top of page

Resultados da busca

815 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Que nome você daria à sua receita?

    Salada de quinoa com frango em 20 minutos, Salada de legumes sazonais ou A melhor salada de sobras Para melhorar o SEO do post, inclua uma palavra-chave no título. Agora que você chamou a atenção dos seus leitores com um ótimo (e delicioso) título, escreva o parágrafo introdutório. Use-o para contar aos seus leitores exatamente o que eles irão preparar nesse post. Você pode explicar o que faz de você um especialista e adicione suas experiências pessoais ao fazer esta receita. Histórias são ótimas para atrair leitores. Antes de listar os ingredientes e a receita, inclua uma última frase para resumi-la. Você também pode adicionar quantas porções ela rende e o tempo total de preparo. Este é o lugar para chamar a atenção dos leitores com a ajuda de imagens incríveis da sua receita. Você pode adicionar uma para cada etapa do processo ou do prato final. Adicione suas imagens aqui. Sua lista de ingredientes Inclua cada ingrediente e a quantidade Você pode criar um link para os produtos que você recomenda Mencione os itens opcionais da receita Passo 1: Vamos começar Esse é o primeiro passo para fazer o prato perfeito. Dê o máximo possível de detalhes, garantindo que seus leitores possam acompanhar. Adicione um título para cada etapa da sua receita. Os títulos chamam a atenção dos leitores e os mantêm na página. Divida o processo em etapas curtas e claras. Passo 2: Adicione quantos passos forem necessários para a sua receita. Formate o título de cada passo como Heading 3. Encerre o post Termine com um breve resumo do que seus leitores aprenderam a fazer. Em seguida, convide-os a deixar um comentário, seguir suas redes sociais ou conferir posts relacionados.

  • São José começa a instalar iluminação de LED nas avenidas do anel viário

    A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada na segunda-feira (22) nas novas avenidas que integram o anel viário interno de São José. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, instalou os primeiros 56 postes de concreto de 11 metros que vão receber 60 luminárias viárias de tecnologia LED até 200W e os quadros de comando de iluminação pública na avenida que liga a Osvaldo José do Amaral, mais conhecida como Avenida das Torres, em Areias, a Rua João José Martins, em Potecas. A previsão é de que até sexta-feira (26) quem passar pelo local à noite já poderá ver a área totalmente iluminada. O prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatiza a importância da iluminação que dará maior segurança aos moradores e aos veículos que trafegam pelas novas avenidas. Outros pontos da região também receberão a nova iluminação em LED, entre eles, a nova avenida e a ponte sobre o Rio Forquilhas, que interliga os loteamentos Lisboa, Recanto da Natureza, Vista Alegre, Los Angeles e Ceniro Martins. Nesta avenida e na ponte, que tem cerca de um quilômetro, serão instalados 50 postes de concreto, sete metálicos, cinco de fibra de vidro e 47 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W, 13 luminárias viárias com tecnologia LED até 100W, cinco luminárias decorativas com tecnologia LED até 65W e quatro quadros de comando de iluminação pública. Os equipamentos começam a ser instalados ainda nesta semana. Em seguida será instalada a iluminação pública na Avenida Gervásio José da Silva, mais conhecida como Beira-Rio Forquilhas. A nova rede aérea de iluminação pública terá aproximadamente 2,5 km de extensão, com 72 postes metálicos ornamentais de 12 metros, 72 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W e quadros de comando de iluminação pública. Iluminação pública Atualmente 75% do Município já é iluminado pelo sistema de lâmpadas LED instaladas em diferentes regiões, com um investimento aproximado, até o momento, de R$ 20 milhões. A mudança da troca de todas as lâmpadas multivapor metálico e de vapor de sódio por LED começou em junho de 2022. Até esse momento, 12 bairros de São José já estão 100% iluminados com as lâmpadas de LED. No total são 13.471 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, contemplando 1.300 ruas. A modernização apresenta uma performance considerável a respeito da eficiência e economia. A redução é de 51,6% no consumo de energia, com a potência de 121.000W. Enquanto as anteriores, possuíam lâmpadas multivapor metálico de 400W e 250W e vapor de sódio, contendo lâmpada de 150W, com a potência de 250.000W. Secretaria de Comunicação de São José

  • Saúde mental de profissionais é destaque na Semana de Enfermagem 2025 de Biguaçu

    O evento reuniu 268 participantes, foi realizado de 19 a 21 de maio. Com foco na valorização da saúde mental e no bem-estar dos profissionais da área, o município de Biguaçu realizou, entre os dias 19 e 21 de maio, a Semana de Enfermagem 2025. O evento reuniu 268 participantes, entre acadêmicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, conselheiros do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e demais profissionais da saúde, em uma programação voltada ao fortalecimento emocional e institucional da categoria.  Neste ano, o tema central foi “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, alinhando-se ao cenário nacional de 2025, que aponta um crescimento expressivo nos afastamentos por estresse, ansiedade e Burnout entre trabalhadores da saúde. A escolha do tema reflete uma preocupação crescente com as condições de trabalho e a sobrecarga enfrentada por esses profissionais, especialmente após os impactos prolongados da pandemia e as novas exigências do sistema de saúde. A abertura do evento, promovido no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi marcada pela posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) para o biênio 2025-2027, além de uma homenagem à comissão anterior (2022-2025), em reconhecimento ao relevante trabalho prestado durante sua gestão. A programação incluiu palestras, oficinas e rodas de conversa, com a presença de especialistas de diferentes regiões de Santa Catarina, o que proporcionou uma abordagem multidisciplinar sobre os desafios enfrentados pela Enfermagem. As atividades possibilitaram momentos de reflexão e troca de experiências, além da apresentação de estratégias práticas voltadas ao autocuidado e à construção de ambientes de trabalho mais saudáveis. Um dos destaques foi o cuidado com os detalhes que valorizaram a cultura local. Como forma de agradecimento, os palestrantes receberam produtos típicos de Biguaçu, como tradicionais doces, balas, pães artesanais e hortifrutis da agricultura familiar, que também fazem parte da alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino. A Semana de Enfermagem 2025 foi considerada um marco para o município, reforçando o compromisso da gestão com o cuidado daqueles que cuidam. Ao promover um espaço de escuta, troca e valorização, o evento reafirma a urgência de políticas voltadas à saúde mental dos profissionais da Enfermagem, fundamentais para a qualidade do atendimento prestado à população. Fonte: PMB

  • Corte do bolo marca início das comemorações do aniversário de São José

    Solenidade ocorreu no Centro Histórico, após missa na Igreja Matriz A tradicional cerimônia de corte do bolo marcou o início das celebrações pelos 275 anos de São José. O evento aconteceu no Centro Histórico da cidade, logo após a missa de aniversário realizada na Igreja Matriz. O prefeito Orvino Coelho de Ávila, acompanhado da primeira-dama Sandra Mikulski e de outras autoridades locais, realizou o corte do bolo ao lado de moradores e visitantes que prestigiaram o momento simbólico. A partir das 10h, a programação se concentrou na Beira-Mar, com a abertura da Feira da Freguesia. O evento oferece diversas atrações, como praça de alimentação, expositores de artesanato, área kids em parceria com o Sesc, apresentações da Cavalaria da PMSC, exposição de carros antigos e motos Harley Davidson, além de outras atividades. A programação também incluiu a apresentação do Canil da Polícia Militar de Santa Catarina, shows musicais, dança, exposições e uma área gastronômica com comidas típicas e variedades. Confira a programação completa desta quarta-feira: Beira-Mar de São José 10h às 19h: Feira da Freguesia 10h: Abertura da praça de alimentação, expositores de artesanato, área kids com Sesc, Cavalaria da PMSC, S.O.S Desaparecidos da PMSC, exposição de carros antigos e motos Harley Davidson. 10h30: Dança Circular 10h50: Roda de Rendeiras 11h: Apresentação do Canil da PM 11h30: Banda da Polícia Militar 12h30: Show com Ney Platt 13h: Apresentação de Jéssica Daussen 14h: Banda do Exército 15h: Espetáculo do Circo Zona Azul 16h: Banda dos Bombeiros 17h: Show com Red Rock 18h: Apresentação do Blockbusters 19h: Bloco Vento Sul 18h: Sessão Solene de Cidadão Honorário (Teatro Hermelinda Izabel Merize)

  • Procon de São José monitora variação de preços dos ovos de Páscoa

    Para orientar e oferecer uma referência ao consumidor antes de ir às compras, o Procon Municipal de São José realiza nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) um levantamento de preços dos ovos de chocolate das diferentes marcas e tamanhos. A proposta é comparar o resultado com uma nova pesquisa que será feira na semana que antecede o feriado nacional. De acordo com o diretor geral do Procon, Tetê Souza, no total serão pesquisados 14 supermercados e atacadistas de São José. “Com isso, o Procon fomenta a livre competição no mercado para estimular diferentes fornecedores, além de facilitar ao consumidor, que poderá ver, na semana que antecede a Páscoa, a melhor opção de consumo”. A Páscoa será celebrada em 20 de abril. A pesquisa do Procon servirá como um guia para quem pretende comprar os chocolates e mostrar que vale a pena o consumidor pesquisar, acrescenta o diretor. Dentre as sugestões apresentadas pelo órgão está o compromisso de que o comprador deva planejar e comparar preços e produtos, para evitar práticas abusivas, assegurar a qualidade do produto, checando o prazo de validade. No caso dos ovos de Páscoa, geralmente os preços são informados por meio de listas, o que também exige atenção. Alguns estabelecimentos informam os preços em imagens semelhantes àqueles à venda, portanto, é importante verificar se o peso é correspondente. As formas de pagamento devem estar devidamente informadas, inclusive os valores à vista e a prazo, taxas de juros e valor total. Se a dúvida persistir, consulte os terminais de leitura óptica ou peça ajuda ao atendente. Secretaria de Comunicação

  • Odontomóvel se torna referência em atendimento odontológico nas escolas de São José - SC

    Até o momento, cerca de 300 alunos já foram atendidos, recebendo mais de 600 procedimentos A Prefeitura de São José tem se destacado como referência em saúde bucal ao levar atendimento odontológico diretamente para as escolas municipais. Desde a implantação de dois Odontomóveis, em setembro de 2024, o serviço tem garantido praticidade, conforto e acesso facilitado aos cuidados odontológicos para centenas de crianças da rede de ensino. Até o momento, cerca de 300 alunos já foram atendidos, recebendo mais de 600 procedimentos, como avaliação bucal, limpeza, restaurações e exames radiológicos sem precisar sair do ambiente escolar. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), o atendimento é voltado para crianças do GIV e GV, enquanto nos Centros de Ensino Municipal (CEMs) são atendidos alunos do 1º e 2º ano. Os dois veículos adaptados foram projetados para oferecer atendimento completo, com cadeira odontológica e todos os equipamentos necessários para os procedimentos. As crianças passam por triagem nas próprias escolas e aquelas com maior necessidade de tratamento são priorizadas. Algumas delas precisam de mais de uma consulta para concluir os procedimentos. A iniciativa tem sido um grande alívio para muitas famílias, como destaca a secretária de Saúde, Sinara Simioni: “Na maioria das vezes, os pais enfrentam dificuldades para levar os filhos ao dentista por conta do trabalho ou da falta de tempo. Com os Odontomóveis, garantimos que essas crianças recebam o atendimento necessário diretamente nas escolas”. A gerente de saúde bucal, Muryel Souto, reforça que a meta é alcançar cerca de 5 mil alunos da rede municipal que precisam de atendimento odontológico. “Com essa iniciativa, garantimos que nossas crianças tenham acesso facilitado ao dentista e também aprendam a importância da higiene bucal desde cedo, promovendo saúde e qualidade de vida”. Secretaria de Comunicação

  • Nascimento inusitado: bebê nasce na UPA de São José em parto emocionante

    O que era para ser apenas uma consulta de emergência se transformou em um momento inesquecível para a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Forquilhinha. Na terça-feira (12), a unidade foi cenário de um nascimento inesperado. O pequeno Brayan Martins veio ao mundo ali mesmo, nos braços de profissionais que garantiram um parto seguro e humanizado, reforçando a qualidade do atendimento prestado no município. Bruna Letícia Martins de Oliveira, moradora do bairro Forquilhinha, chegou à UPA por volta das 8h da manhã, sozinha e em trabalho de parto ativo. Sentindo contrações desde a madrugada, buscou atendimento na unidade mais próxima de sua casa. Após passar pela triagem, foi encaminhada para avaliação médica, onde se constatou dilatação total, exigindo ação imediata dos profissionais. A equipe prontamente mobilizou a sala de estabilização e, em poucos minutos, às 8h21, Brayan veio ao mundo nos braços da mãe, saudável e já iniciando a amamentação. Após os primeiros cuidados, mãe e filho foram encaminhados à Maternidade Carmela Dutra pelo SAMU, sem complicações. Para Bruna, o momento foi uma grande surpresa. “Nunca imaginei que meu filho nasceria na UPA, mas fui acolhida de uma forma incrível. A equipe foi rápida, atenciosa e me deu muita segurança. Sou muito grata pelo carinho e pelo cuidado que tiveram comigo e com o Brayan.” O caso reforça a qualidade e prontidão dos serviços de saúde prestados pelo município. “Esse nascimento simboliza a eficiência e o preparo dos profissionais, mesmo em situações inesperadas. Nossa prioridade é sempre oferecer acolhimento e assistência de excelência à população”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Fabrícia Martins. Secretaria de Comunicação

  • Procon de São José atenderá com horário agendado por WhatsApp

    Os moradores de São José devem agendar atendimento com o Procon pelo WhatsApp, que atende de forma automatizada. O robô Sofia, que opera com Inteligência Artificial (IA), já está disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp (48) 99679-1944. A inovação é inédita entre os Procons catarinenses e visa otimizar o atendimento ao público. O serviço pretende reduzir o prazo de espera pelas audiências de 120 dias para 15 dias, acelerando o processo de resolução de conflitos. Por meio do WhatsApp, a robô Sofia consegue tirar dúvidas e agendar atendimentos presenciais. O diretor-geral do Procon, Tetê Souza, relata que o sistema de IA segue o Código de Defesa do Consumidor, facilitando a orientação dos contribuintes sobre seus direitos e deveres de forma imediata e precisa. Na denúncia, as reclamações são transcritas em tempo real pelo sistema que interpreta o áudio do depoente. “A IA elabora um resumo da reclamação e oferece uma síntese do caso com base no Código de Defesa do Consumidor”, reforça o diretor. Ele informa ainda que o Procon de São José também pretende reduzir o uso de papeis no órgão. O sistema de IA funcionará como um assistente virtual (Sofia) que auxiliará no atendimento inicial, realizando um diagnóstico prévio das demandas. Segundo Tetê, a comunicação com os consumidores e empresas, será realizada por notificações por meio de aplicativos de mensagens. A expectativa do diretor do Procon é que a inovação permita um melhor gerenciamento do grande volume de atendimentos realizados diariamente, ampliando a capacidade de resposta e melhorando a experiência do consumidor.  O atendimento presencial no Procon de São José, localizado na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, ocorre das 12h às 17h20, mediante agendamento. Secretaria de Comunicação

  • “Pedra fundamental” marca início das obras de condomínio popular em São José

    O prefeito Orvino Coelho de Ávila, o vice-prefeito Michel Schlemper, secretários municipais e vereadores, participaram na manhã deterça-feira (11) do descerramento da pedra fundamental da construção de 200 apartamentos do residencial popular do Horto Florestal, localizado no bairro Potecas. A solenidade integra a programação oficial do aniversário dos 275 anos de fundação do município. O projeto arquitetônico já foi desenvolvido pela empresa CDA Engenharia, contratada pela Prefeitura de São José, que doou o terreno. A obra está estimada em R$ 30,3 milhões, com recursos obtidos por meio de convênio com o Ministério das Cidades. Além de São José, mais 10 municípios catarinenses foram selecionados. A obra vai beneficiar 200 famílias de baixa renda mensal de até dois salários mínimos — cerca de R$2,6 mil. Os interessados em residir no imóvel podem se inscrever no cadastro habitacional da Prefeitura de São José, por meio do link https://saojose.sc.gov.br/cadastro-habitacional/. A planta prevê quatro blocos na parte da frente, com capacidade para oito unidades por andar. Enquanto nos fundos do terreno foram desenhados três blocos com seis unidades por andar. Além disso, o condomínio vai contar com dois salões de festa, duas áreas de playground, uma biblioteca e uma sala do síndico. “Há mais de 20 anos, São José não construía uma habitação popular. Estamos dando continuidade a esse trabalho iniciado no ano passado, com a entrega de 96 apartamentos, e agora estamos entregando mais 200. Ainda é pouco para atender toda a demanda, mas estamos fazendo o possível para atender a população em todos os níveis”, destacou o prefeito. O vice-prefeito Michel Schlemper enfatizou a importância do empenho da atual administração em retomar a participação nos programas habitacionais do Governo Federal. “Sem o apoio dos governos federal e estadual, nós não conseguiríamos erguer uma casa sequer. A Câmara de Vereadores agiu com serenidade, o que permitiu o cadastro do imóvel, e agora a Construtora e a CEF realizam a obra.” “É uma obra muito importante para a cidade pois vai diminuir nosso déficit habitacional. A empresa que vai executar as obras com certeza vai cumprir os prazos para que tão logo essas moradias sejam entregues à população”, afirmou o secretário de Regularização Fundiária, Ruanito da Silva. Secretaria de Comunicação

  • Feira da Freguesia: edição especial marca aniversário de São José

    A tradicional Feira da Freguesia, promovida mensalmente há onze anos pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, terá sua primeira edição de 2025 na próxima quarta-feira (19), data em que o município comemora 275 anos de fundação. Diferente das edições anteriores, esta será realizada na Beira-Mar, com início às 9h, com uma missa na Igreja Matriz do Centro Histórico, e encerramento às 19h, com a apresentação do Bloco Vento Sul. Além da feira de artesanato, o evento contará com um espaço gastronômico, oferecendo uma variedade de alimentos. Entre 8h30 e 11h, a Cavalaria da Polícia Militar interagirá com as crianças, proporcionando ao público infantil a experiência de andar a cavalo. Durante todo o dia, também haverá o Espaço Sesc, com recreação infantil e exposição de carros antigos. O evento, que contará com 75 barracas de artesanato e 35 opções gastronômicas, promete ser um presente para a população, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira. “É a primeira Feira da Freguesia de 2025, e queríamos que fosse algo especial. Por isso, decidimos realizá-la no dia do aniversário da cidade, com uma programação super especial. É o nosso presente para a população”, declarou o secretário. Inicialmente programada para o domingo (16), seguindo o cronograma habitual do segundo domingo do mês, a feira teve sua data alterada para o dia 19 de março, data oficial do aniversário de São José. A mudança visa tornar a celebração ainda mais marcante, unindo a tradição da feira com o espírito festivo da data comemorativa. Programação:–  9h – Missa (Igreja Matriz do Centro Histórico); – 10h – Ballet Sesc; – 10h30 – Dança Circular; – 10h50 – Roda de Rendeiras; – 11h30 – Banda da Polícia Militar; – 13h – Jéssica Daussen; – 14h – Banda do Exército; – 15h – Circo Zona Azul; – 16h – Banda dos Bombeiros; – 17h – Red Rock; – 18h – Blockbusters; – 19h – Bloco Vento Sul. Secretaria de Comunicação

  • No dia do Músico - Concerto 148° aniversário Banda União Josefense

    A Banda de São José continua viva nas manifestações culturais e religiosas do município de São José e tem por objetivo reabrir a sua escola de música e difundir a cultura musical no nosso município. REABERTURA DA ESCOLA DE MÚSICA A Diretoria da Banda está empenhada em reabrir a escola de música, porém, a nossa estrutura física e didática merece de algumas melhorias para bem receber os alunos. Temos alguns problemas no telhado da nossa sede, bem como, carência de materiais didáticos, tal como, quadro, retroprojetor, som e assinatura de software específico para o adequado ensino da música. No dia em que se celebra o dia do músico, estamos promovendo um concerto musical no Teatro do Centro Multiuso de São José; com o objetivo de angariar fundos para promover alguns reparos na sede da Banda. No dia 22/11 a Banda Josefense realizará um Concerto no Teatro Multiuso de São José, em parceria com a @bandastagium10 ;  o valor arrecadado na venda de ingressos, vai ser usado para reestruturar a sede! Uma das Bandas mais antigas do Estado de SC e declarada patrimônio cultural do Município de SJ Senhor dos Passos no Centro Histórico de São José no dia 03 de março de 2024. A Sociedade Musical União Josefense, desenvolve atividades culturais em São José - SC desde 1876, sendo reconhecida como uma das Bandas mais antigas do Estado de SC e declarada patrimônio cultural do Município de SJ. Porém, nos últimos anos, a mesma tem passado por muitas dificuldades e para tentar dar continuidade às suas atividades de cursos gratuitos à comunidade, realizará um Concerto de Aniversário no dia 22/11 no Teatro Multiuso de SJ. REALIDADE ATUAL Ao longo de seus 148 anos a instituição formou incontáveis músicos e serviu de inspiração para a formação de outras sociedades musicais no Estado de Santa Catarina e no Brasil. Com o advento da pandemia inúmeras atividades sofreram paralização, em especial, no meio cultural. Nestes termos, objetivando resgatar o brilho da nossa amada Furiosa ou Banda de São José, uma nova diretoria foi composta em junho de 2023. Busca-se reativar as atividades desta, por intermédio de apresentações musicais, bem como possibilitar para a comunidade josefense o incentivo ao estudo da música e desenvolvimento de novos artistas de São José.

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page