Terça-feira, 23 de junho de 2026

Resultados da busca
818 resultados encontrados com uma busca vazia
- Outubro Rosa: Feira da Freguesia e Bienal do Livro unem forças pelo combate ao câncer
Ação especial garante a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer para oferecer orientações vitais sobre o câncer de mama A 2ª Bienal do Livro de São José, em uma parceria de impacto social com a Feira da Freguesia, realiza uma uma ação especial dedicada à campanha Outubro Rosa. A ação, que faz parte do calendário oficial de eventos do Outubro Rosa de São José, destaca-se por acolher a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do município, transformando o espaço cultural em um importante centro de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. Durante os dois dias de evento, a Rede Feminina marca presença com um estande dedicado à causa. A instituição aproveita a grande circulação de público para apresentar seu trabalho, oferecer orientações vitais sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, e vender produtos como camisetas, cuja renda foi totalmente revertida para a manutenção das suas atividades de apoio a pacientes. Acolhimento e Engajamento da Gestão O apoio da Prefeitura de São José à causa foi reforçado não apenas pela presença da Rede Feminina, mas também pelo engajamento dos servidores municipais. O secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, destacou o envolvimento de sua equipe. “Nossa Secretaria abraça a causa do Outubro Rosa. É um movimento de toda a cidade, e é fundamental que a cultura também seja um espaço de saúde e acolhimento. Por isso, todos os nossos colaboradores estarão literalmente vestindo a camisa, mostrando nosso apoio e incentivo à prevenção”, afirmou o secretário. A madrinha da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São José e Primeira-Dama do município, Sandra Mikulski, enfatizou a importância de cada ação de conscientização.”O Outubro Rosa é um lembrete crucial para todas as mulheres: precisamos dedicar um tempo para o nosso autocuidado. A presença da Rede Feminina na Feira da Freguesia e na Bienal é a prova de que a prevenção é um fator primordial para um tratamento mais eficaz, e o acolhimento oferecido pela Rede é essencial para quem está na jornada contra a doença”. Divulgação e Conscientização Para a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São José, Lilian Terezinha Madaloni, a oportunidade de estar em um evento de grande porte como a Bienal do Livro é inestimável. “Um espaço como este, com a visibilidade da Feira da Freguesia e da Bienal, é de extrema importância para a divulgação do trabalho da Rede Feminina. Nosso objetivo vai além da arrecadação de fundos: queremos levar a mensagem de prevenção e a importância do diagnóstico precoce ao maior número de pessoas, fortalecendo nossa missão de suporte e acolhimento às mulheres em São José”, ressaltou Lilian. Fonte: PMSJ
- Dia do Professor – 15 de Outubro
Hoje celebramos aqueles que dedicam suas vidas a ensinar, inspirar e transformar .O professor é mais do que alguém que transmite conhecimento — é quem planta sementes de sabedoria , desperta sonhos e constrói o futuro com cada lição, cada palavra de incentivo e cada olhar de confiança. Ser professor é acreditar no poder da educação , mesmo diante dos desafios.É fazer da sala de aula um espaço de esperança, de empatia e de crescimento. 🌿 A todos os professores, nossa eterna gratidão! Pelo amor em ensinar, pela paciência em guiar e pela coragem em continuar acreditando que aprender muda o mundo. 📚 Feliz Dia do Professor! 💜
- Teatro Adolpho Mello recebe o espetáculo “Cena Morta”, com entrada gratuita neste sábado (18)
Produção da Persona Cia. de Teatro promete uma imersão metateatral sobre os bastidores e as contradições do mundo artístico O Teatro Adolpho Mello, em São José, será palco do espetáculo “Cena Morta”, da Persona Cia. de Teatro, neste sábado (18), às 19h30. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (link disponível na bio da Cultura:@culturaeturismosj). Com duração de 60 minutos e classificação indicativa de 16 anos, o espetáculo narra a trajetória de Daiana, uma jovem atriz em busca de um recomeço. Após um episódio trágico, ela tenta reconstruir sua vida e carreira em uma nova cidade, sendo acolhida por Júlia, uma atriz experiente, e cruzando o caminho da misteriosa Luiza Fontenelle, artista renomada, mas marcada pela frustração e pelo vazio da fama. A trama se desenrola de forma metateatral, fazendo o público se sentir nos bastidores, como se assistisse a um ensaio, mesclando o cômico e o dramático em uma reflexão sobre o “mundo ingrato do teatro”.“São José tem valorizado cada vez mais o teatro e as produções locais. Receber um espetáculo como Cena Morta no nosso histórico Teatro Adolpho Mello é mais uma oportunidade de aproximar o público da arte e fomentar a cultura josefense”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de São José, Toninho da Silveira. Após a apresentação, o público poderá participar de uma conversa com o elenco e o diretor, conhecendo mais sobre o processo criativo e as inspirações da obra. O espetáculo já recebeu elogios da crítica especializada. Em 2016, o crítico Afonso Nilson de Souza, no site Teatro Jornal, destacou. “A ambivalência entre o real e o ficcional é um dos motes para a encenação de Cena Morta, da Persona Cia. de Teatro, de Florianópolis. Esse duplo lugar onde o que de início parecia ser recepção informal e o que é de fato encenado engendra um modo de ver que oscila entre o riso, a dúvida e o desconforto.” Serviço:Espetáculo: Cena Morta;Data: 18 de outubro (sábado);Horário: 19h30; Local: Teatro Adolpho Mello — Rua Padre Macário, 10, São José; Duração: 60 minutos; Classificação: 16 anos; Entrada gratuita — ingressos na bio da Cultura @culturaeturismosj . Fonte: PMSJ
- Vereadores de São José participam de assinatura para construção da Beira-Mar de Barreiros
Na manhã desta quinta-feira, 09, vereadores de São José participaram da assinatura do financiamento para construção da beira-mar de Barreiros. O presidente da Câmara, Matson Cé, um dos parlamentares no evento que contou com a presença de autoridades municipais e do governador Jorginho Mello, lembrou a importância da aprovação, pelo Legislativo, do financiamento junto ao Fonplata. "Todos os vereadores têm papel fundamental nesta futura obra da beira-mar de Barreiros. De forma unânime e célere, a Câmara Municipal analisou e aprovou o projeto para viabilizar uma das obras que entrará para a história de São José", frisou Matson Cé. O contrato prevê um investimento total de US$ 54 milhões, sendo US$ 43,2 milhões provenientes do Fonplata e US$ 10,8 milhões de contrapartida municipal — o que representa cerca de R$ 280 milhões no total (valores atuais). A nova avenida contará com 3,7 km de extensão, ligando o limite com Florianópolis até a BR-101, além de 2,8 km de vias de conexão, ciclovias, passeios públicos, iluminação em LED, paisagismo, áreas de lazer, esporte e cultura, e soluções modernas de drenagem e pavimentação sustentável. Foto ASCOM PMSJ
- Prefeito Orvino sanciona lei que determina identificação de animais castrados em São José
Medida fortalece o controle populacional, amplia a segurança sanitária e permite o monitoramento das ações de castração realizadas pela Prefeitura A Prefeitura de São José segue avançando nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. O prefeito Orvino Coelho de Ávila sancionou a Lei nº 6.494, de 1º de outubro de 2025, que determina que todos os animais castrados no município recebam, no ato da cirurgia, uma marcação para identificação do procedimento realizado. Aprovada pela Câmara de Vereadores, a nova legislação foi publicada na noite desta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o controle populacional de cães e gatos, além de ampliar a segurança sanitária e facilitar o monitoramento das castrações promovidas pela administração municipal. De acordo com a nova legislação, a marcação será feita de forma específica conforme a espécie. Em cães, a identificação será realizada no abdômen, próxima ao local da cirurgia e em gatos, a marcação ocorrerá na orelha, de maneira discreta e segura, sem causar dor ou prejuízo ao animal. A marcação será realizada por meio da introdução, sob a epiderme, de materiais corantes biocompatíveis, de forma indelével, garantindo a identificação do animal como já castrado. A responsabilidade pela aplicação da marcação será dos profissionais veterinários responsáveis pela castração, sejam eles pertencentes a órgãos públicos ou privados. O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou que a medida representa um avanço nas políticas de saúde pública e na responsabilidade com os animais. “Essa lei reforça o compromisso da Prefeitura com o bem-estar animal e com a saúde coletiva. Identificar os animais castrados é uma forma de garantir mais eficiência nas ações do Município e mais segurança para os tutores”, afirmou o prefeito. A lei já está em vigor e será aplicada em todas as castrações realizadas por meio dos programas municipais de controle populacional animal. Fonte: PMSJ
- Prefeito Orvino e governador Jorginho Mello assinam contrato do Fonplata para construção da Beira-Mar de Barreiros
Assinatura ocorre nesta quinta-feira (9), às 8h30, na Prefeitura de São José, e garante financiamento internacional para uma das maiores obras de mobilidade urbana de Santa Catarina O prefeito Orvino Coelho de Ávila recebe nesta quinta-feira (9), às 8h30, em seu gabinete na Prefeitura de São José, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e representantes da diretoria do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), para assinatura do contrato de financiamento que garante os recursos necessários para a construção da Beira-Mar de Barreiros. Obra promete transformar a mobilidade e o desenvolvimento urbano do município e de toda a Grande Florianópolis. O contrato prevê investimento de US$ 43,2 milhões (cerca de R$ 230 milhões) provenientes do Fonplata, com contrapartida municipal de US$ 10,8 milhões, totalizando US$ 54 milhões destinados à execução da obra. A Beira-Mar de Barreiros é considerada a maior intervenção de mobilidade urbana da história de São José e uma das mais importantes da Grande Florianópolis, com impacto positivo em todo o Estado. O projeto contempla 3,7 km de extensão ligando o limite com Florianópolis até a BR-101, vias de acesso e conexão de 2,8 km, implantação de ciclovias, passeios, iluminação LED, paisagismo e áreas de lazer, esporte e cultura, incluindo pista de skate, concha acústica e salas multiuso, além de ampla requalificação da faixa costeira. A obra também contempla soluções modernas de drenagem, pavimentação, integrando o projeto ao conceito de cidade inteligente e sustentável. O prefeito Orvino ressaltou o caráter histórico da conquista. “Esta é a maior obra de mobilidade da história de São José. O contrato com o Fonplata é um marco, que mostra a credibilidade do município e abre caminho para transformar a vida de quem mora, trabalha e circula pela região. É uma vitória coletiva, resultado da união de forças.” Contexto Esta é a primeira operação de crédito internacional da Prefeitura de São José, resultado de articulação junto ao Governo Federal e ao Senado, que aprovou a autorização para o financiamento. Após a assinatura, será dado prosseguimento à publicação no Diário Oficial e ao lançamento da Licitação Pública Internacional (LPI), que permitirá a participação de empresas brasileiras e estrangeiras interessadas na execução. A obra já possui Licença Ambiental Prévia (LAP) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e a Licença de Instalação está em análise. Durante a fase de implantação, serão necessários aproximadamente 97 trabalhadores, e o prazo estimado para a dragagem é de 10 meses, totalizando 12 meses considerando mobilização e desmobilização dos equipamentos. O prazo total para a conclusão da obra é de 48 meses. Serviço: O quê: Assinatura do contrato entre Prefeitura de São José, Governo do Estado e Fonplata para a construção da Beira-Mar de Barreiros; Quando: Quinta-feira (9), às 8h30; Onde: Prefeitura de São José – Av. Acioni Souza Filho, a Beira-Mar de São José, 403. Fonte: PMSJ
- Rematrículas da Rede Municipal de São José começam na sexta-feira (10)
Processo vale para crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação, informa que o período de rematrícula para o ano letivo de 2026 nas unidades da Rede Municipal de Ensino inicia nesta sexta-feira (10), e segue até 21 de outubro de 2025. O processo contempla as crianças da Educação Infantil (do Berçário ao GIV) e os estudantes do Ensino Fundamental. De acordo com o edital publicado pela Secretaria, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino onde a criança está matriculada, dentro do prazo estabelecido, para atualizar os dados e entregar a documentação necessária. A secretária de Educação, Cláudia Macário, destaca que o processo é essencial para garantir o planejamento do próximo ano letivo e assegurar a vaga de todos os estudantes.“A rematrícula é um momento importante tanto para as famílias quanto para a gestão escolar. É quando conseguimos atualizar os cadastros, confirmar a permanência das crianças e organizar as turmas com antecedência. Por isso, pedimos que os pais fiquem atentos aos prazos e documentos solicitados”. O edital também define que o período de rematrícula e entrega de documentação para as crianças do GV da Educação Infantil e estudantes dos 5º anos das unidades EEF Potecas, EEF de Califórnia e CEM José Nitro ocorrerá entre 3 e 10 de novembro de 2025. Além das rematrículas, o documento estabelece o calendário de transferências internas e divulgação dos quadros de vagas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.O edital completo com todas as informações pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de São José. CRONOGRAMA DE REMATRÍCULAS E TRANSFERÊNCIAS – ANO LETIVO 2026 Período de rematrícula para crianças do Berçário ao GIV e estudantes do Ensino Fundamental – 10 a 21/10/2025 Período de rematrícula e entrega de documentação (crianças do GV e 5º anos das unidades EEF Potecas, EEF Califórnia e CEM José Nitro)3 a 10/11/2025 Divulgação do quadro de vagas para transferência interna – Educação Infantil – 24/10/2025 Período de transferência interna – Educação Infantil – 27 a 30/10/2025 Envio do quadro-síntese de vagas à SME – Educação Infantil – 3/11/2025 Envio do quadro-síntese de vagas à SME – Ensino Fundamental – 13/11/2025 Divulgação do quadro de vagas – Ensino Fundamental – 3/12/2025 Período de transferência interna – Ensino Fundamental – 4 a 8/12/2025 Atualização das vagas disponíveis – Ensino Fundamental – 9/12/2025 Publicação da lista de contemplados – Ensino Fundamental – 11/12/2025 SERVIÇO: O quê: Rematrículas e transferências internas da Rede Municipal de Ensino de São José;Período: De 10 de outubro a 11 de dezembro de 2025 (conforme cronograma);Onde: Nas unidades de ensino da Rede Municipal;Mais informações:Acesse o edital completo aqui . Fonte: PMSJ
- Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Diagnóstico e tratamento “É preciso prevenir o câncer de mama constantemente, não apenas no mês de outubro, já que é a maior causa de morte por câncer no Brasil. Para além das mulheres se conscientizarem e procurarem o diagnóstico e o tratamento, os serviços de saúde pública precisam viabilizar com agilidade o diagnóstico e o tratamento. É preciso atender rápido todas as mulheres diagnosticadas, porque essa é uma doença que quando diagnosticada no início é bem possível a cura” destaca Maíra Martins, secretária de políticas para mulheres do SINASEFE. O Outubro Rosa é um movimento que reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A data também serve para reforçar a importância do autocuidado e abordar a saúde da mulher de forma mais ampla, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero. A programação do evento contará com os lançamentos da PUBLICAÇÃO “CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL: DADOS E NÚMEROS 2025” e do BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SOBRE MORTALIDADE POR CÂNCER FEMININO - MAMA E COLO DO ÚTERO POR RAÇA/COR E ETNIA. Fonte: https://www.gov.br/ : SINASEFE
- Prefeito Orvino sanciona lei que amplia direitos de pessoas com TEA em São José
Legislação garante ingresso em locais públicos e privados com alimentos e utensílios pessoais, respeitando necessidades específicas O prefeito Orvino Coelho de Ávila sancionou a Lei nº 6.489, de 17 de setembro de 2025, que altera e fortalece as regras de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A legislação, publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (30), assegura o direito de ingresso e permanência em qualquer local público ou privado com alimentos de consumo próprio e utensílios de uso pessoal, desde que não apresentem riscos a terceiros. A lei, de autoria do vereador Jair Costa, altera o artigo 1º da Lei nº 6.440/2025, sancionada em fevereiro, e amplia a proteção aos autistas, ao deixar explícito que o respeito às necessidades específicas desses cidadãos deve prevalecer no convívio social. O único caso em que há exceção é para escolas e estabelecimentos de ensino, que seguem suas próprias diretrizes nutricionais e alimentares. Orvino destacou que a sanção da lei representa mais um passo no compromisso da cidade com a inclusão e o respeito às diferenças. “Estamos falando de dignidade, de empatia e de direitos. As pessoas com TEA muitas vezes precisam manter suas rotinas e ter alimentos específicos por questões de saúde e comportamento. Garantir isso por lei é proteger a cidadania e tornar São José uma cidade mais justa e inclusiva”. Importância da legislação O Transtorno do Espectro Autista está associado, entre outros fatores, a uma rigidez comportamental que pode dificultar a adaptação a ambientes e rotinas. Por isso, a possibilidade de portar alimentos e utensílios pessoais é essencial para evitar constrangimentos e garantir a plena participação desses cidadãos em atividades sociais e comunitárias. A legislação reforça princípios já previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015), que prevê adaptações razoáveis como forma de assegurar direitos fundamentais. Casos de constrangimento ou proibição do ingresso de pessoas com TEA portando seus alimentos em locais públicos e privados já foram registrados em diferentes partes do país, reforçando a necessidade de proteção legal. Fonte: PMSJ
- Cientistas conseguem criar embrião humano com DNA retirado de células da pele
Cientistas americanos produziram, pela primeira vez, embriões humanos em estágio inicial, manipulando DNA retirado das células da pele de pessoas, fertilizadas com espermatozoides . A técnica pode superar a infertilidade causada por doenças ou pela idade avançada, utilizando praticamente qualquer célula do corpo como ponto inicial da vida. Ela poderá até permitir que casais do mesmo sexo tenham filhos geneticamente relacionados aos dois parceiros. O método ainda precisa ser consideravelmente refinado e pode levar ainda uma década para que as clínicas de fertilidade possam chegar a considerar o seu uso. Mas especialistas afirmam que este é um avanço impressionante, que exige um debate público aberto sobre as possibilidades que estão sendo criadas pela ciência. O círculo grande é o óvulo observado sob o microscópio. O ponto branco, embaixo, é o material genético retirado de uma célula da pele e colocado no seu interior. Como funciona a técnica A reprodução costumava se resumir ao encontro entre o espermatozoide do homem e o óvulo da mulher. Eles se fundem para criar um embrião e, nove meses depois, nasce o bebê. Mas este óvulo não está pronto para ser fertilizado pelo espermatozoide, pois ele já contém um conjunto completo de cromossomos. De cada um dos nossos pais, nós herdamos 23 conjuntos de DNA. O total é de 46, que já estão contidos no óvulo formado. Por isso, a próxima etapa é convencer o óvulo a descartar metade dos seus cromossomos. Os pesquisadores chamam este processo de "mitomeiose" — uma fusão dos termos "mitose" e "meiose", que são as duas formas de divisão celular. O estudo foi publicado na revista Nature Communications e mostra que foram produzidos 82 óvulos funcionais. Eles foram fertilizados com espermatozoides e alguns deles progrediram para os estágios iniciais de desenvolvimento de embriões. Nenhum deles se desenvolveu além do estágio de seis dias. "Atingimos algo que acreditávamos ser impossível", declarou o professor Shoukhrat Mitalipov, diretor do centro de terapia genética e com células embriônicas da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon, nos Estados Unidos. A técnica está longe de ser perfeita, já que o óvulo escolhe aleatoriamente quais cromossomos irá descartar. Ao final do processo, ele precisa ter um cromossomo de cada um dos 23 tipos para evitar doenças, mas acaba ficando com dois cromossomos de alguns tipos e nenhum de outros. O índice de sucesso também é baixo (cerca de 9%) e os cromossomos perdem um processo importante de recombinação do DNA, conhecido como permutação cromossômica. Mitalipov é um pioneiro neste campo, reconhecido mundialmente. Ele declarou à BBC que "precisamos aperfeiçoar isso". "Acho que é para onde irá o futuro algum dia, pois existem cada vez mais pacientes que não conseguem ter filhos", segundo o professor. Esta tecnologia faz parte de um campo em crescimento que pretende produzir espermatozoides e óvulos fora do corpo. Ele é conhecido como gametogênese in vitro. A técnica ainda está no seu estágio inicial de descoberta científica, não para uso clínico. Mas a intenção é ajudar os casais que não conseguem se beneficiar da fertilização in vitro, por não terem espermatozoides ou óvulos para utilizar. Ela poderá ajudar mulheres idosas que não possuem mais óvulos viáveis, homens que não produzem espermatozoides em quantidade suficiente ou pessoas que passaram por tratamento de câncer, que causou infertilidade. Este campo também reescreve as regras da paternidade. A técnica descrita não precisa usar as células da pele de uma mulher. Por isso, ela abre a possibilidade de que casais do mesmo sexo tenham filhos geneticamente relacionados a ambos os pais. Neste caso, a pele de um homem poderá ser empregada para produzir o óvulo e o espermatozoide do parceiro seria usado para a fertilização. "Além de oferecer esperança para milhões de pessoas com infertilidade, devido à falta de óvulos ou espermatozoides, este método poderá trazer a possibilidade de que casais do mesmo sexo tenham um filho geneticamente relacionado aos dois parceiros", explica a professora Paula Amato, da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon. Responsabilidade e confiança O professor de medicina reprodutiva Roger Sturmey, da Universidade de Hull, no Reino Unido, afirmou que esta descoberta científica é "importante" e "extraordinário". Para ele, "esta pesquisa reforça, paralelamente, a importância do diálogo aberto contínuo com o público sobre os novos avanços da pesquisa reprodutiva". "Descobertas como esta destacam para nós a necessidade de controle rigoroso, para garantir a responsabilidade e adquirir a confiança do público." O professor Richard Anderson, vice-diretor do centro MRC de saúde reprodutiva da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, declarou que a capacidade de gerar novos óvulos "seria um avanço importante". "Haverá preocupações muito importantes em relação à segurança, mas este estudo é uma etapa de um processo que irá ajudar muitas mulheres a terem seus próprios filhos biológicos", destaca o professor. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq5j9ndeeg7o
- Certificado de qualidade: Prefeitura de São José entrega Selo de Inspeção Municipal a açougue no Ipiranga
Certificação garante segurança de alimentos, qualidade dos produtos e fortalece a economia local A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, entregou nesta semana o Selo de Inspeção Municipal (SIM) ao Açougue Souza, localizado no bairro Ipiranga. O empreendimento, fundado há seis anos e comandado pelo empresário Leandro Pereira de Souza, é o 29º estabelecimento do município a receber a certificação, que atesta a qualidade e a segurança sanitária de produtos de origem animal. Para o proprietário, a conquista é motivo de orgulho e também de responsabilidade. “A importância do selo é mostrar ao cliente a procedência e a qualidade dos nossos produtos. É uma garantia para quem compra e uma valorização para quem produz”, afirmou Leandro, que administra o açougue com três funcionários e já planeja ampliar a produção com novos cortes e produtos temperados. Com o Selo SIM, o empresário está investindo na agregação de valor aos produtos ofertados, com uma sala de produção climatizada a 10º para assegurar o padrão de qualidade. Entre as especialidades oferecidas estão maminha recheada, sobrecoxa recheada, bife à rolê, almôndega, rocambole, kits de hambúrguer, entre outros preparos. Fiscalização e orientação técnica O SIM foi criado em 2017 e começou a operar em 2018. Desde então, já certificou quase 30 empreendimentos, enquanto outros quatro estão em processo de registro. O trabalho conta com acompanhamento técnico de médicas veterinárias, que orientam desde o fluxograma de produção, a compra de equipamentos, até o treinamento de colaboradores. A responsável técnica do Açougue Souza, a médica veterinária, Gabriela Auth, destacou que o selo amplia as possibilidades de comercialização. “Esse selo garante ao consumidor maior segurança de alimentos, pois envolve controle rigoroso de higiene, temperatura, matéria-prima e manipulação. Além disso, abre novas oportunidades de mercado para os empresários locais.” Com ela também trabalha a médica veterinária, Vanessa Pereira Cunha. A médica veterinária e fiscal do SIM, Claudia Cavalheiro, reforça que a inspeção contempla todos os elos da cadeia produtiva de carnes, pescados, leite, ovos e mel. “O objetivo é assegurar que o consumidor leve para casa produtos de qualidade, com fiscalização desde a origem até a prateleira. Embora seja municipal, o SIM tem validade em toda a Grande Florianópolis.” Desenvolvimento econômico e segurança alimentar O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, destacou o papel estratégico da certificação. “O SIM garante segurança alimentar aos consumidores e amplia as oportunidades de negócios para os empreendedores locais. É uma ferramenta de fiscalização, mas também de fomento, pois permite que as empresas participem de licitações e conquistem novos mercados com respaldo técnico e credibilidade.” Ele ressaltou ainda que o programa alia fiscalização e orientação. “Em São José, além da fiscalização, oferecemos assessoria para que os empreendedores consigam se adequar. O selo dá segurança jurídica e valoriza a produção local, fortalecendo nossa economia.” Serviço: Endereço: Açougue Souza – Rua Oto Júlio Malina, nº 1.689, Direto do Campo do Ipiranga; Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 19h; Contatos: @acougue—Souza e 048-99610-4986.
- Mais de mil adolescentes participam do encontro estadual de vereadores mirins
Troca de ideias, elaboração de leis e formação política envolveram mais de mil jovens e adolescentes, nesta quarta-feira (1º), durante o 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins. O evento foi realizado no Centro Sul, em Florianópolis, e contou com a participação de 70 Câmaras Mirins. De acordo com o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), o projeto, executado pela Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira, auxilia na aproximação dos jovens à política.“Trabalhamos por uma Alesc mais próxima da comunidade, e esse projeto com jovens e adolescentes cria esse momento de aproximação. Mostra como é a vida de um político, como podemos ajudar a transformar o dia a dia dos catarinenses e faz com que eles tomem gosto por essa vivência. Esse grande encontro é um momento importante para que eles possam aprender mais e também ter essa troca de experiência. Tenho certeza que muitos desses jovens que aqui estão hoje serão nossos vereadores, prefeitos, deputados.” O programa de formação de vereadores mirins foi instituído pela Resolução nº 5, de 8 de setembro de 2010, tornando conhecidas as funções e atividades do poder legislativo e possibilitando a troca de experiências entre câmaras que desenvolvem programas mirins. Para o presidente da Escola do Legislativo, Mauro De Nadal (MDB), o momento é de incentivo e provocação dos jovens e adolescentes a viverem e conhecerem o trabalho político. “Queremos provocar para que os nossos adolescentes vivam o mundo político. Para que eles participem, não apenas como espectadores, mas sim como atores do processo. Entender a função em cada esfera é importante para que eles também possam escolher com consciência seus representantes. E para que eles entrem de corpo e alma nessa vida que ajuda a transformar cada dia mais e melhor a nossa sociedade.” O parlamentar lembra o papel da Escola do Legislativo nessa construção e formação política. “Temos a função de levar a o conhecimento e as ferramentas de trabalho para que esses jovens possam se conectar com a vivência política. A escola faz o trabalho de ser a grande maestria de organização de mobilização, com o objetivo de fazer com que os jovens possam participar desses momentos importantes.” Ao todo, já são mais de 80 câmaras municipais em Santa Catarina que desenvolvem o programa Vereador Mirim, com a participação de alunos de escolas públicas e privadas, com faixa etária normalmente do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O evento contou com a presença dos deputados Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD), Altair Silva (PP), Mauricio Peixer (PL) e Matheus Cadorin (Novo). Conhecimento e futuro político O projeto Vereador Mirim estimula a cidadania e o protagonismo juvenil, trazendo a vivência democrática para o dia a dia. Para a vereadora mirim de São Miguel do Oeste, Sarah Paladini Pereira, o momento possibilita a troca de experiências. “É mágico estarmos aqui. Uma nova realidade, cheia de oportunidade, especialmente para nós que somos do extremo oeste. É um mundo onde podemos dividir experiências com pessoas de todo estado. São realidades, ao mesmo tempo, diferentes mas muito próximas. Problemas comuns, vivências comuns e que com isso podemos chegar a conclusões e, principalmente, soluções para cada uma de nossas cidade. Estamos juntos construindo um novo caminho.” Já o vereador mirim Gian Fabrício Gravi Gonçalves, de São Bento do Sul, não esconde o desejo de seguir os caminhos políticos futuramente. “Ninguém da minha família é ou foi político, mas eu sempre tive um desejo, e quando fui eleito vereador mirim essa vontade de aprender e estar no mundo da política aumentou ainda mais. Antes de ser um vereador mirim, como muitos dos meus amigos, pensava que a política era chata, mas compreendi que a política transforma vidas.” Projetos comunitários Durante o 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins, os adolescentes puderam conhecer mais de alguns projetos parceiros como o Protetor Ambiental da Polícia Militar Rodoviária; Educação para o Trânsito da Polícia Militar Rodoviária; o Proerd do 4º Batalhão da Polícia Militar; SOS Desaparecidos; Conseg Mirim de Içara; Regimento de Polícia Montada; Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Fonte: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/











