data aqui.

Resultados da busca
708 resultados encontrados com uma busca vazia
- Seminário Regional fortalece debate sobre inclusão e direitos das pessoas com autismo no Oeste
Evento realizado em Maravilha reuniu especialistas, familiares, educadores e pessoas autistas para debater inclusão, ciência, direitos e políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista. Inclusão e conscientização Uma história de criatividade, sensibilidade e inclusão marcou a abertura do 1º Seminário Regional de Autismo do Oeste de Santa Catarina, realizado em Maravilha. Aos 15 anos, Felipe Antônio, de Pinhalzinho, encontrou nos desenhos e nas histórias em quadrinhos uma forma de expressão, comunicação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Portador de autismo, ele transformou sua vivência em arte e, ao lado da irmã Sofia Helena, de apenas 11 anos, deu vida a uma publicação que busca aproximar a sociedade da realidade das pessoas autistas. A revista em quadrinhos, produzida em parceria com os ilustradores Chris Chaves e Fábio Lopes, apresenta histórias inspiradas no cotidiano da família e tem como principal objetivo promover informação, empatia e inclusão. Para Felipe, desenhar representa “paz, união e inclusão”. Ele conta que a inspiração surgiu após conhecer uma revista em quadrinhos e perceber que poderia criar histórias para ajudar as pessoas a compreenderem melhor o autismo. “Essa revista é importante para as pessoas entenderem o que é o autismo. Eu gosto de desenhar de tudo, futebol, personagens, quebra-cabeças. Ver meus desenhos publicados foi emocionante, eu me arrepiei quando vi a revista pronta”, relatou. A trajetória dos irmãos simboliza o propósito do seminário: ampliar o conhecimento sobre o TEA, combater preconceitos e fortalecer uma sociedade mais acolhedora e preparada para garantir direitos. Promovido com o objetivo de disseminar informações qualificadas sobre o Transtorno do Espectro Autista, o evento reuniu profissionais da educação, saúde, familiares, lideranças e especialistas para discutir práticas inclusivas, manejo comportamental e políticas públicas voltadas às pessoas autistas. Conhecimento para transformar realidades Propositor do seminário, o deputado Mauro De Nadal (MDB) destacou que o principal objetivo da iniciativa é despertar o interesse da sociedade pela causa e oferecer oportunidades de capacitação para profissionais que atuam diretamente com pessoas autistas. Segundo ele, o conhecimento é uma ferramenta fundamental para promover inclusão e qualidade de vida. “O impacto que buscamos é justamente despertar o interesse das pessoas pela causa autista e oferecer aos educadores, profissionais da saúde e gestores públicos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Quando conhecemos melhor a realidade das pessoas autistas, conseguimos construir ambientes mais inclusivos, mais dignos e mais preparados para acolher as famílias.” Deputado Mauro De Nadal O parlamentar ressaltou ainda que levar seminários para o interior catarinense faz parte da missão da Escola do Legislativo e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina de aproximar conhecimento e cidadania da população. “Todo esforço que fazemos nessa caminhada tem resultado positivo porque reflete diretamente na qualidade de vida das famílias. O conhecimento gera inclusão e a inclusão gera dignidade.” Ciência e capacitação em foco A programação reuniu especialistas reconhecidos nacionalmente na área do autismo e da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A psicóloga Adriana Rubio ministrou a palestra “Do Estigma à Estratégia: Manejo de Comportamentos Desafiadores na Escola sob a Ótica da Ciência ABA”, destacando a importância de compreender os comportamentos apresentados por pessoas autistas antes de qualquer julgamento. Segundo ela, muitas famílias ainda enfrentam preconceitos decorrentes da falta de conhecimento. “Muitas vezes a sociedade interpreta uma crise como falta de limites ou má educação, quando na verdade estamos falando de um transtorno do neurodesenvolvimento. Esse desconhecimento acaba gerando sofrimento para as famílias e exclusão das crianças dos espaços sociais.” Para a especialista, a capacitação dos profissionais da educação é uma das principais ferramentas para romper estigmas. “A escola é uma das portas de entrada para essas crianças. Quando os professores compreendem o autismo e aprendem estratégias adequadas, conseguem acolher melhor os alunos, orientar as famílias e contribuir para o desenvolvimento dessas crianças.” Adriana também destacou o protagonismo de Santa Catarina na promoção de debates sobre inclusão e autismo. “Iniciativas como essa deveriam ser levadas para todo o país. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina tem sido pioneira ao investir na formação de profissionais e na disseminação de conhecimento sobre o autismo.” “Iniciativas como essa deveriam ser levadas para todo o país. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina tem sido pioneira ao investir na formação de profissionais e na disseminação de conhecimento sobre o autismo.” A experiência de quem vive a realidade do autismo Outro momento marcante do seminário foi a palestra da pedagoga e ativista Andréia Rigotti, intitulada “Meu filho tem Autismo: vinte anos de vida, dez anos de empirismo e dez anos sob a ótica da ciência”. A apresentação trouxe reflexões sobre a evolução do conhecimento científico relacionado ao TEA e os desafios enfrentados pelas famílias ao longo dos anos. Para Andréia, a transformação na vida das famílias acontece quando o acolhimento caminha junto com a ciência. “Trouxemos a ciência para perto das famílias, oferecendo um tratamento individualizado, baseado em evidências científicas. Quando uma criança recebe a intervenção adequada, ela pode desenvolver habilidades que impactam diretamente sua qualidade de vida e a de toda a família”, destacou. Mãe de João, diagnosticado com autismo nível 3 de suporte há duas décadas, Andréia também compartilhou sua própria trajetória durante o seminário, relatando os desafios enfrentados em uma época em que pouco se falava sobre o transtorno. “Trouxe um pouco da busca desesperada de uma mãe há 20 anos, quando praticamente não existia informação sobre autismo. Hoje temos acesso à ciência e a ferramentas que podem mudar a vida das nossas crianças. Meu objetivo é mostrar às famílias que elas não precisam caminhar sozinhas.” Para ela, iniciativas promovidas pelo parlamento representam mais do que conhecimento: significam pertencimento. “Ter um filho autista pode ser uma experiência muito solitária. Quando a Assembleia Legislativa vem até as famílias, ela mostra que nossos filhos estão sendo vistos e que o Estado está pensando neles. É como se estivéssemos de mãos dadas com muitas pessoas. Quando uma família recebe apoio, informação e acesso à ciência, ela deixa de apenas sobreviver ao diagnóstico e passa a enxergar possibilidades para o futuro.” Também integrou a programação a palestra “Comportamentos desafiadores: compreender, prevenir e intervir”, ministrada pelo especialista Rafael Silva. O olhar das famílias Entre os participantes estava Adileide Paiva Silva, mãe de João Miguel, de cinco anos, autista. Ela destacou que um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias ainda é o acesso a terapias e profissionais capacitados. “As maiores necessidades das famílias são apoio, acolhimento e acesso aos serviços. Muitas mães acabam sobrecarregadas porque não encontram suporte adequado. Precisamos de mais profissionais preparados e mais políticas públicas voltadas para nossos filhos”, afirmou. Adileide também ressaltou a importância da capacitação oferecida durante o seminário. “É um conhecimento valioso. Por isso fico triste quando profissionais que atuam diretamente com nossas crianças não conseguem participar. Eventos assim fazem diferença porque ajudam as pessoas a compreender melhor o autismo e a oferecer um atendimento mais adequado.” Apesar das dificuldades, ela reconheceu o esforço de quem trabalha pela causa. “Quando vemos pessoas comprometidas com o autismo, percebemos que ainda existe esperança. Saber que há quem enxergue nossas famílias e lute pelos nossos direitos nos fortalece.” “Eu poderia ter sido incluída” Uma das falas mais emocionantes do seminário foi da autista Roseli Claro, de 55 anos, que compartilhou sua trajetória marcada por exclusão, preconceito e superação. Diagnosticada ainda na infância, em uma época em que pouco se falava sobre autismo, Roseli ouviu dos médicos que jamais seria alfabetizada. A previsão, no entanto, não se confirmou. Hoje ela trabalha auxiliando adolescentes e adultos autistas na inserção no mercado de trabalho e se tornou uma voz ativa na defesa da inclusão. Ao relembrar a infância, contou episódios que ainda carregam marcas profundas. “Disseram à minha mãe que eu jamais seria alfabetizada. Mas ela nunca desistiu de mim.” Na escola, a falta de compreensão transformava atividades simples em momentos de sofrimento. “As outras crianças recebiam estrelinhas e iam para o recreio. Eu ficava sentada olhando pela porta, vendo elas brincarem lá fora, sem entender por que eu não podia ir junto. Eu tentava brincar, mas era ignorada e excluída. Ninguém me ensinava como me aproximar das outras crianças. Eu só queria fazer parte.” Apesar das barreiras, ela concluiu os estudos e construiu sua independência. Hoje, ao olhar para trás, faz uma reflexão direcionada aos educadores e profissionais presentes no seminário. “Agora eu pergunto: onde falhamos? Como estamos recebendo as crianças autistas nas salas de aula? Vocês estão me ouvindo hoje porque alguém acreditou em mim.”Ao encerrar seu relato, deixou uma mensagem que emocionou o público e sintetizou o propósito do seminário.“Sou mulher, sou autista e sou muito feliz. Tenho orgulho de quem sou, mas não deveria ter passado por tudo o que passei. Eu poderia ter sido incluída.” E concluiu com um apelo que ecoou entre os participantes. “Espero que vocês passem a olhar para a pessoa autista como alguém de potencial ilimitado e se comprometam a ajudá-la a desenvolver tudo o que ela pode ser e aprender.” Leis catarinenses voltadas à causa autista Santa Catarina tem se destacado nacionalmente pela criação de políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Entre as iniciativas citadas durante o seminário estão: Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) Criada para facilitar a identificação e garantir atendimento prioritário às pessoas autistas. Segundo o deputado Mauro De Nadal, mais de 50 mil carteirinhas já foram emitidas no estado. Laudo permanente para pessoas com TEA A legislação catarinense eliminou a necessidade de renovação frequente dos laudos médicos para pessoas diagnosticadas com autismo, reduzindo burocracias e garantindo mais segurança às famílias.
- Multinacional com filial em Palhoça investirá R$ 35 milhões para construir fábrica em Santa Catarina
O governador Jorginho Mello recebeu, na quarta-feira (10), na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, em sua primeira visita oficial a Santa Catarina. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa indiana Orgonew Pvt. Ltd., especializada em nanotecnologia aplicada ao agronegócio, oficializando a implantação de uma unidade industrial inovadora em território catarinense. O investimento previsto é de R$ 35 milhões ao longo dos próximos 12 a 24 meses, para a instalação de uma fábrica voltada à produção de soluções de nanotecnologia para nutrição animal. A implantação da unidade ficará a cargo da Nanofeed Brasil, filial da multinacional instalada em Palhoça. O empreendimento deverá gerar cerca de 100 empregos diretos na primeira fase de operação e terá como foco inicial o mercado brasileiro, com perspectiva de expansão para toda a América Latina. Santa Catarina foi escolhida pela empresa devido à força de suas cadeias produtivas de aves, suínos e demais segmentos da proteína animal, setores nos quais o estado ocupa posição de destaque nacional e internacional. A tecnologia que será produzida em Santa Catarina é baseada no Nano Fosfato Bicálcico (Nano DCP), solução desenvolvida pela Orgonew India que amplia a biodisponibilidade de minerais, vitaminas e aminoácidos utilizados na alimentação animal. A inovação permite maior eficácia nutricional, redução de custos produtivos e menor impacto ambiental. “O anúncio representa um avanço gigantesco nas relações institucionais entre a Índia e o Brasil, e a Nanofeed, que é a empresa que hoje assinou esse memorando de intenções com o Estado, é o vetor dessa relação que se constrói. Nanofeed é uma empresa que traz tecnologia indiana, tecnologia em nutrição animal, nós estamos falando de nanotecnologia, ou seja, mais resultado com muito menos carga de produto. É isso que a gente irá trazer para Santa Catarina, com total apoio do Governo do Estado. E o maior privilegiado é o produtor Catarinense”, destacou o CEO da Nanofeed Animal Health & Nutrition, Lucas Soares. Cooperação para inovação e novos investimentos O Memorando de Entendimento foi assinado pelo Governo de Santa Catarina, representado pelo governador Jorginho Mello e por secretários de Estado de Articulação Internacional, Articulação Nacional, Fazenda, Indústria, Comércio e Serviços, além da InvestSC, pela Orgonew Pvt. Ltd. e pela Nanofeed Animal Health & Nutrition Ltda. (Nanofeed Brasil), responsável pela operação local do empreendimento. Com vigência de dois anos, o acordo estabelece ações de cooperação entre as partes, incluindo a criação de um grupo de trabalho conjunto, intercâmbio de conhecimento técnico, capacitação de mão de obra especializada, realização de missões empresariais e visitas técnicas, além da avaliação de novas oportunidades de expansão industrial e atração de investimentos para Santa Catarina. Relação comercial em expansão A assinatura do acordo reforça o avanço das relações comerciais entre Santa Catarina e a Índia, especialmente nos setores industrial, tecnológico e do agronegócio. Em 2025, as exportações catarinenses para o país asiático somaram US$ 46,4 milhões, com destaque para óleo de soja, válvulas e compressores de ar. No mesmo período, as importações alcançaram US$ 97,9 milhões, concentradas principalmente em componentes industriais e equipamentos para construção. O projeto da Nanofeed representa um novo capítulo nessa parceria, agregando transferência de tecnologia de ponta e consolidando Santa Catarina como destino estratégico para investimentos internacionais voltados à inovação no agronegócio. A cerimônia da secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco; do secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Edgar Usuy; do diretor da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer; do presidente da InvestSC, Gil Prayon; do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto; da presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina; e da assessora estratégica da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Monique Amin. Já a delegação indiana presente no ato foi composta pelo embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia; pelo assessor executivo do embaixador, Gustavo Maluly; pelo CEO da Orgonew Pvt. Ltd., Arunkumar Aruanan; pelo diretor-geral da IFFCO Nanoventions, Lakshmanan Aruanan; pelo CEO da Nanofeed Animal Health & Nutrition, Lucas Soares; pelo cofundador da Nanofeed Brasil, Ritesh Sharma; e pelo diretor da HCB Participações, Thiago Bez.
- Sala do Empreendedor de São José conquista Selo Diamante do Sebrae e alcança reconhecimento nacional
Após três anos consecutivos com o Selo Ouro, município recebe pela primeira vez a mais alta certificação do Sebrae pela excelência no atendimento aos pequenos negócios A Sala do Empreendedor da Prefeitura de São José alcançou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, o Selo Diamante do Sebrae, a mais alta certificação concedida pela instituição aos espaços que se destacam pela excelência no atendimento aos micro e pequenos empreendedores. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (10), durante cerimônia realizada no Espaço Monumental, em Brasília (DF). A conquista representa um avanço importante para o município, que já havia sido reconhecido com o Selo Ouro por três anos consecutivos. Agora, São José passa a integrar o seleto grupo de cidades brasileiras que atingiram o mais elevado padrão de qualidade nos serviços prestados aos empreendedores. O Selo Diamante é concedido às Salas do Empreendedor que apresentam desempenho de excelência em critérios como qualificação da equipe, eficiência dos canais de atendimento, oferta de serviços especializados e qualidade da estrutura disponibilizada ao público. Neste ciclo de avaliação, o Sebrae analisou o trabalho de 2.859 Salas do Empreendedor em todo o Brasil. Destas, 1.132 conquistaram o Selo Ouro na etapa estadual e avançaram para a disputa nacional da categoria Diamante. A rede apta à certificação reúne 4.579 salas e parceiros Sebrae em todo o país. Em 2025, dos 65 milhões de atendimentos realizados pelo Sebrae, 69% ocorreram de forma presencial. Santa Catarina teve 14 municípios contemplados com o Selo Diamante: Catanduvas, Guaraciaba, Gravatal, Itapiranga, Laurentino, Morro da Fumaça, Pinhalzinho, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rodeio, São João Batista, São José, Seara e Timbó. A coordenadora do Espaço do Empreendedor de São José, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Raquel Cunha Mello, destacou que o reconhecimento é resultado do comprometimento da equipe e do trabalho realizado diariamente junto aos empreendedores josefenses. “O Selo Diamante é um reconhecimento à dedicação e ao compromisso da nossa equipe, especialmente pelo atendimento humanizado prestado aos empreendedores. Receber essa certificação é motivo de muito orgulho para São José e demonstra que o município investe em políticas públicas que criam oportunidades, estimulam novos negócios e oferecem suporte de qualidade aos empreendedores”, afirmou. Inaugurado em 2022, o Espaço do Empreendedor funciona no térreo da Prefeitura de São José e oferece atendimento especializado para abertura, regularização e orientação de empresas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento econômico local por meio do apoio direto aos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empreendedores informais. Atualmente, São José possui 63.053 empresas ativas, sendo aproximadamente 36 mil MEIs, que representam 57% do total de negócios do município. Os números evidenciam a relevância do serviço para o fortalecimento da economia local e a geração de oportunidades. O atendimento presencial do Espaço do Empreendedor ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, no térreo da Prefeitura de São José. Informações e orientações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99679-2341.
- Lula entrega 18 novos títulos de territórios quilombolas
Áreas em seis estados contemplam mais de 1,7 mil famílias O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (11), no Distrito Federal, de um encontro de mulheres quilombolas e entregou 18 novos títulos de domínio para nove comunidades em seis estados. O evento é organizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombola (Conaq), reúne cerca de 500 mulheres. Na pauta do encontro, está a luta por proteção territorial e por justiça climática. Os territórios quilombolas são espaços rurais ou urbanos ocupados por comunidades negras, formadas por descendentes de pessoas escravizadas durante a colonização do Brasil. As áreas entregues finalizam um longo processo de regularização, abrangendo 11,6 mil hectares e beneficiando 1.780 famílias. Em discurso, Lula lembrou que, historicamente, o Brasil não foi constituído para atender os mais vulneráveis. "Esse país, durante séculos e séculos, tratou o povo negro, o povo pobre, o povo trabalhador, o povo da periferia como se nós fôssemos uma população inexistente, como se não existíssemos", disse. "O fim da escravidão não foi feito para melhorar a vida do povo negro, porque largaram a população na rua, sem emprego, sem saúde, sem educação, sem-terra, sem nada. Largaram para que o povo negro fosse chamado de vagabundo e fosse culpado de todas as mazelas que aconteciam nesse país. Então, recuperar a história da igualdade [racial] é uma luta gigante", continuou. Com a entrega dos títulos, segundo a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, foi alcançada a marca de 74 títulos emitidos na atual gestão de Lula, abrangendo uma área de 93 mil hectares e atendendo 8.317 famílias. O volume representa cerca de 34% de todos os títulos quilombolas já emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na história do país. A ministra destacou sobre a implementação de créditos para fomentar o desenvolvimento e a construção de moradias em uma das maiores comunidades quilombolas do país, o território Kalunga, entre o norte de Goiás e o sul do Tocantins. "Junto com os títulos, vem o desenvolvimento. Em várias comunidades quilombolas, também já chegaram os créditos do Incra. São créditos que têm fomentado a produção, apoiado as mulheres e permitido a construção e reforma de casas. Hoje, vamos liberar mais R$ 19 milhões em crédito habitação para 200 famílias da comunidade Kalunga", destacou. Etapas prévias Além da entrega de títulos, o governo federal avançou em etapas prévias de regularização fundiária de outros territórios quilombolas, incluindo quatro decretos de interesse social para 333 famílias em cerca de 897 hectares. Os decretos contemplam os territórios Graciosa (BA), com 156 famílias e área de 606,7 hectares; Tapinoã-Prodígio (RJ), com 32 famílias e área de 114,8 hectares; Maria Joaquina (RJ), com 134 famílias e área de 165,1 hectares; e Morro do Boi (SC), com 11 famílias e área de 10,1 hectares. Juntos, os processos somam cerca de R$ 14,5 milhões em valores estimados para desapropriação, que será a próxima etapa antes da emissão do título. "A titulação dos territórios quilombolas é reparação histórica. São mais de 300 anos de escravidão, um crime que não terminou com a abolição, porque a opressão continuou e continua discriminando, continuou e continua o apagamento", Maria Rosalina dos Santos, coordenadora executiva da Conaq. Durante o evento, o Incra anunciou a publicação de uma portaria de reconhecimento do território Porto Leocádio (GO), beneficiando 20 famílias em uma área de 1,5 mil hectares. Também serão anunciados cinco novos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) para os territórios Brejão dos Aipins (PI), Baía Formosa (RJ), Sapatu (SP), Sítio Grossos (RN) e Engenho da Cruz (BA), contemplando cerca de 800 famílias e aproximadamente 22 mil hectares. O RTID é um relatório histórico e antropológico da ocupação e define os marcos territoriais da área tradicionalmente ocupada por famílias quilombolas. Kalunga do Mimoso (Arraias e Paranã/TO): quatro títulos, beneficiando 250 famílias em 4.211 hectares; Kalunga (Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás/GO): dois títulos para 888 famílias, abrangendo 6.221 hectares; Invernada dos Negros (Abdon Batista e Campos Novos/SC): cinco títulos para 84 famílias em 111 hectares; Charco/Juçaral (São Vicente Férrer/MA): três títulos para 137 famílias em 690 hectares; Mel da Pedreira (Macapá/AP): um título para 14 famílias em 127 hectares; Nova Batalhinha (Bom Jesus da Lapa/BA): um título para 20 famílias em 67 hectares; Mata de São Benedito (Itapecuru-Mirim/MA): um título para 35 famílias em 194 hectares; Piqui/Santa Maria dos Pretos (Itapecuru-Mirim/MA): um título para 352 famílias em 51 hectares.
- Brasil pede desculpas por discursos de ódio contra Dom e Bruno
Retratação foi apresentada pelo ministro Sidônio Palmeira O governo do Brasil fez nesta quinta-feira (11) um pedido de desculpas pelos discursos difamatórios e de ódio proferidos contra o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira no contexto de seu desaparecimento e assassinato, em 2022. A retratação foi apresentada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Sidônio Palmeira, em nome do Estado Brasileiro, às famílias dos dois defensores dos direitos indígenas durante a premiação do Concurso Dom Phillips e Bruno Pereira de Jornalismo e Comunicação. O pedido de desculpas faz parte do compromisso assumido pelo Brasil junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA). "Dom Phillips e a Bruno Pereira realizavam um trabalho fundamental no Vale do Javari. O governo do Brasil trabalha para honrar esse esforço - ao combater o crime organizado na Amazônia e ao proteger defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas. Por isso, temos a tranquilidade e legitimidade de pedir desculpas pelos discursos difamatórios e de ódio que foram proferidos contra ambos no contexto do seu desaparecimento e morte em 2022", disse o ministro. O ministro destacou que Bruno e Dom "são exemplos de trabalho pelo povo brasileiro, de enfrentamento aos privilégios, às desigualdades e ao crime organizado, suas ramificações nas instituições e ligação com os poderosos". "Ninguém que esteja nessa agenda terá uma vida tranquila. E há gente disposta a colocar a vida em risco para impedir a exploração ilegal do país. Nosso papel é honrar essas pessoas e trabalhar pela sustentabilidade, dignidade, justiça e prosperidade compartilhada do povo do Brasil, em sua diversidade", afirmou. Entenda Bruno e Dom foram mortos no dia 5 de junho de 2022, vítimas de uma emboscada, enquanto viajavam de barco pela região do Vale do Javari, no Amazonas, região que abriga a Terra Indígena Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares. A dupla foi vista pela última vez enquanto se deslocava da comunidade São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), onde se reuniria com lideranças indígenas e de comunidades ribeirinhas. Seus corpos foram resgatados dez dias depois. Eles estavam enterrados em uma área de mata fechada, a cerca de 3 quilômetros da calha do Rio Itacoaí. Colaborador do jornal britânico The Guardian, Dom se dedicava à cobertura jornalística ambiental – incluindo os conflitos fundiários e a situação dos povos indígenas – e preparava um livro sobre a Amazônia. Bruno Pereira já tinha ocupado a Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) antes de se licenciar do órgão, sem vencimentos, e passar a trabalhar para a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Por sua atuação em defesa das comunidades indígenas e da preservação do meio ambiente, recebeu diversas ameaças de morte. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Bruno e Dom foram mortos por contrariar os interesses da pesca ilegal na região, ao promoverem a educação ambiental em comunidades indígenas. Em julho do ano passado, a Justiça Federal no Amazonas aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu Rubén Dario Villar, conhecido como Colômbia, apontado como mandante das mortes e suspeito de chefiar uma quadrilha de pesca ilegal atuante no Vale do Javari. Concurso O podcast Crianças Sabidas – Série Trilhinhas Amazônicas, da Radioagência Nacional, ficou em terceiro lugar na categoria Iniciativa de educação midiática envolvendo a proteção do meio ambiente, povos indígenas ou comunidades tradicionais, do Concurso Dom Phillips e Bruno Pereira de Jornalismo e Comunicação em Defesa do Meio Ambiente e Direito dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. A fotojornalista da Agência Brasil, Tânia Rêgo, recebeu menção honrosa pelo conjunto das imagens da reportagem Áreas de retomada guarani em MS enfrentam dificuldades e violência, publicada em setembro de 2024.
- Parlamento Jovem realiza novas atividades na Câmara de São José
Na 3ª Sessão Ordinária do programa, os jovens vereadores receberam palestra com o professor advogado Leonardo Rodrigues acerca da democracia e cidadania para crianças e adolescentes. Criado em 2019 na Câmara Municipal de São José, o programa já formou mais de 60 jovens parlamentares. Este ano, 19 escolas indicaram alunos para participarem do Parlamento Jovem.
- Alexandre assinará ordem na próxima semana para asfaltar estrada da Fazenda de Dentro
O prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos) assinará, no dia 16 de junho, a ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação da Estrada Geral Fazenda de Dentro (Rua Manoel Mendes), durante ato a ser realizado às 19h30, no salão da Igreja Bom Jesus, na Fazenda de Dentro. A Prefeitura de Biguaçu finalizou, há alguns dias, o processo de licitação para asfaltar o trecho. O valor investido será de aproximadamente R$ 1,325 milhão (abaixo dos R$ 1,790 milhão previstos inicialmente). O pedaço de rodovia a ser pavimentado contempla o entroncamento da Rua Manoel Mendes com a Avenida Sorocaba até o asfalto do viaduto e, do outro lado do Contorno Viário, da saída do viaduto até o entroncamento com a Estrada Geral Fazenda de Dentro. O prazo da execução dos serviços será de quatro meses, a contar da data de assinatura da ordem de serviço. O edital prevê que a construtora deve iniciar a obra em um prazo máximo de 10 dias após a assinatura do contrato. A pavimentação da Estrada Geral Fazenda de Dentro é justificada pela necessidade de melhoria nas condições de tráfego, considerando atualmente tratar-se de via não totalmente pavimentada. A integração de sistemas de drenagem eficazes evitará o acumulo de água na superfície, minimizando o risco de aquaplanagem e contribuindo para a durabilidade do pavimento. “Esse é mais um avanço na garantia de maior segurança, qualidade de vida e desenvolvimento no campo. A nossa administração vem, desde o ano de 2021, investindo em pavimentação de ruas e estradas para melhorar a trafegabilidade e a qualidade de vida da população”, comentou o prefeito municipal. Mais obras no interior A Prefeitura de Biguaçu também está colocando em prática esforços para pavimentação de outros trechos de rodovia e ruas no interior do município. Há alguns dias, finalizou a pavimentação de mais um trecho da Estrada Geral Fazenda de Fora (Rodovia Prefeito João Brasil de Azevedo/ Avenida Sorocaba), na Fazenda de Fora. O investimento é de R$ 2,1 milhões. A empreiteira já terminou o asfalto e agora trabalha na sinalização e meio-fio. Também está em andamento a pavimentação de concreto em duas ruas no Loteamento Iparacaí, no bairro Guaporanga, com investimento de R$ 1,5 milhão. Pacote de obras As obras fazem parte do programa Biguaçu Cidade que Avança, que contempla R$ 104 milhões em obras em vários setores da cidade. Os recursos oriundos do Município, do Estado e da União devem ser usados em infraestrutura, com pavimentação de ruas e construção de drenagem, e também para construir e reformar prédios públicos para melhor atender a população em áreas como a saúde, educação e assistência social.
- Ordem de serviço para construir nova creche em Governador Celso Ramos é assinada
A Prefeitura de Governador Celso Ramos realizou, na quarta-feira (10), a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da construção do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Dulce Godinho Nazário. A unidade será erguida em um terreno localizado na Rua São Pedro, no Bairro Canto dos Ganchos. A solenidade contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva, do vice-prefeito Aldir Dourival Rosa, do secretário municipal de Educação, Adilson Costa, e demais autoridades do município. “Essa é uma obra muito esperada pela comunidade, e sabemos da importância que ela tem. É por meio da educação que teremos futuros médicos, engenheiros. Esse é o caminho para mudar a realidade de Governador Celso Ramos, de Santa Catarina e do Brasil. É o único caminho: a educação”, destacou o prefeito Marcos Henrique da Silva. Sobre a construção da nova unidade, o secretário Adilson Costa afirmou: “São ações como essa que impulsionam a sociedade rumo à democratização, garantindo acessibilidade, equidade educacional e estabelecendo parâmetros para que todos tenham a possibilidade de alcançar seu bem-estar social dentro de uma escola de educação”. A nova unidade ocupará uma área total de 1.016,78 metros quadrados, dos quais 876,41 correspondem à área construída. O espaço foi planejado para assegurar conforto, funcionalidade e acolhimento aos alunos da educação infantil do bairro. O investimento total é de R$ 6.599.000,00 (seis milhões, quinhentos e noventa e nove mil reais), e a empresa responsável pela execução da obra é a Embracol Obras. A escola contará com salas de aula, banheiros adaptados, fraldários, biblioteca, brinquedoteca, sala de professores, sala de hora-atividade, diretoria, sala de reuniões, espaço multiuso e demais ambientes necessários ao pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas.
- Deputado do MDB reafirma apoio à campanha de reeleição de Jorginho Mello
Maga Stopassoli/Upiara.net – Durante evento de apresentação de investimentos da Fesporte, nesta quarta-feira (10), em Florianópolis, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) aproveitou seu discurso para reafirmar o apoio ao governador Jorginho Mello. O parlamentar usou a palavra gratidão ao se referir à atenção que a gestão estadual tem dado ao esporte catarinense. “A pessoa ingrata pode ter aplausos momentâneos, mas a pessoa grata é lembrada para o resto da vida. Então, o senhor pode ter certeza de que eu estou aqui hoje, neste palco, reafirmando meu compromisso com o esporte catarinense e com o senhor porque eu sou grato. Eu entrei nessa vida pública por causa do esporte. Estou vendo as coisas acontecendo. Como é que eu vou ser ingrato a tudo o que for feito pelo esporte de Santa Catarina? Contem comigo. Quero agradecer a todos os técnicos e atletas e deixar um carinho especial ao Paulão”, (ex-presidente da Fesporte), disse o deputado. Fernando Krelling é defensor do apoio de seu partido à reeleição de Jorginho Mello. A reafirmação do apoio do parlamentar ocorre na mesma semana em que seu partido anunciou a pré-candidatura do colega de bancada, Antídio Lunelli, ao Senado, na chapa de João Rodrigues (PSD). Campeão olímpico não guarda mágoas Fazendo um recorte histórico aqui para relembrar ao leitor que, em 2024, durante a passagem do ex-jogador de vôlei Paulão como presidente da Fesporte, ele e Fernando Krelling tiveram um episódio acalorado de bate-boca por questões envolvendo o esporte. Hoje, ao receber o vídeo que ilustra este texto, brinquei com a pessoa que o enviou. — Ele deixar um carinho especial ao Paulão me pegou! — falei.— É que campeão olímpico não guarda mágoa — respondeu. Argumento aceito.
- Maratona Internacional de Floripa Fibra 2026 projeta recorde e vai se consolidar como maior evento esportivo de SC
Maior evento esportivo de Santa Catarina, marcado para 29 e 30 de agosto, terá mais de 20 mil atletas em provas de 42 km, 21 km e 5 km, além de Maratoninha – Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action/Maratona Internacional de Floripa Fibra Florianópolis, 11 de junho de 2026 – Em contagem regressiva para os dias 29 e 30 de agosto, a Maratona Internacional de Floripa Fibra 2026 será carregada de marcas históricas. A edição deste ano, tem projeção de atingir o maior número de inscritos desde a sua criação, em 2017. Pela primeira vez na história, um evento esportivo realizado em solo catarinense superará a marca de 20 mil participantes confirmados nas provas de 42 km, 21 km e 5 km, além da Maratoninha, para crianças de até 13 anos. A estimativa do Grupo STC, organizador do evento, é de até 21 mil atletas. Cerca de 60% do total de vagas já está esgotadas. As inscrições estão disponíveis pelo site oficial do evento, o www.maratonadefloripa.com.br, ou por meio da página do evento na plataforma Ticket Sports. São esperados atletas de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países. Para dimensionar o tamanho da Maratona Internacional de Floripa Fibra 2026, o volume de corredores que tomará as ruas da capital nos dois dias de corridas ultrapassa a capacidade máxima de público de qualquer estádio de futebol de Santa Catarina, por exemplo. O evento tem chancela da World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, na prova de 21 km, que acontece no dia 29 de agosto, e selo Road Race Label nos 42 km da maratona, que será realizada em 30 de agosto. “O ritmo de procura cresce à medida que o evento se aproxima. Neste momento, estamos com cerca de 60% das vagas gerais do evento já esgotadas. O destaque fica para a prova principal de 42 km, que já ultrapassou 75% das inscrições preenchidas. Esse crescimento consolidado, que nos leva a um recorde histórico de mais de 20 mil atletas, caminha lado a lado com a afirmação do evento como o maior do esporte em Santa Catarina. Para acompanhar essa relevância, elevamos nossa premiação oficial para R$ 180 mil, um aumento de 115% em relação ao ano anterior. Queremos valorizar o atleta de elite, mas também entregar uma experiência muito positiva ao corredor amador”, destaca Anderson Tonon, diretor do Grupo STC, realizador do evento. A programação do evento começa oficialmente em 27 de agosto, com a abertura da Expo da Maratona Internacional de Floripa Fibra 2026. O espaço temático, no Villa Romana Shopping, além de retirada de kits pelos atletas inscritos, sedia feira com cerca de 40 expositores com produtos e experiências com foco no corredor. O centro de compras, no restaurante Coco Bambu, também recebe o jantar de massas oficial, nos dias 28 e 29 de agosto. No primeiro dia de ação, em 29 de agosto, será realizada a meia maratona, com os 21 km a partir da arena montada na Beira-Mar Norte. No dia seguinte, é a vez da prova principal, com seus 42 km, e a corrida de 5 km. A arena, onde ocorrem as largadas e chegada, vai contar com arquibancada para o público, uma das novidades da edição deste ano. Reconhecida nacionalmente como uma das maratonas mais rápidas do país, a prova atrai desde amadores em busca de recordes pessoais até a elite do atletismo. O trajeto passa por pontos postais da Ilha e do Continente, com passagens pela Via Expressa Sul e vistas privilegiadas para a Ponte Hercílio Luz. Outro grande atrativo da edição histórica de 2026 é a premiação recorde, que alcançou o montante de R$ 180 mil. O aumento representa um reajuste de 115% em relação ao ano anterior. Além disso, a prova de 42 km integra o Circuito Brasil Gigante, que conecta oito das principais maratonas do país, enquanto o percurso de 21 km faz parte do Circuito Catarinense de Corridas de Rua. A Maratona Internacional de Floripa Fibra 2026 tem o naming rights da Fibra Sports, LIVE! como marca esportiva e Mizuno como tênis oficial. O evento é apresentado por Prefeitura de Florianópolis, tem patrocínio de Villa Romana Shopping e Polpanorte, apoio de Volkswagen Barigui, DaColônia Alimentos Naturais, Coco Bambu, Runna, Sottili Confeitaria Artesanal, Foco Radical, Sub4 Turismo Esportivo e Whoosh, tem como hotéis parceiros Iate Hotel, Interclass Hotel, K-Platz Hotel, LK Design, Faial Prime Suites, Aéra e Oceania Park Hotel, e apoio institucional da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Catarinense de Atletismo, ATC-SC e Abraceo. A organização e realização é do Grupo STC.
- Prefeitura de Florianópolis anuncia pacote de ações para enfrentar o El Niño e reforça preparação da cidade
A Prefeitura de Florianópolis colocou em prática um conjunto de medidas para preparar a Capital catarinense para os possíveis impactos do fenômeno El Niño, que tem previsão de influenciar as condições climáticas nos próximos meses e aumentar o risco de eventos extremos, como chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Como parte da estratégia, o município publicou um decreto de estado de alerta climático e anunciou a criação de um comitê de gestão voltado ao acompanhamento da situação e à coordenação das ações preventivas em diferentes regiões da cidade. O grupo será coordenado pela Defesa Civil municipal e contará com a participação de secretarias da Prefeitura, órgãos públicos, concessionárias de serviços, universidades, entidades comunitárias e representantes da sociedade civil. A proposta é concentrar esforços para monitorar os impactos do fenômeno e garantir respostas rápidas diante de possíveis ocorrências. Limpeza de canais e reforço na drenagem Entre as primeiras medidas previstas está a antecipação dos trabalhos de limpeza e manutenção dos sistemas de drenagem em áreas historicamente mais vulneráveis aos alagamentos. Os serviços serão intensificados em regiões como Lagoa da Conceição, Carianos, Daniela, Canasvieiras, Monte Verde e toda a bacia do Itacorubi, locais que costumam exigir atenção especial durante períodos de chuva forte. Além da manutenção, a Prefeitura também pretende ampliar estruturas de drenagem em pontos considerados críticos. Uma das intervenções previstas fica às margens da SC-401, em Santo Antônio de Lisboa, trecho que registra recorrentes problemas de acúmulo de água em dias de temporais. Os projetos de implantação de novos sistemas de macrodrenagem nas regiões do Córrego Grande e de Canasvieiras também seguem no planejamento municipal para aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva. Obras em encostas começam nos próximos meses Outra frente de atuação envolve áreas sujeitas a movimentações de solo. A partir de julho, a administração municipal pretende iniciar obras de contenção e fortalecimento de encostas em diferentes comunidades da Capital. Os trabalhos estão previstos para locais como Morro da Mariquinha, Maciço do Morro da Cruz, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé e Saco Grande, regiões que exigem monitoramento constante durante períodos de instabilidade climática. Defesa Civil amplia capacidade de resposta A preparação para o El Niño também inclui o reforço da estrutura operacional da Defesa Civil de Florianópolis. Novos treinamentos serão realizados para qualificar equipes, atualizar protocolos de atendimento e aperfeiçoar estratégias de resposta em situações de emergência. O município também pretende ampliar o número de voluntários aptos a atuar em ocorrências, integrando agentes já cadastrados e novos participantes formados pelo Curso de Voluntariado em Emergência. Bases de apoio serão ativadas conforme necessidade Uma das novidades anunciadas é a criação de bases regionais de apoio para atendimento à população em caso de necessidade. Os espaços poderão ser ativados de acordo com a evolução dos impactos climáticos e estarão distribuídos em diferentes regiões da cidade: Norte da Ilha – Ingleses; Sul da Ilha – Rio Tavares; Leste da Ilha – Lagoa da Conceição; Continente – Coloninha. A estrutura oferecerá água potável, banheiros, atendimento em saúde e encaminhamento para serviços socioassistenciais, funcionando como pontos de referência para moradores durante situações de emergência. Rede de abrigos poderá receber mais de 1,6 mil pessoas Caso ocorram eventos de maior gravidade, Florianópolis também contará com uma rede de abrigos temporários preparada para receber até 1.644 pessoas. Os espaços mapeados pelo município incluem o Ginásio de Esportes Anísio Teixeira e a Associação de Moradores do Rio Tavares, no Sul da Ilha; o ginásio da Escola Herondina Medeiros Zeferino, no Norte da Ilha; a FUCAS, na região continental; e o CEMUPI, antigo Clube Doze, na área central da Capital. Com a aproximação do período em que o El Niño tende a apresentar maior influência sobre o clima da região Sul do Brasil, especialmente entre a primavera e o verão, a Prefeitura de Florianópolis busca antecipar ações de prevenção, manutenção de infraestrutura e fortalecimento dos serviços de resposta para diferentes cenários climáticos que possam atingir a cidade.
- El Niño é confirmado e Defesa Civil reforça alerta em SC
O fenômeno El Niño foi confirmado nesta quinta-feira (11) pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), acendendo um sinal de atenção em Santa Catarina e em toda a Região Sul do Brasil. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) já mantém monitoramento contínuo da situação, diante do potencial de aumento das chuvas e dos riscos associados nos próximos meses. A confirmação ocorreu após o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial ultrapassar +0,5°C, acompanhado de resposta consistente da atmosfera. Segundo a NOAA, há 63% de chance de o fenômeno atingir intensidade muito forte, com anomalias acima de +2,0°C entre novembro e janeiro. Caso esse cenário se confirme, o evento pode estar entre os mais intensos desde 1950. Em Santa Catarina, os meteorologistas destacam que a atmosfera ainda não apresenta resposta completa a esse aquecimento, o que deve acontecer ao longo do tempo. Por isso, ainda não é possível definir com precisão os impactos regionais, embora o padrão histórico indique aumento da frequência e intensidade das chuvas no Sul do país. Esse comportamento costuma elevar o risco de eventos extremos como enchentes, enxurradas e deslizamentos, especialmente em períodos mais críticos da climatologia local, como a primavera, quando já há maior incidência de chuvas intensas. Monitoramento constante e preparação em SC A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que o fenômeno está sob acompanhamento permanente. O governo estadual ampliou ações preventivas e estruturou medidas específicas diante da possibilidade de um El Niño forte nos próximos meses. Entre as iniciativas, está o Decreto nº 1.530, que estabelece estado de alerta climático em todo o estado. A medida permite ações antecipadas como mobilização de equipes, contratação de equipamentos e reforço da assistência humanitária em áreas vulneráveis. Também está em andamento a Operação Primavera 2026, que envolve os 295 municípios catarinenses em ações de prevenção como limpeza de córregos, manutenção de drenagens, vistorias em áreas de risco e atualização de planos de contingência. Monitoramento tecnológico e resposta rápida Santa Catarina conta com uma estrutura ampliada de monitoramento, incluindo 172 estações hidrometeorológicas que enviam dados a cada 15 segundos e quatro radares meteorológicos distribuídos pelo estado. Além disso, equipes técnicas atuam em regime permanente de acompanhamento climático. A Defesa Civil também utiliza sistemas de alerta por SMS, WhatsApp e Cell Broadcast, permitindo que a população receba avisos em tempo real. A orientação é que os moradores cadastrem o CEP para receber notificações e mantenham atenção redobrada em períodos de chuva intensa. Risco climático e histórico recente De acordo com especialistas, o impacto do El Niño não depende apenas da intensidade do aquecimento do oceano, mas também da resposta da atmosfera e das condições locais de cada região. Em episódios anteriores, Santa Catarina já registrou períodos de chuvas intensas e eventos extremos associados ao fenômeno. O último grande episódio teve impactos significativos entre 2023 e 2024, com registros de chuvas intensas e ocorrências em diferentes regiões do estado. Neste novo cenário, há previsão de que o fenômeno ganhe força nos próximos meses, com pico entre primavera e verão, podendo se estender até o outono de 2027. Orientação à população A Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas por parte da população, como atenção a sinais de risco em áreas de encosta, evitar travessias em locais alagados e manter canais de alerta ativos no celular. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo número 199. A recomendação geral é de acompanhamento constante das atualizações oficiais, já que o cenário climático segue em evolução e pode sofrer alterações ao longo dos próximos meses, especialmente na Grande Florianópolis e demais regiões do estado.











