top of page

Resultados da busca

812 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Três criminosos são presos por criar site falso de leilão de carros e lesar vítimas em SC

    A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DD/DEIC), com o apoio das Polícias Civis dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, deflagrou na manhã de quinta-feira (18), a Operação Miragem. A ofensiva deu cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e a dois mandados de prisão preventiva nas cidades de São Paulo (SP) e Santo André (SP). Além disso, na capital paulista uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas. A ação teve o objetivo de desarticular um esquema interestadual de estelionato na modalidade de falso leilão. As investigações tiveram início no ano de 2025, logo após a identificação de fraudes envolvendo a venda simulada de veículos automotores por meio do site fraudulento “www.pregaosantacatarina.org”. A delegacia especializada da DEIC conseguiu mapear o organograma do grupo e identificar o responsável técnico pela criação e hospedagem da página falsa, os integrantes encarregados de contatar as vítimas após os falsos arremates, além dos suspeitos que abriam as contas bancárias e os respectivos operadores financeiros que pulverizavam os valores obtidos com os golpes. Durante as buscas nos endereços monitorados, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos e dispositivos móveis, que agora serão submetidos a análise técnica forense para a finalização do inquérito policial.

  • Audiência pública debate segurança, preservação ambiental e uso das trilhas da Praia da Galheta

    A Câmara Municipal de Florianópolis realizou, nesta semana, uma audiência pública para debater a ocorrência de atos ilícitos nas trilhas de acesso à Praia da Galheta. O encontro foi promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública e pela Comissão de Meio Ambiente, reunindo vereadores, representantes das forças de segurança, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, entidades ligadas ao naturismo e moradores da Capital. Participaram da audiência os vereadores Rafinha, Ricardo Pastrana, Camasão, Carla Ayres e Manu Vieira, além de integrantes da Associação Amigos da Galheta (Agal), representante da Federação Brasileira de Naturismo e membros da comunidade. O primeiro a utilizar a tribuna foi Anselmo Machado, representante da Agal e da Federação Brasileira de Naturismo. Durante sua manifestação, ele ressaltou que a prática do naturismo na Galheta antecede a regulamentação municipal ocorrida na década de 1990 e afirmou que o movimento naturista tem histórico de colaboração com o poder público na defesa da área. Segundo Machado, os praticantes do naturismo são contrários às ocorrências de importunação sexual, consumo e comércio de drogas, furtos e atos sexuais em áreas públicas. Ele lembrou que, há mais de duas décadas, a associação vem cobrando maior presença do Estado na região. “Há 24 anos a gente vem pedindo segurança, presença do Estado, cuidados com a degradação do meio ambiente, medidas para combater a importunação sexual, a prática ilícita de sexo nas trilhas, furtos e vendas de drogas”, afirmou. O representante também apresentou a proposta de uma gestão compartilhada para a área, com instalação de equipamentos de segurança e câmeras de monitoramento. “A gente gostaria muito que saísse dessa audiência pública com alguma solução”, declarou. Outro tema abordado foi a situação jurídica da prática do naturismo na praia. Machado citou decisão judicial relacionada a um habeas corpus impetrado pela Agal, segundo a qual pessoas que praticam naturismo na faixa de areia e no mar não podem ser presas apenas por estarem nuas. Ele destacou, entretanto, que qualquer outra prática ilícita continua sujeita à atuação das autoridades policiais. Durante os debates, a vereadora Carla Ayres chamou atenção para a necessidade de aprofundar a investigação sobre possíveis canais que promovam a Galheta como destino para turismo sexual. Segundo ela, eventuais atividades desse tipo podem gerar lucro para terceiros, ao mesmo tempo em que prejudicam a preservação ambiental e a imagem da região. A parlamentar também observou que relatos de condutas inadequadas não se restringem à Galheta, citando ocorrências registradas em outros espaços públicos da cidade. Carla defendeu que a discussão seja ampliada para além da praia e envolva estratégias permanentes de fiscalização, educação e ordenamento urbano. Ao longo da audiência, representantes das forças de segurança pública, da Floram e da Secretaria Municipal de Segurança apresentaram informações sobre a atuação dos órgãos na região e ouviram demandas da comunidade. Entre os principais encaminhamentos debatidos estiveram o fortalecimento da fiscalização, a melhoria da infraestrutura das trilhas, a ampliação do monitoramento e a busca por soluções que conciliem segurança, preservação ambiental e o respeito aos diferentes usos do espaço público. “No curto prazo, a gente tem um encaminhamento das forças de segurança, novas rodadas de fiscalização com utilização de inteligência artificial, drones térmicos para prender os malfeitores. A gente precisa de exemplos presos para mostrar que aqui não é lugar pra fazer turismo sexual”, afirmou o Vereador Rafinha. Os vereadores que participaram da audiência destacaram a importância do diálogo entre moradores, entidades, órgãos públicos e frequentadores da Galheta para a construção de medidas efetivas. As contribuições apresentadas durante o encontro deverão subsidiar futuras ações e encaminhamentos junto aos órgãos competentes.

  • Florianópolis terá voos regionais para o interior de Santa Catarina com passagens a partir de R$ 225

    Florianópolis passa a ser o centro de uma nova proposta de conectividade aérea em Santa Catarina com o programa VOA + SC, que prevê a criação de uma malha de voos regionais ligando a Capital a cidades do interior do Estado. O projeto estabelece tarifas fixas e controladas, com passagens que partem de R$ 225. A iniciativa integra um modelo de aviação regional estruturado para ampliar a ligação entre Florianópolis e diferentes regiões catarinenses, incluindo o Sul, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Meio-Oeste e Extremo Oeste. Florianópolis como hub central da malha aérea O Aeroporto Internacional de Florianópolis será o ponto principal de conexão do sistema, funcionando como hub para todas as rotas previstas no programa. Ao todo, nove cidades catarinenses serão atendidas com voos regulares de duas frequências semanais, operados por aeronaves com capacidade entre 9 e 19 passageiros. O modelo prevê investimento estadual de até R$ 22,5 milhões no primeiro ano, com subsídio ao sistema e controle tarifário baseado no tempo de voo. Como funciona o modelo de tarifas O VOA + SC adota um cálculo baseado em valor por hora de voo, fixado em R$ 450. Para trajetos mais curtos, a tarifa sofre redução proporcional ao tempo de deslocamento. Em voos inferiores a 45 minutos, há um teto máximo de 70% desse valor, garantindo passagens mais acessíveis. A proposta também determina que toda receita obtida com venda de bilhetes e transporte de cargas seja descontada do valor pago pelo Estado à empresa aérea contratada, dentro de um modelo de déficit tarifário. Rotas ligando Florianópolis ao interior de SC Entre os principais trajetos previstos, os valores das passagens variam conforme a duração dos voos: Florianópolis – Jaguaruna: 30 minutos, R$ 225 Florianópolis – Blumenau: 30 minutos, R$ 225 Florianópolis – Forquilhinha: 40 minutos, R$ 299,70 Florianópolis – Lages: 40 minutos, R$ 299,70 Florianópolis – Correia Pinto: 42 minutos, R$ 315 Florianópolis – Joinville: 44 minutos, R$ 329,85 Florianópolis – Joaçaba: 1 hora, R$ 450 Florianópolis – Caçador: 1h27, R$ 652,50 Florianópolis – São Miguel do Oeste: 1h50, R$ 824,85 A rota entre Florianópolis e Caçador, por exemplo, terá valor estimado de R$ 652,50, dentro do mesmo modelo de precificação proporcional ao tempo de voo. Expansão da mobilidade aérea em Santa Catarina Além de aproximar a Capital do interior, o programa busca fortalecer a integração regional, conectando Florianópolis a polos econômicos e administrativos importantes como Joinville, Blumenau, Lages e São Miguel do Oeste. O sistema também prevê padronização de segurança operacional e regularidade mínima de dois voos semanais para todas as rotas, com foco em ampliar a mobilidade aérea dentro do Estado. A proposta marca uma nova etapa na aviação regional catarinense, colocando Florianópolis como eixo central de conexão entre diferentes regiões e facilitando deslocamentos de curta e média distância por meio do transporte aéreo.

  • Obras do novo calçadão com ciclovia na Fazenda Santo Antônio, em São José, entram em nova etapa

    Construção das lajes avança sobre galerias de concreto e prepara implantação de passeio público e ciclovia para ampliar mobilidade e segurança na região A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (22) uma nova etapa das obras de macrodrenagem e urbanização no trecho entre as ruas Alice Santos Rosa e Benjamin Gerlach, no Bairro Fazenda Santo Antônio. Os trabalhos entram agora na fase de execução das lajes de cobertura sobre as galerias celulares de concreto armado, estrutura que servirá de base para a futura implantação de um calçadão com passeio público e ciclovia. Até o momento, mais de 150 galerias celulares de concreto armado, com dimensões de 2,5 metros por 2,5 metros, já foram instaladas no local. A intervenção está sendo executada sobre um córrego aberto que, além de exigir constantes serviços de limpeza e manutenção, frequentemente contribuía para alagamentos na região durante períodos de chuva intensa. Com investimento aproximado de R$ 900 mil, a primeira etapa da obra contemplou cerca de 75 metros de galerias de concreto armado, projetadas para ampliar significativamente a capacidade de escoamento e armazenamento das águas pluviais. A solução de engenharia busca minimizar os impactos causados pelas chuvas, proporcionando mais segurança para moradores, comerciantes e usuários da região. Além de solucionar um problema histórico de drenagem, a obra transformará o espaço em uma nova área de circulação e convivência. Após a conclusão da estrutura subterrânea e da execução das lajes, será implantado um moderno calçadão equipado com passeio público e ciclovia, fortalecendo a mobilidade urbana e incentivando deslocamentos mais seguros, acessíveis e sustentáveis. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a intervenção atende a uma antiga reivindicação da comunidade e representa um importante investimento na qualidade de vida da população. “O objetivo é ampliar a vazão das águas e minimizar os problemas de alagamentos na região. Pedimos aos moradores, motoristas e motociclistas que circulam pelas proximidades das obras que tenham paciência. Dentro de aproximadamente 50 dias, dependendo das condições climáticas, vamos entregar a macrodrenagem e o novo calçadão”. A expectativa é que, após a conclusão dos trabalhos, a região passe a contar com uma infraestrutura mais moderna, segura e preparada para atender às necessidades de mobilidade e drenagem urbana.

  • Parlamento catarinense homenageia os 50 anos do Centro de Ciências Biológicas da UFSC

    Ato solene da Alesc reconheceu a contribuição do Centro de Ciências Biológicas da UFSC para a pesquisa, a formação acadêmica e a preservação ambiental em Santa Catarina. O Parlamento catarinense celebrou, na noite desta quinta-feira (18), os 50 anos de criação do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). >>Assista à transmissão na íntegra A homenagem foi realizada em ato parlamentar solene, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Palácio Barriga Verde, por iniciativa do deputado Marquito (Psol). A cerimônia reuniu autoridades, professores, pesquisadores, estudantes, familiares e representantes da comunidade acadêmica para reconhecer a trajetória de uma das mais importantes unidades de ensino, pesquisa e extensão do estado. Referência nacional Criado em 1976, o CCB é referência nacional nas áreas das Ciências da Vida e desenvolve atividades ligadas à biologia, saúde, agricultura, zootecnia, biotecnologia e meio ambiente. Atualmente, o centro é composto por oito departamentos e atende também a 22 cursos de graduação de outros seis centros da UFSC. Além disso, é responsável pela implantação e coordenação da Unidade de Conservação Ambiental Desterro (UCAD), área de 491,5 hectares destinada à preservação da Mata Atlântica e ao desenvolvimento de pesquisas e programas de educação ambiental. Reconhecimento à trajetória do CCB Autor da homenagem, o deputado Marquito destacou a contribuição do Centro de Ciências Biológicas para o desenvolvimento científico e social de Santa Catarina e do país. “É uma justa homenagem para essa instituição, que sempre atuou e continua atuando na proteção ambiental e na qualidade da ciência. Nós, enquanto Parlamento, estamos homenageando essa comunidade acadêmica, seus biólogos, professores e diretores. Então, é uma satisfação poder fazer isso através da Alesc”. DeputadoMarquito Para o deputado, é inegável o empenho do CCB na proteção ambiental do estado. Ele citou a implantação da Unidade de Conservação Ambiental Desterro (UCAD), área de 491,5 hectares destinada à preservação da Mata Atlântica, como um exemplo. Emoção deu o tom Durante a solenidade, o Parlamento prestou homenagem ao atual diretor do CCB, professor Rui Daniel Prediger, em reconhecimento ao cinquentenário da instituição e à sua contribuição para o desenvolvimento educacional, científico e social. Bastante emocionado, o diretor do CCB, professor Rui Daniel Prediger, avaliou a homenagem do Parlamento como um marco histórico para a instituição. “Esse reconhecimento é uma honra para todos que construíram essa história de 50 anos de nossa instituição, que deixa um legado de pesquisa, extensão e ensino para os catarinenses”. Homenagens aos ex-diretores que marcaram a história do centro Homenagens póstumas Emil Flygare, primeiro diretor do CCB em 1976, representado pela vice-diretora Evelise Maria Nazari; Telmo Tavares, representado por sua filha Denise Piazza; Carlos Aramy Dornelles Silva, representado por sua filha Antoninha Santiago Silva; Calixto Golin, representado pela esposa Marialva Feller Golin e pelo filho Júlio Feller Golin; Cândido Geraldo Freitas, representado pelos filhos Vitor Leal Freitas e Marcos Leal Freitas; Carlos Fernando Miguez, representado pelo filho Carlos Fernando Brandão Miguez. Foram reverenciados ainda os ex-diretores Ademar de Souza; Reinaldo Naoto Takahashi; João de Deus Medeiros; Yara Maria Rauh Müller; Sônia Gonçalves; Alexandre Verzani Nogueira. Cursos e departamentos foram reconhecidos A solenidade destacou ainda a importância da formação acadêmica desenvolvida pelo Centro de Ciências Biológicas. Os cursos de graduação em Ciências Biológicas da UFSC foram homenageados, representados pela coordenadora Daniela De Toni. Os programas de pós-graduação foram representados pela professora Michele de Sá Dechoum. Os oito departamentos que integram o CCB também receberam reconhecimento do Parlamento catarinense: Departamento de Bioquímica (BQA), representado por Guilherme Razzera Maciel; Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética (BEG), representado por Geison de Souza Izídio; Departamento de Botânica (BOT), representado por Leonardo Rubi Rörig; Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS), representado por Renata Maria Lataro; Departamento de Ciências Morfológicas (MOR), representado por Diego Martins; Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ), representado por Paulo Christiano de Anchietta Garcia; Departamento de Farmacologia (FMC), representado por Lucas Pinheiro; Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), representado por Ricardo Mazzon. Em nome dos homenageados, a professora Sônia Gonçalves fez uso da palavra e ressaltou a trajetória construída ao longo de cinco décadas por docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes que contribuíram para consolidar o CCB como um centro de excelência acadêmica. “Essa reverência nos fortalece ainda mais como instituição”, afirmou. A solenidade reafirmou o reconhecimento do Parlamento catarinense à contribuição da Universidade Federal de Santa Catarina para a produção científica, a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento sustentável do estado e do país.

  • Plataformas passam a exigir autorização para remunerar menores

    Regras do ECA Digital sobre exposição comercial entraram em vigor © Bruno Peres/Agência Brasil Crianças e adolescentes agora precisam de autorização judicial em casos de exposição comercial nas redes sociais, tanto em rede própria quanto em canais de adultos. A determinação começou a valer nesta semana e está prevista no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente. A norma determina que, caso os chamados influenciadores mirins não tenham o alvará, os conteúdos devem ser suspensos imediatamente pelas plataformas digitais, enquanto a situação não for regularizada. Além disso, as redes digitais, como YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, Twitch e Kwai, não podem monetizar (pagar por visualizações/anúncios) ou impulsionar conteúdos que explorem, de forma habitual, a imagem ou a rotina de crianças e adolescentes sem autorização judicial. Apesar de o ECA Digital estar em vigor desde março, a legislação deu três meses para a estas normas relacionadas às plataformas digitais começarem a valer. O ECA digital também proíbe que os serviços de tecnologia da informação veiculem, monetizem ou impulsionem conteúdos que exponham crianças ou adolescentes a situações violadoras, erotizadas, vexatórias, degradantes ou publicidade vedada. Na última sexta-feira (12), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) encaminhou um ofício às principais plataformas digitais com recomendações para adequação à nova legislação, na parte que trata das atividades artísticas online de crianças e adolescentes. Entre as recomendações, está a de que as plataformas notifiquem todos os perfis sobre a obrigatoriedade de autorização judicial para conteúdos remunerados e adotem meios de verificação dos que já possuem alvará para atividade artística de crianças e adolescentes. Porém, nos primeiros meses de vigência da norma, admite-se, temporariamente, o comprovante de protocolo do requerimento para justificar a regularização em curso. Padronização Instituído em abril deste ano para criar propostas de regularização e fiscalização da atividade artística de crianças e adolescentes em ambientes digitais, o Comitê Consultivo elaborou relatório com diretrizes para garantir que a exposição virtual não prejudique o desenvolvimento do menor. Além disso, na próxima terça-feira (23), o Comitê Consultivo apresenta uma proposta para a padronização de alvarás será votada no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A minuta de resolução prevê a criação do Banco Nacional de Alvarás para a Participação de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital (BNAD), gerido pelo próprio poder público para permitir a fiscalização pelas autoridades e o controle social. Primeiramente, o juiz responsável pela concessão da autorização judicial poderá estabelecer condições para proteger a saúde física, mental e emocional da criança ou do adolescente e preservar sua privacidade e dados pessoais. Entre as novas regras sugeridas ao CNJ no documento estão: A solicitação deve ser feita na Vara da Infância e da Juventude da cidade onde a criança mora, para facilitar a fiscalização local Alvarás não são mais vitalícios ou por tempo indeterminado. Os documentos passam a ter validade máxima de 12 meses para crianças e até 18 meses para adolescentes Alvarás emitidos antes da entrada em vigor da norma permanecerão válidos até o término da vigência as condições previstas na autorização judicial, como frequência escolar, devem ter o cumprimento acompanhado as regras valerão para todas as crianças brasileiras, mesmo que morem fora do país; O Ministério da Justiça destaca que os alvarás podem ser revistos ou cancelados a qualquer momento pelo juiz na Vara da Infância e da Juventude. Modelo unificado Para que o juiz conceda o alvará, o pedido ao poder judiciário deve preencher os seguintes critérios de proteção, entre eles, direitos trabalhistas e garantias educacionais: Consentimento: a própria criança ou adolescente precisa concordar com a atividade Frequência escolar: comprovação de matrícula no ano letivo e garantia de que a rotina de gravações e publicações é compatível com a de estudos Proteção econômica: os rendimentos financeiros obtidos com a atividade digital devem ser revertidos diretamente em favor da criança ou adolescente para segurança econômica desse público. A sugestão é que os valores sejam depositados em uma conta poupança ou aplicações de baixo risco, como o Tesouro IPCA+. Limites de horas de trabalho e de conteúdo com a definição clara do que pode e do que não pode ser gravado Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema só vai coletar, armazenar e exibir dados minimamente necessários para cumprir sua função, para proteger a identidade e a intimidade dos influenciadores mirins. Modalidades de alvará Com base na proposta do Comitê Consultivo do Ministério da Justiça, a regulação do trabalho de influenciadores infantojuvenis foi dividida em duas modalidades de alvará: Trabalho de publicidade tradicional adaptado à internet Rotina de criação de conteúdo para canais e perfis de redes sociais que monetizam por mecanismos internos da plataforma Fiscalização O sistema proposto permitirá a consulta automatizada na internet por plataformas, poder público e sociedade civil. As plataformas digitais poderão, por exemplo, checar instantaneamente se um canal que pediu monetização tem o alvará ou o prazo de validade de uma autorização judicial já emitida. Por sua vez, o poder público poderá, entre outros, cruzar dados para fiscalizar se as regras e condições do alvará estão, de fato, sendo cumpridas. O governo federal destaca que a concessão do alvará pelas varas judiciais da infância e juventude não afasta a atuação dos órgãos de fiscalização do trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho. Todos continuam responsáveis pela apuração de supostos casos de trabalho infantil irregular, fraude trabalhista, exploração econômica indevida e demais violações relacionadas às condições de trabalho, à saúde, à segurança e à remuneração.

  • Prefeitura de São José vai notificar Arteris e a Ceasa para adoção de medidas contra alagamentos

    Relatório técnico aponta que ocupação irregular reduziu área de espalhamento das águas e contribui para alagamentos no Condomínio Gerôncio Thives A Prefeitura de São José vai notificar a concessionária Arteris Litoral Sul e a Central de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa) para que sejam adotadas medidas que contribuam para a redução dos impactos causados por alagamentos no município. A determinação foi dada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila nesta sexta-feira (19), após análise de relatórios técnicos elaborados pelas equipes da administração municipal. No caso da Arteris Litoral Sul, a notificação solicita providências para a desobstrução da passagem sob a ponte da BR-101, no quilômetro 210, no limite entre São José e Palhoça, sobre o Rio Imaruí. O local apresenta acúmulo de resíduos e materiais remanescentes das obras de construção da ponte, o que estaria comprometendo o fluxo das águas. O secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michael Rosanelli, explica que a medida busca melhorar o escoamento do rio e minimizar os efeitos das cheias. “Vamos notificar a concessionária para que tome as providências necessárias relacionadas à desobstrução da passagem sob a BR-101. Existe uma quantidade significativa de resíduos e restos de construção acumulados na região da margem do Rio Imaruí. Com a adoção dessas medidas, será possível melhorar o fluxo da água e reduzir os impactos das cheias a jusante”, destacou. O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressaltou que a Prefeitura vem realizando, desde 2023, um amplo trabalho preventivo de limpeza, desassoreamento de rios e manutenção de valas em diversas regiões da cidade. Segundo ele, diante das previsões meteorológicas associadas ao fenômeno El Niño, é necessário que todos os responsáveis contribuam com ações efetivas para reduzir os riscos de alagamentos. “São José vem fazendo sua parte com investimentos contínuos em prevenção e infraestrutura. Agora, precisamos que todos os envolvidos também assumam suas responsabilidades para que possamos proteger a população e minimizar os impactos das chuvas intensas”, afirmou. Relatório aponta ocupação irregular da Ceasa em área de preservação Outra notificação será encaminhada ao Ceasa após levantamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura ao longo do Rio Araújo, desde a região de Campinas, Kobrasol e Barreiros até a sua foz no mar. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, o estudo identificou que parte da área de preservação permanente às margens do rio foi ocupada por aterros ao longo dos últimos anos. “Conforme o levantamento técnico realizado, verificamos que uma área de aproximadamente 3.300 metros quadrados foi aterrada sem a identificação de licenciamento ambiental. Em imagens e registros de 2003, a área encontrava-se preservada. Ao longo dos anos, houve intervenções que acabaram formando uma espécie de barreira física junto ao rio”, explicou. Segundo o relatório, a área ocupada corresponde a uma região natural de espalhamento das águas durante períodos de chuva intensa. Com a redução desse espaço, o volume de água que antes era absorvido pela área alagável passa a ser direcionado para outras regiões. “O estudo aponta que cerca de 10 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 10 milhões de litros, deixaram de ocupar essa área natural de expansão. Esse volume acaba sendo deslocado para outros pontos do entorno, especialmente para áreas mais baixas localizadas na margem oposta do rio, causando alagamentos no Condomínio Gerônio Thives”, acrescentou Nardi. O relatório técnico será encaminhado à Fundação Municipal do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgãos responsáveis pela análise dos dados e pela adoção das medidas que considerarem necessárias dentro de suas competências. A Prefeitura reforça que seguirá atuando de forma preventiva e cobrando providências dos responsáveis por estruturas ou intervenções que possam contribuir para o agravamento dos alagamentos, buscando ampliar a segurança da população e a capacidade de resposta do município diante dos eventos climáticos extremos.

  • Parque Urbano e Marina Beira-Mar ganham passo decisivo em Florianópolis

    Florianópolis deu mais um passo importante para a concretização de dois projetos que impactam diretamente o desenvolvimento urbano e a ampliação da infraestrutura educacional da cidade. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Florianópolis e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) formalizam a assinatura de documentos que viabilizam avanços tanto no projeto do Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte quanto na construção de uma nova unidade escolar no Sul da Ilha. A cerimônia ocorre na sede da SPU, na Praça XV de Novembro, no Centro da Capital, com a presença do prefeito Topázio Neto e representantes dos órgãos envolvidos. Um dos principais atos previstos é a assinatura do contrato de cessão de uso do espelho d’água da Baía Norte, etapa considerada essencial para a implantação da futura Marina Beira-Mar Norte. O documento autoriza oficialmente a utilização da área marítima necessária para o empreendimento, eliminando uma das últimas pendências para o avanço do projeto. O Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte integram um conjunto de investimentos planejados para a região central de Florianópolis. A proposta prevê a transformação da área em um espaço voltado ao lazer, convivência e atividades ligadas ao turismo náutico, fortalecendo ainda mais a relação da cidade com o mar. Além da valorização urbana, a expectativa é que o empreendimento contribua para a movimentação econômica da Capital. A previsão é de que mais de 2 mil empregos sejam gerados apenas na primeira etapa do projeto, impulsionando diferentes setores ligados à construção, serviços e atividades náuticas. Enquanto o projeto da Marina avança na região central, outra iniciativa importante será oficializada durante a mesma agenda. A União fará a cessão de uma área localizada na Costeira do Pirajubaé para a construção de uma nova unidade da Escola Anísio Teixeira. O terreno está situado em frente ao supermercado Bistek e deverá receber uma estrutura voltada à ampliação da oferta de vagas na rede municipal de ensino. A nova escola será fundamental para fortalecer o atendimento educacional na região e ampliar o número de estudantes contemplados com o ensino em turno integral. A iniciativa acompanha o crescimento populacional de Florianópolis e a demanda por novas estruturas educacionais em bairros que registram expansão constante. Com a nova unidade, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal e oferecer mais oportunidades para famílias da região Sul da Ilha. Com a formalização dos documentos, Florianópolis avança simultaneamente em duas frentes consideradas estratégicas: o desenvolvimento urbano ligado ao mar, por meio do Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte, e o fortalecimento da educação pública com a implantação de uma nova escola na Costeira do Pirajubaé.

  • Com a chegada das frentes frias, São José reforça importância da vacinação contra doenças respiratórias

    Município intensifica campanha de imunização e alerta para aumento da circulação de vírus respiratórios durante o inverno Com a chegada das frentes frias e a queda das temperaturas, a Prefeitura de São José reforça o alerta para a prevenção das doenças respiratórias e destaca a importância da vacinação como principal forma de proteção da população. O município já aplicou 49 mil doses da vacina contra a Influenza e segue ampliando as ações de conscientização para aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Desde o dia 28 de maio, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população. A Secretaria Municipal de Saúde mantém atenção especial aos grupos prioritários, principalmente às crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, destaca que a imunização é fundamental neste período de maior circulação de vírus respiratórios. “Com a chegada do frio, aumentam os casos de doenças respiratórias e, consequentemente, o risco de complicações. A vacinação é uma medida segura e eficaz para proteger a população. Desde o dia 28 de maio a vacina está disponível para toda a população, mas seguimos dando atenção especial aos grupos prioritários, especialmente às crianças. Estamos reforçando as ações de conscientização porque a vacina protege, reduz complicações e ajuda a manter nossas crianças saudáveis durante este período de maior circulação de vírus respiratórios”, afirma. O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressalta que a prevenção é uma das prioridades da administração municipal. “Estamos entrando em um período que exige ainda mais atenção com a saúde da população. Nossa rede está preparada para atender quem precisa, mas a prevenção continua sendo o melhor caminho. Por isso, reforçamos o convite para que todos procurem uma unidade de saúde e mantenham a vacinação em dia. Cuidar da saúde é um compromisso coletivo.” A diretora da Vigilância Epidemiológica, Katherine Zamprogna, explica que o aumento dos casos de síndromes respiratórias agudas graves nesta época do ano é um comportamento esperado, o que torna ainda mais importante a adoção de medidas preventivas. “O inverno favorece a circulação dos vírus respiratórios porque as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Vírus como Influenza, Covid-19 e o Vírus Sincicial Respiratório podem evoluir para quadros graves, especialmente entre crianças pequenas, idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, a vacinação e os cuidados preventivos precisam ser reforçados.” Além da vacina contra a gripe, São José também disponibiliza imunização contra a Covid-19 para os públicos indicados pelo Ministério da Saúde. Outra importante estratégia de proteção é a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), oferecida para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. Segundo o gerente de Imunização, Francisco Tristão, a vacina contra o VSR representa um importante avanço na proteção dos recém-nascidos. “A imunização das gestantes contra o VSR protege o bebê nos primeiros seis meses de vida, justamente o período de maior vulnerabilidade para complicações como bronquiolite e pneumonia. É uma ferramenta importante para reduzir internações e garantir mais segurança para as crianças.”A Secretaria também orienta que pessoas com sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo ou cansaço procurem atendimento médico o quanto antes. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução para quadros mais graves e garantir o tratamento adequado. A Prefeitura de São José reforça que a vacinação continua disponível nas unidades de saúde do município e convida a população a atualizar a carteira vacinal para enfrentar o período mais frio do ano com mais proteção e segurança. Medidas simples ajudam a prevenir doenças respiratórias: Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a adotar hábitos que ajudam a reduzir a transmissão dos vírus respiratórios: Higienizar as mãos com frequência; Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal; Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; Evitar tocar olhos, nariz e boca; Não compartilhar objetos de uso pessoal; Manter ambientes ventilados; Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais; Reduzir a permanência em aglomerações e ambientes fechados; Manter alimentação equilibrada e boa hidratação.

  • Atleta de São José é vice-campeã da President’s Cup da Oceania

    Camilly Gosch chegou invicta à final na noite desta quinta-feira (18), após vencer a atual campeã mundial na semifinal O esporte de São José não para de brilhar em solo internacional. Depois das conquistas da equipe de atletismo na Europa, nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer recebeu mais uma excelente notícia: a atleta de taekwondo Camilly Gosch conquistou a medalha de prata na President’s Cup da Oceania, realizada nos dias 17 e 18 de junho, na Austrália. Integrante da Seleção Brasileira, a atleta josefense chegou invicta à final da competição. Na semifinal, Camilly derrotou a então campeã mundial You-Yun, da China. Já na disputa pelo ouro, acabou sendo superada pela russa Alisa Angelova, vice-campeã mundial. Além da medalha de prata conquistada por Camilly, a Seleção Brasileira somou outras cinco medalhas na competição: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Claiton Ribeiro, destacou o resultado obtido pela atleta. “É um orgulho imenso ver o esporte de São José alcançando o topo do mundo. A Camilly é o reflexo do talento e da dedicação dos nossos atletas. Vencer a atual campeã mundial e trazer essa medalha de prata inédita da Oceania nos enche de orgulho”, afirmou. Melhor momento da carreira Camilly Gosch vive uma das melhores fases de sua trajetória esportiva. Após um ciclo intenso de treinamentos e dedicação à modalidade, a atleta colhe os frutos de seu esforço. Atualmente, ela ocupa a primeira posição do ranking pan-americano na categoria até 49 kg e também lidera o Circuito Continental de Taekwondo. Aos 20 anos, a atleta já acumula uma impressionante coleção de títulos nacionais e internacionais. Entre as principais conquistas estão o título de campeã pan-americana adulta, o tricampeonato brasileiro, o bicampeonato de etapas do Pan-Americano, o título da Pan Series e uma medalha no Campeonato Sul-Americano. Técnico de peso Camilly Gosch integra a equipe TK-Pro, conveniada à Prefeitura de São José. O time é comandado pelo técnico Erickson Bussato, que também integra a comissão técnica da Seleção Brasileira de Taekwondo. Sob sua liderança, a equipe de São José consolidou-se como uma das maiores forças da modalidade no país. O município é tetracampeão geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no masculino e tricampeão no feminino. A equipe também é a atual campeã do Campeonato Catarinense, conquistando o título com ampla superioridade. Foram 43 medalhas no total — 25 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze — além de uma vantagem de 100 pontos sobre a segunda colocada. O excelente trabalho desenvolvido pela comissão técnica e pelos atletas resultou em um feito histórico para o município em 2026. São José bateu o recorde de convocações para a Seleção Brasileira de Taekwondo, com 11 atletas representando o país em competições internacionais.

  • Prefeitura de São José inicia obra de drenagem para acabar com alagamentos no bairro Nossa Senhora do Rosário

    Intervenção da Secretaria de Infraestrutura atenderá demanda dos moradores da região do Condomínio Vidamares e vai ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta quinta-feira (18) uma importante obra de drenagem no bairro Nossa Senhora do Rosário. A intervenção atende a uma solicitação dos moradores da região do Condomínio Vidamares, localizado na Rua João Nilo Morfim, com acesso pela Rua Hilda Leite Martins, onde foi identificado um problema recorrente de alagamentos. Após vistoria técnica realizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, foi constatada a necessidade de ampliar o sistema de captação e escoamento das águas pluviais. Para solucionar o problema, está sendo construída uma caixa coletora e implantada uma nova rede de drenagem que irá captar as águas provenientes da Rua Hilda Leite Martins e da Rua José Emílio de Souza, conduzindo o fluxo até a Avenida Osvaldo José do Amaral, conhecida como Avenida das Torres. A obra contempla a instalação de 42 metros de tubulação com 80 centímetros de diâmetro e mais 47 metros de tubos de 40 centímetros, aumentando significativamente a capacidade de drenagem da região e reduzindo os riscos de alagamentos durante períodos de chuva intensa. O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, destacou a importância da intervenção para a qualidade de vida dos moradores. “Esta é uma obra que atende uma demanda antiga da comunidade. Identificamos o ponto crítico, elaboramos a solução técnica e iniciamos os trabalhos para garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores, especialmente nos períodos de chuva”, afirmou o secretário. A nova tubulação será interligada à rede pluvial existente na Avenida das Torres, proporcionando maior eficiência ao sistema de drenagem e contribuindo para a prevenção de transtornos causados pelo acúmulo de água na região. A previsão é de concluir as obras em até 45 dias, dependendo das condições climáticas.

  • Novo CEI Flor de Nápolis entra na fase de montagem da estrutura pré-moldada

    Unidade vai ampliar a capacidade de atendimento da educação infantil As obras do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Flor de Nápolis, localizado no bairro Flor de Nápolis, avançam. Na semana passada, a equipe responsável concluiu a instalação dos pilares da estrutura pré-moldada e nesta semana iniciou a montagem das vigas que formarão os pavimentos da futura unidade. O novo prédio está sendo construído em substituição à antiga edificação e contará com espaços mais amplos e adequados para o atendimento das crianças da comunidade. “Estamos investindo na ampliação e modernização da infraestrutura educacional para oferecer mais qualidade no atendimento às famílias e melhores condições de aprendizagem para as nossas crianças”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Com área construída de 2.407,24 metros quadrados, o CEI contará com ambientes pedagógicos em dois pavimentos, incluindo salas de atendimento, biblioteca, brinquedoteca, sala multiuso, espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sala de professores. “Nesta semana iniciamos a montagem das vigas, que conectam os pilares e darão suporte aos pavimentos. Na sequência serão instaladas as lajes e, posteriormente, a cobertura da edificação. Essa etapa tem previsão de execução de aproximadamente 60 dias”, explicou o engenheiro responsável pela obra, da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégico, Diego Vicente. A construção utiliza um sistema industrializado. As peças de concreto são produzidas em fábrica e posteriormente transportadas para o canteiro de obras. A próxima fase da obra contempla os serviços de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de internet, além dos sistemas preventivos contra incêndio e dos acabamentos internos e externos, como revestimentos, pintura, pisos e esquadrias. A secretária municipal de Educação, Cláudia Macário, destaca que a nova unidade terá capacidade para atender mais de 400 crianças. “O novo CEI Flor de Nápolis foi planejado para ampliar a oferta de vagas e oferecer espaços pedagógicos modernos, acessíveis e adequados ao desenvolvimento das atividades educacionais”, detalhou. Complexo Educacional José Nitro Além do CEI Flor de Nápolis, a Prefeitura de São José também executa as obras do Complexo Educacional José Nitro, no bairro Serraria. Com área superior a 5 mil metros quadrados, o projeto reúne no mesmo espaço um Centro Educacional Municipal (CEM) e um Centro de Educação Infantil (CEI). O complexo contará ainda com uma praça e uma quadra coberta que poderão ser utilizadas pela comunidade.

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page