou, nesta quinta-feira, uma reunião pública em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista. O encontro reuniu autoridades, especialistas, representantes de entidades e familiares para discutir inclusão, direitos e os desafios enfrentados diariamente pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Mais do que celebrar a neurodiversidade, o encontro buscou promover o diálogo e fortalecer a construção de políticas públicas voltadas à inclusão. A audiência foi presidida pela vereadora Vera Pinheiro Gonçalves e contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação, da OAB, da Fundação Catarinense de Educação Especial e de associações ligadas à causa. Além das palestras, o encontro contou com a participação de profissionais da saúde, representantes de instituições e familiares. Entre eles, a escritora Catarina Saad Henriques, autora do livro Cacau & Samirzinho, que aborda o autismo e a inclusão de forma sensível para o público infantil. A reunião pública reforçou que a inclusão depende da participação conjunta do poder público, das instituições e da sociedade. Mais do que discutir desafios, o encontro buscou ampliar o diálogo, fortalecer direitos e dar visibilidade às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
- São José fortalece desenvolvimento econômico com inauguração de nova unidade do Komprão Atacadista
Empreendimento do Grupo Koch gera 140 empregos diretos e reforça a expansão comercial em uma das regiões que mais crescem no município São José segue avançando no desenvolvimento econômico e na geração de oportunidades para a população. Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Orvino Coelho de Ávila e o vice-prefeito Michel Schlemper participaram da inauguração de mais uma unidade do Komprão Atacadista, do Grupo Koch, no bairro Barreiros/Campinas. A nova loja, localizada na Rua Domingos André Zanini, é a quarta unidade da bandeira Komprão no município e a 97ª operação do Grupo Koch. O empreendimento chega para atender uma região em constante crescimento, impulsionada pela expansão de novos empreendimentos imobiliários e comerciais, além de gerar 140 empregos diretos. Durante a cerimônia, o prefeito Orvino destacou a importância da chegada de mais um grande investimento para a cidade. “Quando uma empresa desse porte escolhe São José para expandir, ela está dizendo ao mundo que a nossa cidade é um lugar de oportunidades. Não estamos apenas inaugurando uma loja: estamos abrindo portas para novos empregos, fortalecendo famílias e incentivando o comércio local. É uma conquista que fala sobre o presente e projeta um futuro ainda mais próspero para nossa gente”. Com quase 10 mil metros quadrados de área construída, estacionamento coberto com 284 vagas e mais de 10 mil produtos disponíveis, a nova unidade foi projetada para oferecer conforto, praticidade e uma experiência moderna de compras. Entre os diferenciais estão os checkouts híbridos, que permitem atendimento tanto por operadores quanto por sistema de autoatendimento. A estrutura conta ainda com açougue, padaria, hortifrúti, adega, farmácia, loja de produtos naturais e casa lotérica, ampliando a oferta de serviços para moradores da região. Segundo o diretor-presidente do Grupo Koch, José Koch, a escolha do local acompanha o crescimento acelerado de São José e atende uma demanda crescente da população. “Estamos atentos ao potencial de crescimento da cidade e queremos estar cada vez mais próximos do dia a dia das famílias. Nosso objetivo é contribuir oferecendo preço competitivo, variedade de produtos e acesso facilitado aos consumidores”, ressaltou. A inauguração reforça a parceria entre o setor público e a iniciativa privada na promoção do desenvolvimento econômico local. Atualmente, o Grupo Koch ocupa a oitava posição entre os maiores supermercados do Brasil, com faturamento de R$ 12,9 bilhões registrado em 2025, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Fundado pela família Koch na década de 1980, a partir da comercialização de hortifrúti nas feiras livres da Grande Florianópolis, o grupo consolidou sua trajetória de crescimento com a abertura da primeira loja em 1994. Hoje, a rede é uma das principais referências do setor supermercadista em Santa Catarina. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representantes do setor empresarial, celebrando mais um importante investimento que fortalece a economia, gera empregos e amplia a oferta de serviços para os moradores de São José.











