Prefeito Orvino sanciona lei que determina identificação de animais castrados em São José
- Jornal comunidade SC

- 14 de out.
- 2 min de leitura
Medida fortalece o controle populacional, amplia a segurança sanitária e permite o monitoramento das ações de castração realizadas pela Prefeitura

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o controle populacional de cães e gatos, além de ampliar a segurança sanitária e facilitar o monitoramento das castrações promovidas pela administração municipal. De acordo com a nova legislação, a marcação será feita de forma específica conforme a espécie.
Em cães, a identificação será realizada no abdômen, próxima ao local da cirurgia e em gatos, a marcação ocorrerá na orelha, de maneira discreta e segura, sem causar dor ou prejuízo ao animal. A marcação será realizada por meio da introdução, sob a epiderme, de materiais corantes biocompatíveis, de forma indelével, garantindo a identificação do animal como já castrado. A responsabilidade pela aplicação da marcação será dos profissionais veterinários responsáveis pela castração, sejam eles pertencentes a órgãos públicos ou privados.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou que a medida representa um avanço nas políticas de saúde pública e na responsabilidade com os animais. “Essa lei reforça o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal e com a saúde coletiva. Identificar os animais castrados é uma forma de garantir mais eficiência nas ações do Município e mais segurança para os tutores”, afirmou o prefeito.
A lei já está em vigor e será aplicada em todas as castrações realizadas por meio dos programas municipais de controle populacional animal. Fonte: PMSJ




Comentários