top of page

Resultados da busca

813 resultados encontrados com uma busca vazia

  • São José fortalece desenvolvimento econômico com inauguração de nova unidade do Komprão Atacadista

    Empreendimento do Grupo Koch gera 140 empregos diretos e reforça a expansão comercial em uma das regiões que mais crescem no município São José segue avançando no desenvolvimento econômico e na geração de oportunidades para a população. Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Orvino Coelho de Ávila e o vice-prefeito Michel Schlemper participaram da inauguração de mais uma unidade do Komprão Atacadista, do Grupo Koch, no bairro Barreiros/Campinas. A nova loja, localizada na Rua Domingos André Zanini, é a quarta unidade da bandeira Komprão no município e a 97ª operação do Grupo Koch. O empreendimento chega para atender uma região em constante crescimento, impulsionada pela expansão de novos empreendimentos imobiliários e comerciais, além de gerar 140 empregos diretos. Durante a cerimônia, o prefeito Orvino destacou a importância da chegada de mais um grande investimento para a cidade. “Quando uma empresa desse porte escolhe São José para expandir, ela está dizendo ao mundo que a nossa cidade é um lugar de oportunidades. Não estamos apenas inaugurando uma loja: estamos abrindo portas para novos empregos, fortalecendo famílias e incentivando o comércio local. É uma conquista que fala sobre o presente e projeta um futuro ainda mais próspero para nossa gente”. Com quase 10 mil metros quadrados de área construída, estacionamento coberto com 284 vagas e mais de 10 mil produtos disponíveis, a nova unidade foi projetada para oferecer conforto, praticidade e uma experiência moderna de compras. Entre os diferenciais estão os checkouts híbridos, que permitem atendimento tanto por operadores quanto por sistema de autoatendimento. A estrutura conta ainda com açougue, padaria, hortifrúti, adega, farmácia, loja de produtos naturais e casa lotérica, ampliando a oferta de serviços para moradores da região. Segundo o diretor-presidente do Grupo Koch, José Koch, a escolha do local acompanha o crescimento acelerado de São José e atende uma demanda crescente da população. “Estamos atentos ao potencial de crescimento da cidade e queremos estar cada vez mais próximos do dia a dia das famílias. Nosso objetivo é contribuir oferecendo preço competitivo, variedade de produtos e acesso facilitado aos consumidores”, ressaltou. A inauguração reforça a parceria entre o setor público e a iniciativa privada na promoção do desenvolvimento econômico local. Atualmente, o Grupo Koch ocupa a oitava posição entre os maiores supermercados do Brasil, com faturamento de R$ 12,9 bilhões registrado em 2025, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Fundado pela família Koch na década de 1980, a partir da comercialização de hortifrúti nas feiras livres da Grande Florianópolis, o grupo consolidou sua trajetória de crescimento com a abertura da primeira loja em 1994. Hoje, a rede é uma das principais referências do setor supermercadista em Santa Catarina. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representantes do setor empresarial, celebrando mais um importante investimento que fortalece a economia, gera empregos e amplia a oferta de serviços para os moradores de São José.

  • Atletismo de São José encerra Circuito Europeu com campeões e conquista outros títulos

    União Catarinense de Atletismo (UCA) está na Europa desde o dia 8 de junho, onde participou de diversas competições A equipe de Atletismo de São José fez bonito em solo estrangeiro e encerrou sua participação no Circuito Europeu com resultados importantes para o Município. A equipe que está na Europa desde o dia 8, se dividiu em duas frentes: enquanto uma competia em Portugal, a outra enfrentava as pistas da Espanha. Nos dois países, os atletas participaram do Meeting Lisboa, Campeonato Regional de Verão, Meeting de Seixal e Meeting de Málaga. No final do Circuito, a equipe cumpriu seu dever de casa e demonstrou a qualidade do Atletismo de São José, ao encerrar sua participação voltando para o Brasil com campeões e outros títulos importantes. Três atletas subiram ao topo do pódio recebendo a medalha de ouro e outros dois conquistaram a medalha de prata. Os resultados garantiram pontos para o ranking nacional. O secretário de Esportes e Lazer, Claiton Ribeiro, celebrou o desempenho dos atletas e destacou o impacto do resultado para o município. “Ficamos extremamente orgulhosos com o desempenho da nossa equipe na Europa. A UCA nunca decepciona nas competições por onde passa e novamente reafirma o potencial do atletismo de São José, disse. Confira os resultados: Campeões Uhuru Figueira Rocha – 800 metrosTauler Zatti – 200 metrosClewerton de Souza – Lançamento de dardo Vice-campeões Jairo Vieira – 3.000 metrosJéssica Roberti – 400 metros Além dos resultados, o Município ainda ficou em 4º lugar na prova dos 1.500 metros com Caroline Dias, enquanto a atleta Adelly Brito ficou com a 6ª colocação nos 100 metros com barreira. Agora, a equipe retorna ao Brasil para se preparar para o Troféu Brasil, que acontece em julho, em São Paulo.

  • Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

    Exame deverá ser aplicado semestralmente © National Cancer Institute/Unsplash Os estudantes que se formarem em medicina somente vão poder realizar sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) se tiverem rendimento suficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O registro no conselho é necessário para o exercício legal da profissão de médico no Brasil. A proficiência no Enamed como requisito para exercer a profissão consta na medida provisória (MP) assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (19). Validade De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida provisória (MP) entra em vigor imediatamente, mas a exigência de proficiência na prova para o exercício profissional valerá apenas para quem ingressar na graduação de medicina a partir da data de publicação da norma no Diário Oficial da União. O presidente do Inep, Manuel Palacios, explica que tornar o Enamed uma política de avaliação e análise de competências de estudantes de medicina referência representa um instrumento para monitorar a formação médica ofertada por instituições públicas e privadas de educação superior, porque é necessário o controle mais rigoroso do padrão de ensino. “Haverá um controle mais preciso da qualidade da formação oferecida pelas instituições, o que também ajuda o próprio estudante a escolher em que instituição vai se inscrever, onde vai se formar. Assim como, a medida provisória de hoje assegura à população serviços médicos de qualidade, praticados por um profissional que passou por um exame de proficiência.” 11/06/2026 - Brasília - Manuel Palacios, presidente do Inep, disse o Enamed representa um instrumento para monitorar a formação médica ofertada por instituições públicas e privadas de educação superior Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Enamed a cada seis meses A MP cria a política integrada para formação médica no país e também estabelece que o Enamed será aplicado, obrigatoriamente, a cada seis meses pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a todos os estudantes concluintes de cursos de medicina no Brasil. O graduado que não obtiver avaliação satisfatória no Enamed poderá refazê-la em edições semestrais seguintes. O Inep prevê que as provas serão realizadas de forma descentralizada em todos os municípios que oferecem cursos de graduação em medicina. Entre os objetivos, o novo formato permitirá a comparação de resultados entre as edições. Enamed e Revalida A normativa editada pelo presidente da República também oficializa o alinhamento entre formação médica nacional e internacional. Pela política, o Enamed substituirá integralmente a primeira fase (teórica) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Dessa forma, médicos formados fora do país e os graduados no Brasil serão submetidos exatamente ao mesmo exame. A mudança não abrange a segunda etapa do Revalida, composta por exames práticos em estações clínicas que simulam atendimentos reais. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, em entrevista à imprensa, destacou que a avaliação de estudantes de medicina poderia estar sendo realizada desde 2015, como prevista no programa Mais Médicos, mas não houve continuidade em outras gestões federais. Brasília, (DF) - 29/04/2024 - Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço disse que a avaliação de estudantes de medicina poderia estar sendo realizada desde 2015, como prevista no programa Mais Médicos, mas não houve continuidade em outras gestões federais. Foto-arquico Valter Campanato/Agência Brasil. - Valter Campanato/Agência Brasil O representante do Ministério da Saúde indica que o Enamed representa a possibilidade de alinhamento da graduação em medicina às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população. “No ano passado, voltamos a ter um exame específico dos estudantes de medicina e pelas matrizes de elaboração dessas provas, que são feitas por uma comissão de especialistas. É possível utilizar o Enamed enquanto a prova teórica. que é a chamada a primeira etapa do Revalida.” O Inep, responsável pela realização das duas provas, esclarece que os médicos formados no exterior que já tiveram o diploma revalidado em data anterior à de entrada em vigor da normativa estão dispensados de fazer o Enamed. Avaliação durante o curso Outra novidade da nova medida provisória é que a avaliação do Enamed será, obrigatoriamente, aplicada no fim do 4º ano do curso de medicina. A etapa terá caráter diagnóstico e formativo, voltada para identificar deficiências de aprendizagem dos estudantes de medicina. A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marta Abramo, ressaltou que o Enamed aplicado aos estudantes do quarto ano é útil tanto para as instituições de ensino reavaliarem a sua proposta pedagógica quanto para regulação pelo poder público. “As instituições de ensino podem reavaliar sua atuação pedagógica para melhorar a formação desse estudante para que este chegue ao final do curso com a as condições de exercício da profissão e para que seja aprovado no exame de proficiência, mas também vai trazer para o MEC insumos importantes para monitorarmos a qualidade desses cursos e poder agir quando necessário”, disse a secretária Abramo. Qualidades dos cursos A edição de 2025 do Enamed registrou que 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado ao exame. Estes cursos passaram por ações de supervisão e sanções, anunciadas em março deste ano, como a suspensão de novos ingressos. Os resultados do Enamed divulgados em janeiro deste ano mostraram que 85% dos cursos municipais foram considerados insatisfatórios. Entre os 944 estudantes de instituições de educação superior municipais participantes no exame de 2025, apenas 49,7% tiveram conceito proficiente. Com a nova medida provisória, os órgãos de regulação estaduais e do Distrito Federal, que controlam tanto os cursos estaduais quanto os municipais, deverão também tomar medidas de supervisão, a partir dos resultados insatisfatórios do Enamed. A secretária do MEC, Marta Abramo comemora a medida. “Sem a medida provisória, até hoje, não tínhamos a possibilidade de atuação [federal] sobre esses cursos. Isso vai garantir também que o estudante que ingresse seja em um curso privado, público, estadual, federal ou municipal, tenha a garantia de que o Estado vai estar atuando para melhoria desse curso”. Residências médicas Desde a primeira edição, em 2025, o Enamed possibilita que os resultados obtidos pelos participantes do exame possam ser usados para ingressar em programas à residência médica de especialidades de acesso direto. Isto porque a prova do Enamed equivale à parte teórica do Exame Nacional de Residência (Enare). Com a MP, os resultados do Enamed poderão oficialmente ser usados para esta finalidade, a de acesso à residência médica. O texto da MP ainda cria o Sistema Nacional de Avaliação das Residências (Sinares) para avaliação da qualidade dos programas de residência médica e da formação dos profissionais residentes. Para operar a nova política de maneira democrática, a MP prevê a criação de uma comissão consultiva de acompanhamento do Enamed, com representantes do MEC, do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira e de entidades da sociedade civil. Para virar lei no Congresso O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, demonstrou otimismo quanto à tramitação da nova medida provisória (MP) do Enamed no Congresso Nacional para virar lei federal. O secretário citou que a proposta do governo reflete o desejo da população e as demandas históricas das próprias entidades médicas e destacou que uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) demonstrou que 88% dos 2.017 entrevistados em fevereiro deste ano entendem que o Enamed deve obrigatório para que o graduado exerça a medicina. “Quem é atendido por um médico quer saber se esse profissional teve qualidade na formação. Ao mesmo tempo, esta é uma demanda das entidades médicas que pleiteiam que haja um exame de proficiência.” A expectativa do governo é que o debate legislativo sirva para aperfeiçoar o dispositivo. Para ilustrar a qualificação do debate de uma política pública de saúde pelo Congresso, Proenço resgatou a apreciação do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde pelo parlamento, para melhor o atendimento aos usuários do SUS. “A medida provisória [da época] foi modificada, foi muito melhorada ao longo da tramitação no Congresso. Temos essa mesma expectativa de responder ao clamor da sociedade e também que a medida provisória possa ser aperfeiçoada para que seja convertida em lei.” O Conselho Federal de Medicina disse à Agência Brasil que ainda não teve acesso ao teor da medida provisória para comentar sobre a criação da política integrada para formação médica no país nem sobre a representação do colegiado na comissão consultiva de acompanhamento do Enamed. Inscrições abertas A edição de 2026 do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026 está com inscrições abertas até 29 de junho, exclusivamente pelo Sistema Enamed. Saiba mais sobre o Enamed aqui.

  • Alta demanda faz SUS ampliar teleatendimento a jogadores compulsivos

    © Tânia Rêgo/Agência Brasil O Ministério da Saúde pretende ampliar, ainda este ano, os atendimentos por telefone e por videochamadas para pessoas com problemas relacionados à dependência em jogos de apostas. Conforme a Agência Brasil apurou, a atual estratégia de teleatendimento será reforçada por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), encarregada de contratar empresas especializadas e, assim, ampliar a assistência gratuita a jogadores compulsivos. O serviço com foco em jogo de apostas foi inaugurado em março deste ano, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Após três meses, a iniciativa já tem 6.912 usuários cadastrados. A ampliação do teleatendimento exigirá cerca de R$ 70 milhões em investimentos até o fim deste ano e integra o plano de ações de prevenção, qualificação profissional e ampliação do acesso populacional aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que o ministério implementou este ano, para incrementar a assistência a pessoas com problemas relacionados a jogos de apostas. A pasta também vai aplicar R$ 6 milhões para custear a realização de uma pesquisa nacional inédita para entender como os jogos e apostas afetam a saúde dos brasileiros. O objetivo é descobrir quem são os grupos mais prejudicados e quais são os principais riscos da prática. Com as informações, o governo terá melhores condições de implementar ações e políticas públicas de atendimento e prevenção no SUS. Recursos Parte dos recursos necessários para a execução do plano virá dos R$ 45,7 milhões (em valores não corrigidos) que a pasta recebeu em 2025, a título de destinação social das bets. O total repassado ao Ministério da Saúde no ano passado corresponde a 1% do Produto da Arrecadação de tributos pagos pelas empresas de apostas e por apostadores. Em 2025, o Produto da Arrecadação total chegou a R$ 4,5 bilhões e foi dividido entre áreas como saúde (1%), educação (10%), turismo (28%), esportes (36%), segurança pública (13,6%), seguridade social (10%) e outras destinações (1,4%), conforme os percentuais estabelecidos na Lei nº 14.790, de 2023. Pela legislação, todo o dinheiro do Produto da Arrecadação repassado ao Ministério da Saúde deve ser gasto com medidas de prevenção, controle e mitigação de danos sociais advindos da prática de jogos. Questionado pela reportagem da Agência Brasil se os R$ 45,7 milhões cobrem os gastos adicionais do SUS com o aumento da demanda por atendimentos a pessoas com problemas com jogos, o ministério respondeu não conseguir mensurar o custo dos atendimentos específicos, já que estes são prestados junto a outros serviços de média e alta complexidade da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que, só em 2025, custaram aproximadamente R$ 2,5 bilhões. Mesmo assim, o ministério assegurou que “a destinação social representa uma fonte relevante de financiamento, complementada com recursos do orçamento próprio da pasta”. Como acessar Atualmente, para acessar o serviço de teleatendimento em saúde mental do SUS, o interessado deve se cadastrar por meio do aplicativo Meu SUS Digital. Depois, para usar o serviço, é preciso baixar o aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas Android, iOS ou na versão web, e criar uma conta Gov.br ou usar a já cadastrada. O Meu SUS Digital também oferece conteúdos informativos sobre sinais de alerta, prevenção e impacto dos jogos na saúde mental. A plataforma disponibiliza um autoteste validado por especialistas. Se, ao responder o questionário, o usuário alcançar um resultado indicativo de risco moderado ou elevado, será automaticamente encaminhado para o teleatendimento. Em casos de menor risco, a pessoa será orientada a procurar apoio qualificado em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Ouvidoria do SUS também está treinada e preparada para orientações sobre o tema. Os profissionais atendem pelo telefone 136, por teleatendimento, via formulário, WhatsApp ou chatbot no site do Ministério da Saúde. Todas as informações seguem as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Cartilha A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece os problemas com jogos de apostas como um comportamento potencialmente prejudicial à saúde mental, com associação direta à ansiedade, à depressão, a outros comportamentos compulsivos e ao risco aumentado de suicídio e autolesão. No Brasil, o número de atendimentos pelo SUS de casos de jogo patológico e de mania de jogo e aposta aumentou 104% entre janeiro de 2018 e maio de 2025. Do total de 10.553 ocorrências atendidas no período, 4.316 foram ambulatoriais e 6.237 na Atenção Primária à Saúde, com alta prevalência entre homens e pessoas entre 20 e 49 anos – ainda que o crescimento do número de casos envolvendo jovens chame a atenção de especialistas. O problema já suscitou uma série de iniciativas públicas. Em dezembro de 2025, por exemplo, o governo federal lançou a Plataforma Centralizada de Autoexclusão, ferramenta que permite aos interessados bloquear o próprio acesso a todos os sites de apostas autorizados a funcionar no país. Até o fim de maio, mais de meio milhão de pessoas já tinham recorrido à ferramenta. Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde disponibilizou o Guia de Cuidado para Pessoas com Problemas Relacionados a Jogos de Apostas, com o objetivo de orientar o acolhimento, o acompanhamento e o tratamento de pessoas afetadas por jogos e apostas. O material pode ser acessado no site do ministério. Nesta sexta-feira (19), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto (nº 13.033) que visa a reforçar o combate ao mercado ilegal de apostas. Entre outras medidas, o decreto estabelece que o dinheiro confiscado de bets ilegais poderá ser utilizado no combate ao crime organizado.

  • Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento

    Benefício do Move Aplicativos serve para renovar frota Começa nesta sexta-feira (19) o período para motoristas de aplicativos e taxistas solicitarem financiamento de veículos zero quilômetro por meio do programa Move Brasil. A iniciativa do governo federal é voltada à renovação da frota de transporte individual no país. Os interessados precisam se cadastrar na plataforma oficial do programa para solicitarem o benefício junto às instituições financeiras, caso tenham atendido aos critérios de participação. Em um prazo de até cinco dias após o cadastro, o trabalhador será informado se poderá participar do programa. A iniciativa integra o Move Brasil, que prevê linhas de crédito facilitadas para aquisição de veículos novos. O Move Motos é uma linha de crédito para motociclistas de aplicativos que desejam financiar ciclomotores, motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas produzidas no Brasil ou com projeto de investimento voltado à produção no país. Ele segue os mesmos moldes do Move Aplicativos, que tem como público-alvo motoristas de aplicativos e taxistas interessados em financiar carros. Essas linhas de crédito são uma expansão do Move Brasil, criado para viabilizar a renovação de frotas no país, por meio de facilidades de financiamento Juros Segundo o Planalto, a taxa a ser cobrada para financiamento dos veículos será de 12,5% ao ano, o que corresponde a 0,99% ao mês para homens e 0,91% ao mês para mulheres. Os financiamentos serão destinados exclusivamente à compra de veículos novos, com valor máximo de R$ 150 mil. Os automóveis precisam ser de montadoras habilitadas no programa e atender a critérios de sustentabilidade definidos pelo governo. Para acessar o financiamento, estão previstos alguns requisitos mínimos, como 12 meses de cadastro na plataforma oficial, e no mínimo, 100 corridas realizadas. Estão incluídos veículos: Flex (gasolina e etanol); Elétricos, Híbridos a etanol. Move Aplicativos No caso do Move Aplicativos, 740 mil profissionais já atenderam aos requisitos para acessar a linha de financiamento com as condições mais favoráveis. O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 30 bilhões para a compra de veículos por motoristas de táxi e de aplicativo. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao BNDES, que também vai operacionalizar a medida.

  • Saúde de Biguaçu passa a oferecer vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos

    Imunizante amplia a proteção contra doenças como pneumonia, meningite, otite e sepse A partir deste mês de junho, a rede pública de saúde de Biguaçu passa a oferecer a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), novo imunizante incorporado pelo Ministério da Saúde para ampliar a proteção infantil contra os 20 tipos da bactéria pneumococo, responsável por infecções como pneumonia, meningite, otite e sepse. A aplicação é disponibilizada para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias de forma gratuita. Como a recomendação varia de acordo com a idade, o histórico vacinal e possíveis condições clínicas específicas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta pais e responsáveis a apresentar a caderneta de vacinação da criança na Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação da equipe de imunização. A análise individual permite identificar a necessidade de inclusão da nova vacina ou de adequação do esquema vacinal já realizado, garantindo que cada criança receba a proteção indicada para sua faixa etária e condição de saúde. Acesso facilitado e maior proteção A introdução da Pneumo 20 no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) amplia o acesso a um imunizante que, até então, estava disponível principalmente na rede privada. Além de proteger contra um número maior de variantes da bactéria, a vacina reforça a prevenção de doenças que podem causar complicações graves, internações e óbitos, especialmente entre crianças pequenas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas estão entre as principais causas de mortalidade infantil por enfermidades preveníveis por vacinação. No Brasil, foram registrados 4,6 mil casos de meningite e 1,4 mil mortes entre 2023 e 2025. *Com informações do Ministério da Saúde

  • CRAS na Comunidade terá edição dedicada a migrantes em Biguaçu

    Atendimentos serão realizados neste dia 23 de junho em três localidades do município Biguaçu intensifica o apoio aos migrantes em uma edição especial da ação CRAS na Comunidade. O evento é gratuito e será realizado no próximo dia 23, terça-feira, das 9h às 12h, simultaneamente em três localidades, com a presença das equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social do município. A ação é alusiva ao Mês do Migrante, comemorado em junho. Com a iniciativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca aproximar a população migrante e a comunidade em geral dos serviços da rede pública, oferecendo suporte, esclarecimentos e encaminhamentos relacionados à inclusão social e à garantia de direitos. A programação contará ainda com a oferta de atendimentos de saúde, do Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores e da Pastoral do Migrante, que disponibilizará orientações sobre a emissão de documentos, direcionamento para cursos de línguas e informações sobre acesso ao mercado de trabalho. Confira os endereços para participação: CRAS I – Rua João Martiniano Rodrigues, nº 240, bairro Praia João Rosa Salão da Igreja São Pedro – Rua Treze de Maio, nº 2845, bairro Saudade CRAS III – Rua Edilar Ângelo Valler, nº 188, bairro Bom Viver

  • MPSC cobra pagamento de multa de R$ 936 mil de pais condenados por não vacinarem os 3 filhos

    Foto: Claudio Vieira/PMSJC O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entrou com pedido, neste mês de junho, para que um casal multado em 2024 pela Justiça de Santa Catarina em quase R$ 1 milhão por não vacinarem os três filhos pague a multa. O órgão exige que os pais sejam intimados imediatamente para pagar o valor total acumulado da multa, de R$ 936.467,64, dentro do prazo legal de 15 dias. A sentença estabelece o valor de R$ 500 por dia e por criança em caso de descumprimento da decisão. O pai das crianças, Heins Hackbarth Junior, publicou um vídeo nas redes sociais sobre a situação e disse que o valor cobrado pela Justiça é “desproporcional aos rendimentos da família”. “Eu e minha esposa identificamos que a vacinação se tornou uma ameaça à segurança e à vida do nosso filho mais velho e nós não queremos pagar para ver se a vacinação também vai se tornar uma ameaça para a segurança e para a vida dos nossos outros dois filhos”, diz o homem em um dos trechos da publicação. A ação foi movida pelo MPSC em fevereiro de 2024 na comarca de Ituporanga, no Vale do Itajaí, após órgãos de fiscalização constatarem que as cadernetas de saúde das três crianças estavam completamente em branco, sem registro de nenhuma vacina (entenda abaixo). O Brasil conta com um dos maiores e mais completos programas públicos de vacinação do mundo: o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente mais de 20 tipos de vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, coqueluche, meningite, febre amarela, HPV, influenza e Covid-19. Entenda a condenação A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Tutelar constatarem que as cadernetas de saúde das três crianças estavam completamente em branco, sem registro de nenhuma vacina. Na defesa, os pais alegaram que decidiram interromper as vacinações depois que um dos filhos, atualmente com 9 anos, apresentou uma reação severa aos 6 meses de vida e quase morreu. Os responsáveis afirmam que a criança apresentou febre alta e fraqueza extrema e, por isso, decidiram suspender as doses seguintes do imunizante e o plano vacinal dos outros dois filhos mais novos. A Justiça determinou, então, a realização de uma perícia médica conduzida por uma especialista em alergologia e imunologia. O laudo técnico apontou que o episódio sofrido pelo bebê não foi uma reação alérgica grave (anafilaxia), mas um Episódio Hipotônico-Hiporresponsivo (EHH) — evento adverso raro, de curta duração, que não deixa sequelas neurológicas e não impede a continuidade do calendário vacinal. No processo, a médica perita ressaltou que os benefícios globais e individuais da imunização superam os riscos e que não há qualquer evidência científica ou contraindicação médica que justifique a privação do plano vacinal para nenhuma das três crianças. Em nota enviada ao g1, o pai destacou que a multa é desproporcional ao rendimento mensal da família e que a situação a coloca “em situação de extrema vulnerabilidade, com vários direitos negligenciados, entre eles, a liberdade de consciência, o direito de recusa, o poder familiar e o direito da livre escolha do médico de confiança”.

  • Florianópolis terá mutirão gratuito para orientação sobre retificação de nome e gênero

    Pessoas trans da Grande Florianópolis terão uma oportunidade de receber orientação especializada sobre a retificação de prenome e gênero no registro civil. No próximo dia 26 de junho, a Capital recebe mais uma edição do mutirão “Me Chame Pelo Meu Nome”, iniciativa que busca ampliar o acesso à informação e esclarecer dúvidas sobre o processo de adequação dos documentos oficiais. O atendimento será realizado das 10h às 15h, no Tribunal do Júri do Fórum da Capital, em Florianópolis. A participação é gratuita e aberta ao público da Capital e de municípios da região. A ação foi organizada para oferecer acolhimento, orientação e informações práticas para quem deseja atualizar o nome e o gênero nos registros civis. Durante todo o evento, defensoras e defensores públicos estarão disponíveis para explicar os procedimentos necessários, apresentar a documentação exigida e orientar sobre cada etapa do processo. Atendimento e informação em um único espaço Além do atendimento individual, a programação contará com duas rodas de conversa, previstas para as 10h e às 13h. Os encontros serão voltados ao compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências relacionadas à retificação de nome e gênero. A proposta é criar um ambiente acessível para que as pessoas interessadas possam compreender melhor seus direitos e conhecer os caminhos disponíveis para realizar a alteração dos documentos diretamente nos cartórios. Durante o mutirão, os participantes poderão receber orientações detalhadas sobre os documentos necessários e os procedimentos atualmente previstos para a atualização do registro civil. Como participar Para receber atendimento e orientação durante o mutirão, basta comparecer ao local portando RG ou outro documento oficial de identificação. A iniciativa busca facilitar o acesso às informações e permitir que mais pessoas tenham conhecimento sobre os procedimentos disponíveis para a retificação de prenome e gênero, fortalecendo a autonomia dos interessados durante todo o processo. Ação já passou por outras cidades catarinenses O mutirão “Me Chame Pelo Meu Nome” vem sendo realizado em diferentes regiões de Santa Catarina nos últimos anos. Em edições anteriores, a iniciativa já passou por Florianópolis, Joinville e Chapecó, levando orientação e atendimento para pessoas trans interessadas em compreender melhor os procedimentos relacionados à atualização dos registros civis. A nova edição na Capital reforça o trabalho de aproximação entre os serviços de orientação jurídica e a população da Grande Florianópolis, ampliando o acesso à informação e aos direitos relacionados à documentação civil. Serviço Evento: Mutirão “Me Chame Pelo Meu Nome” Data: 26 de junho Horário: das 10h às 15h Local: Tribunal do Júri do Fórum da Capital, em Florianópolis Público: pessoas trans da Capital e região interessadas em receber orientação sobre retificação de prenome e gênero Documentação: RG ou outro documento oficial de identificação Participação: gratuita A iniciativa chega à Grande Florianópolis como uma oportunidade para esclarecer dúvidas, obter orientações especializadas e conhecer os procedimentos relacionados à retificação de nome e gênero junto ao registro civil. Compartilhe essa informação com quem precisa saber!

  • Florianópolis: Ponte Hercílio Luz terá fechamento parcial neste domingo durante apresentação da Esquadrilha da Fumaça

    Quem pretende aproveitar o domingo (21) em Florianópolis e utilizar a Ponte Hercílio Luz para atravessar entre a Ilha e o Continente deve ficar atento às mudanças programadas para o período da tarde. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) confirmou uma alteração temporária no acesso à estrutura histórica em razão da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que acontecerá na Beira-Mar Continental. A medida foi planejada para garantir a segurança dos visitantes, pedestres e ciclistas, além de preservar a integridade da ponte durante a realização do evento, que deve atrair grande público para a região continental da Capital. De acordo com a programação, a restrição começa às 14h e permanece em vigor até o encerramento da apresentação aérea. Durante esse período, o vão central da Ponte Hercílio Luz ficará totalmente fechado. Além disso, a passarela de pedestres localizada no lado norte também estará interditada para circulação. Para manter a ligação entre Ilha e Continente, a passarela sul permanecerá aberta e será destinada exclusivamente à travessia de pedestres e ciclistas. A orientação é que as pessoas utilizem o espaço apenas para deslocamento, já que não será permitida a permanência no local para assistir às manobras da Esquadrilha da Fumaça. A expectativa é de aumento significativo na movimentação de moradores e visitantes na região da Beira-Mar Continental ao longo da tarde. Por isso, quem pretende circular pelas proximidades da ponte ou acompanhar o evento deve se programar com antecedência e considerar possíveis impactos na mobilidade. A Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais de Florianópolis, costuma registrar grande fluxo de pessoas durante eventos especiais. Neste domingo, a organização da operação busca garantir que a travessia ocorra de forma segura, permitindo que o público acompanhe a programação aérea sem comprometer a circulação e a preservação da estrutura. Com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça prevista para a tarde, a recomendação é que pedestres e ciclistas observem as orientações de segurança e respeitem as áreas de restrição estabelecidas durante toda a operação. Compartilhe essa informação com quem precisa saber!

  • Edital aberto - Inscrições reabertas de 22/06 a 06/07

    A Câmara Municipal de Palhoça informa a reabertura do período de inscrições do Concurso Público destinado ao provimento de cargos efetivos e à formação de cadastro reserva em seu quadro de pessoal. A medida foi adotada em razão da necessidade de ampliar a divulgação do certame, especialmente em relação à retificação do vencimento básico dos cargos de nível superior de Contador Legislativo e Controlador Interno, bem como do cargo de nível médio de Técnico Legislativo. Com o objetivo de conferir maior publicidade ao concurso e ampliar as oportunidades de participação de profissionais habilitados, a Administração Pública reabre as inscrições no período de 22 de junho a 06 de julho de 2026. A realização da prova objetiva tem previsão para o dia 30 de agosto de 2026. Cargos disponíveis As vagas estão distribuídas entre as seguintes funções: Nível Médio:Técnico Legislativo. Nível Superior:Administrador de Sistemas, Contador Legislativo, Controlador Interno e Jornalista. Os profissionais contratados atuarão sob o regime estatutário, com jornada de 30 horas semanais e direito a benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-saúde, conforme previsto na legislação municipal. Inscrições e Atendimento ao Candidato O concurso está sob a coordenação técnica da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).É importante destacar que as inscrições devem ser feitas unicamente pelo site da banca. Atenção aos canais de comunicação: Para garantir a transparência e a segurança jurídica do concurso, a Câmara Municipal informa que toda e qualquer dúvida técnica, pedidos de informação ou questionamentos sobre o edital devem ser encaminhados obrigatoriamente à Fundatec. A equipe da Câmara de Vereadores não está autorizada a prestar informações específicas sobre o processo, critérios de avaliação ou inscrições, devendo o candidato utilizar os canais oficiais da organizadora: Site oficial e inscrições: www.fundatec.org.br Contatos da Fundatec: Whatsapp: (51) 98474972 (51) 2312-3998 — Porto Alegre/RS e região metropolitana 0800 000 2398 — Interior e outros Estados Formulário: https://fundatec.org.br/portal/contato/concursos.php Provas O cronograma de provas e as etapas de seleção variam de acordo com o cargo pretendido. Os candidatos devem acompanhar regularmente as publicações no site da Fundatec para não perderem prazos de pedidos de isenção, homologação de inscrições e locais de prova. Links úteis Edital Lei orgânica Regimento interno Estatuto do Servidor Municipal Lei Complementar nº 145

  • Florianópolis: advogada investigada por liderança no tráfico é capturada pela PMSC

    Uma ação da Polícia Militar de Santa Catarina resultou na prisão de G.S., advogada e influenciadora digital conhecida nas redes sociais pelo apelido de “advogata”. A captura ocorreu na sexta-feira (19), no bairro Pantanal, em Florianópolis, durante uma abordagem realizada por equipes do Tático do 4º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com as informações repassadas pelas forças de segurança, os policiais realizavam patrulhamento na região quando abordaram a mulher e identificaram a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça. Após a confirmação da ordem judicial, ela foi detida e encaminhada ao Presídio Feminino da Capital. A prisão ocorre em meio às investigações que apuram a atuação de uma organização criminosa com envolvimento no tráfico de drogas em Santa Catarina. G.S. estava sendo procurada desde abril deste ano e figura entre os principais alvos da Operação Quebra de Comando, deflagrada em 12 de maio pela Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Florianópolis. As investigações apontam que os agentes conseguiram mapear diversos pontos de comercialização de entorpecentes, além de identificar pessoas responsáveis por diferentes funções dentro da estrutura investigada. Entre elas estariam operadores, intermediadores e integrantes ligados à logística do grupo. Segundo a apuração policial, a advogada é apontada como uma das possíveis lideranças da organização investigada. O trabalho investigativo é conduzido pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 39ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada no combate ao crime organizado. O processo tramita sob sigilo na Vara Estadual de Organizações Criminosas, o que limita a divulgação de detalhes sobre a investigação e sobre os elementos reunidos até o momento. A Operação Quebra de Comando mobilizou forças de segurança em diversas frentes e teve grande repercussão na Grande Florianópolis. Durante a ação realizada em maio, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e efetuadas 15 prisões. Com a captura de G.S. nesta sexta-feira, mais um desdobramento importante foi registrado no caso que segue sendo acompanhado pelas autoridades. A investigação continua em andamento para apurar a participação dos envolvidos e o funcionamento da organização criminosa investigada.

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page