Terça-feira, 23 de junho de 2026

Resultados da busca
815 resultados encontrados com uma busca vazia
- Atleta de São José sobe ao pódio no triathlon dos Jogos da Juventude
Medalha veio com Cauã Petry e a atleta de Joinville, Isabela Michalszyn, no revezamento Os Jogos da Juventude movimentam Brasília e São José marca presença na edição de 2025. Nesta quinta-feira (18), o atleta josefense Cauã Petry, de 16 anos, conquistou a medalha de bronze no revezamento, ao lado da atleta de Joinville, Isabela Michalszyn. Cauã, que também ficou em 5º lugar na prova individual, relatou que deixou escapar uma segunda medalha devido a problemas durante essa disputa. “Tive imprevistos que fugiram do meu controle. Raspei o pé no asfalto e quase caí. Isso me fez perder tempo, o suficiente para ser ultrapassado e perder a terceira colocação”, contou o atleta, que descreveu um cenário diferente na primeira prova. “No team relay , eu me senti muito bem nas três modalidades. Peguei a prova em 6º lugar, mas consegui manter um ritmo forte e finalizei em terceiro”, disse. Cauã treina triathlon desde os 10 anos e, com seis anos de preparação, já acumula títulos expressivos. É vice-campeão brasileiro na categoria youth , campeão catarinense de triathlon e também campeão catarinense de duathlon. No ranking do Sul-Americano no Chile, ocupa a 16ª colocação. Agora, ele se prepara para competir no Duathlon São José, no próximo dia 21. Em seguida, embarca para o Espírito Santo, onde participa do Campeonato Brasileiro, no dia 31 de outubro. Técnico josefense A delegação catarinense de triathlon é comandada por Carlos Fernandes, também de São José. Carlos tem 32 anos e, mesmo sendo seu primeiro ano como treinador nos Jogos da Juventude, conseguiu levar a equipe ao pódio. Técnico desde 2020, ele já foi atleta e conquistou importantes resultados, entre eles a medalha de bronze por equipe nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), o 3º lugar na categoria Age Group no IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro (2016) e também no Ironman 70.3 Palmas (2017). Ele explicou como foi sua atuação junto ao atleta para alcançar a medalha nos Jogos. “No dia a dia, eu treino o Cauã. A Isabela treina com outro técnico. “Aqui nos Jogos da Juventude, é onde unimos nossas metodologias. Minha abordagem para conquistar a medalha foi fazer com que eles acreditassem que, se se entregassem ao máximo — mesmo com as dificuldades —, a medalha viria. Um dia antes, fizemos todos os cálculos possíveis e visualizamos diversos cenários de prova. Isso fez com que eles entrassem na competição com muita vontade de dar o seu melhor”. Fonte: PMSJ
- Alterações no trânsito para o Duathlon São José – Troféu Felipe Manente 2025
Prova acontece neste domingo (21) e contará com bloqueios e desvios na Beira-Mar de São José A Guarda Municipal de São José informa que haverá alterações no trânsito neste domingo (21), a partir das 6h, para a realização do Duathlon SDUATHLON SÃO JOSÉ – Troféu Felipe Manente 2025, que será disputado na Beira-Mar de São José. O evento terá como ponto de partida o Bolsão da Beira-Mar, em frente ao Procon. O bloqueio será feito nas duas faixas da direita da Avenida Beira-Mar, no trecho que vai do Rancho de Pescadores até a altura do Centro Multiuso. A liberação da pista ocorrerá após o término da prova. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, a corporação estará presente em todo o trajeto para garantir a segurança viária: “Nossa equipe estará em todo o percurso, assegurando a proteção dos atletas e a fluidez no trânsito. É fundamental a colaboração de motoristas e pedestres para que o evento transcorra de forma organizada e segura”, reforçou. A competição será a II Etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon 2025, reunindo atletas de diferentes idades e categorias. Além da prova principal, haverá também o Festival Infantil, incentivando a prática esportiva desde cedo. Mais informações e inscrições estão disponíveis no link: Ticketsports – Duathlon São José 2025. Fonte: Prefeitura Municipal de São José
- Ação do Dia Mundial da Limpeza de Praia mobiliza alunos em São José e recolhe mais de uma tonelada de resíduos
Parceria entre a Ambiental Escola do Mar e a Escola do Meio Ambiente reforçou a importância da educação ambiental e do cuidado com as praias Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias, os alunos dos 8º e 9º anos do CEM Flávia Scarpelli Leite, de São José, participaram na manhã desta quinta-feira (19) de uma grande ação ambiental promovida pelo Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, no bairro Serraria. A programação contou com atividades voltadas à preservação ambiental e à conscientização sobre o descarte correto de resíduos.. O grande destaque foi a retirada de mais de uma tonelada de lixo da praia pelos estudantes. Entre os resíduos recolhidos estavam plásticos, vidros, metais, fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, eletrodomésticos e outros materiais. Após a coleta, todo o material foi separado e devidamente organizado para o descarte adequado. Além disso, os alunos participaram de oficinas sobre análise da qualidade da água, produção de sabão artesanal e confecção de papel reciclado. A ação contou com a parceria de servidores e instituições, entre elas a Escola Municipal do Meio Ambiente, referência em práticas de sustentabilidade. Para a diretora da unidade, Cinthya Persike, o trabalho conjunto fortalece o propósito das instituições.“É fundamental que duas escolas que têm como missão a sustentabilidade estejam alinhadas. A soma de esforços potencializa os resultados e inspira os alunos a levarem esses aprendizados para além da sala de aula”, destacou. A Ambiental Escola do Mar desenvolve, de forma contínua, ações de sensibilização sobre práticas sustentáveis, como redução de consumo, reciclagem, reaproveitamento de materiais, combate à poluição dos rios e mares, manutenção de hortas escolares, qualidade da água e maricultura. Para o diretor da Ambiental Escola do Mar, Fabiano Furini, a ação teve grande relevância para a formação dos estudantes.“Colocar a mão na massa oferece aos alunos uma percepção única do problema e os coloca como protagonistas no papel de agentes de transformação. A repercussão junto aos colegas e familiares pode gerar novas atitudes em prol da proteção ambiental”, ressaltou. Ele também destacou o papel do engajamento comunitário:“Um evento como esse é muito valioso porque une alunos, parceiros e comunidade em torno de um objetivo comum. Além da limpeza, a atividade chama a atenção para a preservação ambiental e mostra como o lixo pode ser reciclado de forma criativa, transformando-se em algo útil e até divertido”, completou. A secretária de Educação, Cláudia Macário, enfatizou o impacto da ação.“Essas experiências práticas são essenciais para despertar a consciência ambiental nos nossos estudantes. Mais do que uma atividade escolar, é uma lição de cidadania que eles levam para a vida”, afirmou. Além de ações pontuais como esta, a Ambiental Escola do Mar realiza, de forma contínua, atividades de limpeza em praias próximas à sua sede, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com a formação de cidadãos mais conscientes. Fonte: Prefeitura Municipal de São José
- Programa “Você no Zap” representa São José em premiação estadual de inovação
Projeto concorre ao título de Prefeito Inovador 2025 durante o 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Criciúma O prefeito Orvino Coelho de Ávila está entre os 68 gestores catarinenses selecionados para receber o reconhecimento de Prefeito Inovador 2025. A cerimônia acontece durante o 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que será realizado nesta quinta (18) e sexta-feira (19), no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO). O município josefense participa com o programa “Você no Zap. A Prefeitura em Ação!”, iniciativa da Secretaria de Infraestrutura lançada neste ano. A proposta leva mutirões de manutenção e limpeza urbana diretamente aos bairros, a partir de um cronograma mensal de atendimento dos bairros por regiões e das demandas enviadas pela população por WhatsApp. O canal, criado exclusivamente para atender solicitações emergenciais da comunidade, recebe fotos e localização de problemas urbanos como buracos em vias, descarte irregular de resíduos e pontos de acúmulo de lixo, pelo número (48) 98827-4447. Além do mutirão itinerante e do programa, a cidade conta com o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na Rua João José Martins, nº 3001, em Potecas. O espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20, e é destinado ao descarte gratuito de móveis e objetos sem uso. Somente no primeiro semestre de 2025, São José ultrapassou a marca de 500 toneladas mensais de inservíveis recolhidos. Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, o diferencial está na rapidez da resposta: “A limpeza dos espaços públicos é uma responsabilidade compartilhada. Com esse canal direto, conseguimos agir rápido e melhorar o dia a dia das pessoas. Cada espaço limpo devolve qualidade de vida a quem trabalha e circula por aqui.” Congresso em Criciúma Considerado o principal encontro estadual sobre inovação na gestão pública, o Congresso reúne prefeitos, vereadores, gestores, servidores e especialistas de todo o Brasil. A programação conta com feira de soluções tecnológicas, painéis de debate e palestras com experiências consolidadas de cidades inteligentes. O congresso, considerado o principal encontro voltado à inovação na gestão pública de Santa Catarina, é direcionado a prefeitos, gestores e servidores públicos, vereadores, representantes de universidades e entidades catarinenses e até mesmo de outros estados do Brasil. Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita por meio do site do evento. Entre os destaques da programação de 2025 estão palestras com prefeitos e gestores públicos que têm transformado suas administrações por meio da tecnologia. A exemplo do prefeito Vagner Espindola, que apresentará o painel “Criciúma Inovadora”, e o secretário de Governança do Município, Tiago Ferro Pavan, que falará sobre gestão e governança digital. Também participarão o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, e o prefeito de Rio do Sul, Manoel Pereira, expondo experiências consolidadas como referência em Santa Catarina. Além de São José, outros 67 municípios apresentam iniciativas que envolvem digitalização de serviços, modernização administrativa, uso estratégico de dados e novas práticas de gestão. Além da Fecam, também apoiam 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes a AMERIOS (Associação dos Municípios do Entre Rios), AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), AMPLANORTE (Associação dos Municípios do Planalto Norte), AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), AMNOROESTE (Associação Municípios Noroeste), GRANFPOLIS (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana), AMURC (Associação de Municípios da Região do Contestado), AMARP ( Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe), AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, AMVE (Associação de Municípios do Vale Europeu) e AMUNESC (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina). Fonte: Prefeitura Municipal de São José
- São José promove noite de gala para celebrar os 171 anos do Theatro Adolpho Mello
Luzes acesas, palco tomado por artistas e poltronas lotadas. Assim foi a noite desta terça-feira (16), quando o Theatro Adolpho Mello, a mais antiga casa de espetáculos ainda em funcionamento em Santa Catarina, celebrou seus 171 anos. Mas, dessa vez, a grande estrela da noite foi o próprio Teatro. O ponto alto da cerimônia foi a presença de André Luiz Alves, tataraneto de Adolpho Mello, que emocionou o público ao representar a continuidade da história e do legado do violinista, compositor e regente que dá nome ao espaço. “Foi uma emoção imensa estar aqui hoje, vendo a memória do meu tataravô viva nesse palco tão importante para São José e para todo o Estado”, destacou André, em um dos momentos mais aplaudidos da noite. A cerimônia contou com a presença de autoridades, artistas e pessoas que marcaram a cena cultural josefense e ajudaram a escrever a história do Teatro. No palco, foram lembrados e homenageados alguns desses nomes. Um deles, o artista plástico Plínio Verani, que falou em nome dos homenageados e emocionou o público. “Ser parte da história deste Teatro é uma honra. Cada tijolo, cada lembrança e cada espetáculo aqui guardam um pedaço de todos nós.” Durante o evento, foi exibido um audiovisual que apresentou a vida e o legado de Adolpho Mello, produzido por Sirlanderson Silva, emocionando a plateia. A professora, atriz e diretora Érica Veiga, responsável pelas oficinas há mais de 30 anos, destacou a importância desse trabalho. “O Theatro é minha casa há três décadas. Aqui eu vi crianças tímidas se transformarem em grandes atores. É muito mais do que um espaço cultural, é um lugar de transformação de vidas.” O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância do Theatro para as futuras gerações. “O Theatro Adolpho Mello é a alma cultural da nossa cidade. Preservá-lo é garantir que a arte continue a inspirar novas gerações de josefenses.” Já o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, também reforçou o papel histórico do espaço. “Celebrar 171 anos do Theatro Adolpho Mello é reafirmar nossa identidade e nosso compromisso com a arte. Este lugar é patrimônio vivo de São José.” Para encerrar a noite de gala dos 171 anos, o músico Ney Platt, acompanhado de Wilson Souza e Miguel Ângelo, presenteou o público com um repertório especial, celebrando seus 45 anos de carreira. Programação segue até novembroAs comemorações começaram na noite de terça-feira (16) e seguem até 2 de novembro, com uma programação intensa e gratuita aberta a toda a população. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla e na própria Secretaria de Cultura. Entre os destaques, estão seis espetáculos apresentados pelos alunos da Escola de Teatro Adolpho Mell. As turmas de crianças, adolescentes, jovens e adultos sobem ao palco para mostrar o resultado de um ano inteiro de aprendizado e dedicação. As peças são: “O Ato Final”, “O Menor dos Anjos”, “A Pequena Abelha”, “O Mistério do Coração”, “Uma Noite Encantada” e “Procura-se Amigos Imaginários”. Homenageados: Adriano de Brito – ator, produtor cultural, professor da Rede Municipal, ex-vereador e ex-secretário de Cultura. Charles Colzani – artista, produtor cultural e ex-secretário de Cultura, sempre incentivador da arte josefense. Aos 12 anos, enquanto aluno, já havia se apresentado no palco e, em 1996 estreou profissionalmente nos palcos no Teatro Adolpho Mello. Também foi Diretor do Teatro. Cícera Regina Martins (Pretinha) – servidora que sempre recebeu com carinho os artistas do Teatro. Eduardo Luiz Carpes – jovem ator, escritor e diretor, fruto das Oficinas de Teatro do Adolpho Mello. Gabriel Medeiros – historiador e ator que interpretou Adolpho Mello no documentário exibido na noite. Guilherme Gonzaga – artista que inspira superação e inclusão. Instituto Cultural Adolpho Mello – representado por Elizete Lanzoni Alves, criado para preservar a memória do Teatro. Luzair Lauro Martins – mestre da cultura popular, guardião do Boi de Mamão. Márcio Rodrigues Gonzaga – ator, diretor e professor de teatro que iniciou sua carreira no Adolpho Mello. Neriton Valério Martins – artista, professor e produtor cultural. Ney Platt – músico que, aos 12 anos, tocou seu primeiro solo neste palco. Osni Antônio Machado (Seu Nini) – historiador e pesquisador da história josefense. Plínio Verani – artista plástico e criador da estátua de Adolpho Mello que hoje adorna a entrada do Teatro. Rafael Soares – produtor cultural e carnavalesco. Renan Ignácio Rita – presidente da Escola de Samba Jardim das Palmeiras, que levou o Teatro Adolpho Mello como enredo em 2023. Sirlanderson Silva – produtor cultural responsável pelo documentário exibido na noite. Érica Veiga – professora, atriz e diretora responsável pelas Oficinas de Teatro. Orvino Coelho de Ávila – prefeito de São José, incentivador da cultura josefense.
- São José é referência em Santa Catarina na implementação de práticas antirracistas nas escolas municipais
Com equipe especializada e formação contínua, São José fortalece práticas antirracistas em todas a comunidade escolar São José vem implementando na rede municipal de educação, de forma estruturada, ações permanentes de combate ao racismo no ambiente escolar, por meio da atuação da equipe de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer). A iniciativa tem como principal objetivo capacitar multiplicadores por áreas do conhecimento, como Ciências, Educação Física, Matemática, entre outras, promovendo a qualificação docente e o fortalecimento de práticas antirracistas nas unidades de ensino da rede municipal. As ações estão em conformidade com as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, além da legislação municipal 16.478/16, que determinam o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira, indígena e dos povos migrantes nas escolas. A proposta de São José objetiva formar os mais de três mil professores das mais de 70 unidades escolares da rede municipal com minicursos, palestras e atividades semanais voltadas para a conscientização e o enfrentamento do racismo estrutural. Atualmente, o município avança ainda mais. Todas as escolas da rede já contam com ações sistemáticas de formação continuada, e a cidade agora possui uma especialista dedicada exclusivamente ao tema,ligada ao setor de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer), que realiza encontros regulares com diretores e especialistas na Casa do Educador. A formação também inclui equipes de apoio, coordenação pedagógica e direção escolar, além de articulações com universidades e organizações da sociedade civil. No cotidiano escolar, as práticas pedagógicas valorizam aspectos da cultura africana e afro-brasileira, como jogos, brincadeiras, músicas, danças e a leitura de autores negros regionais e nacionais. As atividades são pensadas para promover a diversidade étnico-racial e o respeito à identidade de cada estudante, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. A secretária municipal de Educação, Cláudia Macário, destaca a importância da formação continuada e da atuação comprometida dos educadores para transformar o ambiente escolar em um espaço mais justo e inclusivo. “A escola não pode mais ser um espaço neutro diante das desigualdades raciais. Cada formação como esta é um passo importante para garantir que nossos professores estejam preparados para identificar e enfrentar o racismo em todas as suas formas, com sensibilidade, conhecimento e firmeza”. Trabalho pedagógico A coordenadora do setor de Erer, Rosa Maria da Silveira de Jesus, reforça que o trabalho pedagógico precisa ser consciente e engajado. “Para combater o racismo, é necessário compreendê-lo. Muitas vezes, ele está presente em ações sutis, disfarçado de piada ou confundido com bullying. O professor precisa estar preparado para identificar essas situações e intervir de forma pedagógica”, explica. Segundo ela, a formação não se limita apenas ao racismo. “É essencial entender que o racismo não atua isoladamente — ele muitas vezes se cruza com outras formas de opressão, como a de gênero ou de orientação sexual. Por isso, uma formação ampla e contínua é fundamental”, completa. O prefeito de São José celebra o pioneirismo da cidade em Santa Catarina. “São José abraçou de verdade a responsabilidade de transformar a educação em um espaço de equidade e respeito. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros em Santa Catarina e seguimos comprometidos com uma formação cidadã que valoriza a história e a cultura afro-brasileira desde a primeira infância”. Referência nacional Enquanto isso, dados nacionais mostram uma realidade preocupante. Estudo realizado com 1.187 secretarias municipais de Educação — o que representa 21% das redes municipais do país — revelou que 71% delas realizam pouca ou nenhuma ação efetiva para implementar a Lei 10.639/03, que há mais de 20 anos tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Apenas 29% das secretarias pesquisadas desenvolvem ações consistentes e permanentes. O levantamento foi feito pelo Geledés Instituto da Mulher Negra em parceria com o Instituto Alana. Na contramão desses dados, São José mostra que é possível colocar em prática políticas públicas eficazes e sustentáveis. A cidade conta com uma equipe fixa composta por cinco professores efetivos da rede municipal, especializados em relações étnico-raciais, que atuam com oficinas, palestras, materiais pedagógicos e orientação direta às escolas, durante todo o ano letivo. Mesmo que a Lei 10.639/03 não mencione explicitamente a Educação Infantil, a gestão municipal entende que a formação da identidade das crianças começa desde os primeiros anos de vida e, por isso, faz questão de incluir práticas antirracistas também nessa etapa. Especialistas destacam que essa abordagem precoce é essencial para combater o preconceito e fortalecer a autoestima de crianças negras, além de promover a valorização da diversidade cultural e étnico-racial entre todas as crianças. Com esse trabalho, São José reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva, plural e socialmente comprometida — um exemplo que inspira outros municípios a seguirem o mesmo caminho de respeito, justiça e equidade. Fonte: Prefeitura Municipal de São José
- Preparativos para a COP30 avançam e 79 países já confirmaram hospedagem
Belém será a sede da COP30, em novembro. Nesta quarta-feira (17), representantes da Presidência da COP30, da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores, do governo do Estado do Pará, se reuniram com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), órgão de governança interna que dá suporte às Conferências das Partes (COPs), para atualizar o status da preparação do evento, com destaque para as soluções de hospedagem e de tecnologia. Na reunião, o Brasil informou que 79 países já confirmaram hospedagem em Belém, seja por meio da Bnetwork e da Qualitour ou por reservas próprias, enquanto outros 70 seguem em negociação. Para reforçar esse trabalho, no dia 18 de agosto foi criada uma força-tarefa integrada pela PCOP (Presidência da COP30), Secop (Secretaria Extraordinária da COP30), Ministério do Turismo e governo do Estado do Pará, com a missão de atender individualmente cada delegação. Esse canal direto foi concebido para oferecer soluções ágeis em questões de hospedagem, transporte, saúde e demais demandas operacionais. O secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, anunciou a revisão da taxa da Diária das Nações Unidas (DSA) para Belém. O valor, que antes era de US$ 144, foi aumentado para US$ 197 para 144 países em desenvolvimento, incluindo os Países Menos Desenvolvidos (LDCs) e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS). Os representantes regionais presentes na reunião receberam com satisfação essa assistência adicional, disponível para um número limitado de delegados de cada país elegível. O secretário-executivo reconheceu o forte compromisso e os esforços realizados pelo Brasil para lidar com os desafios de acomodação até o momento. “Tivemos progresso, mas ainda há mais a ser feito”. Ele agradeceu ao Brasil por sua liderança e reafirmou que a ONU compartilha plenamente o compromisso do Brasil com uma COP bem-sucedida e inclusiva. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva, destacou que desde o lançamento dos pacotes oficiais de hospedagem há um diálogo ativo com as delegações. “Mostramos flexibilidade para atender às suas preocupações. Buscamos contato via pontos focais indicados pela UNFCCC, embaixadas em Brasília e rede de embaixadas do Brasil no exterior. Alteramos o número mínimo de diárias para reservas nos navios e apoiamos as delegações na negociação com hotéis e apartamentos de temporada sempre que necessário”, detalhou. Segundo levantamento apresentado ao Bureau, mais de 42 mil quartos já estão disponíveis em Belém para novembro, distribuídos entre hotéis na capital e região metropolitana (8.166 quartos), cabines em navios (3.882, com 800 opções por até US$ 200/dia), Bnetwork (7.354 quartos, até US$ 600/dia) e plataformas Airbnb e Booking.com (23.300 unidades). Ana Toni, diretora-executiva da Conferência no Brasil, reforçou a relevância de Belém como sede do evento e comentou que, durante as viagens de missão da Presidência da COP30, “em todos os continentes que visitamos, conseguimos explicar a importância e a razão pela qual o presidente Lula escolheu Belém como sede da COP30. Recebemos feedback muito positivo de todos os países, e gostaria de agradecer pela compreensão e apoio, especialmente considerando o momento geopolítico complexo e o simbolismo da Amazônia”. O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, embaixador Maurício Lyrio, também enfatizou o simbolismo de escolher a capital paraense como sede tanto da COP30, quanto da Cúpula. “Todo o governo brasileiro e a população brasileira reconhecem o significado de organizar a primeira COP no coração da floresta amazônica. Diferente de grandes centros urbanos, estamos organizando o evento em um local simbólico, que fortalece a mensagem sobre a importância da Amazônia em negociações climáticas globais. É natural que o país que abriga uma das maiores florestas tropicais do mundo reconheça a relevância de realizar uma COP em seu território, destacando o papel das florestas na luta contra a mudança do clima”. O embaixador informou, ainda, que todos os convites para a Cúpula da COP30, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, já foram enviados para as partes. Fonte: https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30/preparativos-para-a-cop30-avancam-e-79-paises-ja-confirmaram-hospedagem
- Mundo digital esconde perigos para as crianças; saiba como protegê-las
Em abril, uma menina de oito anos de idade morreu em Ceilândia (DF) depois de inalar desodorante em spray. Ela foi induzida a fazer isso por uma postagem nas redes sociais que desafiava crianças e adolescentes a aspirar o gás do produto pelo maior tempo possível, filmar o ato e compartilhar o vídeo. A família encontrou a garota desacordada ao lado do celular. No mês seguinte, a polícia prendeu um homem em Holambra (SP) sob a acusação de aliciar crianças em jogos on-line. De acordo com a denúncia, ele oferecia aos menores benefícios como moedas virtuais e acesso a contas VIP em troca de fotos e vídeos íntimos. O acusado tinha um vasto acervo digital de material pornográfico infantil. A denúncia foi feita pela avó de um menino de 11 anos após ela ler mensagens suspeitas no WhatsApp do neto. Esses são apenas alguns dos inúmeros riscos que as crianças correm na internet. A longa lista de perigos vai de vício em jogos on-line e consumismo (induzido por algoritmos) a cyberbullying e sexualização precoce (pelo acesso fácil à pornografia). De acordo com Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (do Ministério dos Direitos Humanos), muitos pais erroneamente acreditam que os filhos se encontram em segurança por estarem dentro de casa e diante de seus olhos: — Isso era verdade no passado. Hoje não. Da mesma forma que até um tempo atrás sabíamos que era uma loucura deixar uma criança de dez anos de idade sozinha numa praça de alguma grande cidade, precisamos entender que agora é perigoso deixá-la sozinha também na internet, que é simplesmente a maior praça pública do mundo. Fonte: Agência Senado
- Novos mercados e apoio estatal vão seguir absorvendo tarifaço, afirma Fávaro
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro afirmou que Brasil deve alcançar a marca de 500 novos mercados para produtos agropecuários até o final de 2026 Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Carlos Fávaro: 'Fico muito triste em ver um país, historicamente, grande defensor da democracia, da soberania, interferir em assuntos de outro país. Estamos preparados para enfrentar com altivez. O Brasil é soberano, o Brasil é dos brasileiros' A expansão do agronegócio brasileiro, que alcançou a abertura de 437 novos mercados para 72 países desde 2023, e o Plano Brasil Soberano, que vai destinar um total de R$ 30 bilhões com várias medidas emergenciais para proteger exportadores, preservar empregos e estimular investimentos em setores estratégicos da economia, têm sido e continuarão sendo fundamentais para minimizar os impactos das tarifas de 50% para produtos brasileiros, impostas pelos Estados Unidos desde o início de agosto. Foi o que afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (17/9) transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação. Os impactos foram muito menores do que poderiam ser, graças a um trabalho feito preventivamente, intensificado agora, de aberturas de mercados, de procurar e reestabelecer novas relações multilaterais”, afirmou o ministro Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgados no início deste mês, as exportações brasileiras atingiram um recorde histórico nos oito primeiros meses deste ano. No período de janeiro a agosto, o acumulado das vendas para o exterior chegou a US$ 227,6 bilhões. Já as importações alcançaram US$ 184,8 bilhões, fazendo com que a corrente de comércio também batesse recorde do período, com 412,4 bilhões. Na comparação ao mesmo período de 2024, a soma das exportações brasileiras para o mundo cresceu 0,5%. Outro destaque foi o aumento nas exportações do agronegócio brasileiro, que alcançaram US$ 14,29 bilhões em agosto de 2025, alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado foi garantido pelo aumento de 5,1% no volume embarcado, que compensou a queda de 3,4% nos preços médios internacionais. Soja em grãos, carne bovina in natura e milho responderam pela maior parte do crescimento. Além dos produtos tradicionais, outros itens alcançaram em agosto o melhor desempenho da série histórica, como sebo bovino, sementes de oleaginosas, feijões, rações animais e óleo de amendoim. No último dia 12 de setembro, o Governo do Brasil recebeu a autorização para exportar sebo bovino para Singapura, destinado ao uso industrial, inclusive para a produção de biocombustíveis. O presidente Lula me pediu 200 novos mercados no mandato em quatro anos. Nós já estamos com 437 em dois anos e nove meses e eu me arrisco a dizer que nós vamos abrir 500 mercados e um portfólio muito maior”, afirmou Fávaro “Não é só soja, milho, algodão e proteínas animais, carnes de frango, suínos e aves. Nós estamos vendendo gergelim, nós estamos vendendo sorgo, estamos vendendo frutas, manga, uva, limão, quer dizer, tudo que se produz no campo também tem direcionamento, não só para o mercado interno, mas também para exportação e a garantia alimentar e soberania de consumo de alimentos para o mundo todo”. Café para a China O ministro citou a venda de café para a China e carnes para o México como exemplos da abertura de novos mercados. “Praticamente não vendíamos café para a China. Em 2024, uma única compra, 500 milhões de dólares. Devemos ter vendido quase um bilhão de dólares. Foi gerada pela venda de proteínas animais, carnes bovinas e suínas, que nós não vendíamos para o México. O México é uma economia e uma população basicamente muito parecida com a brasileira. 200 milhões de pessoas que não compravam carne e proteína do Brasil e compravam basicamente da sua produção local e dos Estados Unidos. Hoje, o México já é o segundo maior consumidor das proteínas brasileiras", argumentou. Reforçando a importância do mercado norte-americano, Fávaro aposta, no entanto, na capacidade brasileira de buscar novos parceiros comerciais para enfrentar a conjuntura atual. "Então, os Estados Unidos são um grande comprador? São. Mas nós abrimos alternativas, nós geramos grandes oportunidades, e por isso eu posso com muita tranquilidade dizer que os impactos são muito menores que poderiam ter sido se nós não tivéssemos trabalhado preventivamente na busca de novos mercados”, afirmou o ministro. Liderança de Lula Segundo Fávaro, o trabalho do presidente Lula em viagens internacionais, os sistemas de sanidade vegetal e animal do Brasil e o combate a crimes ambientais e só traballho análogo à escravidão contribuem para os resultados. “A presença física do presidente Lula com diversas viagens internacionais, reestabelecendo as boas relações de amizade e compromissos. O Brasil leva compromissos sustentáveis. O mundo quer cada vez mais garantia sanitária. Ninguém no mundo tem um padrão de qualidade, uma sanidade tão eficiente como a brasileira. Também compromissos sociais, o mundo não quer e não deve de jeito nenhum comprar produtos que tenham algum viés de trabalho análogo à escravidão ou más práticas sociais com seus colaboradores dentro das empresas ou do campo, e o mundo não quer comprar produtos de origem de desmatamento ilegal ou crime ambiental”. O Brasil pactua isso na essência, garante aos compradores do mundo essas boas práticas e também é aberto. O presidente Lula sempre diz: ‘Relação comercial é comprar e vender. Você não sai daqui, Fávaro, para buscar abrir mercado, e não estar disposto a também comprar alguma coisa que o outro país produza’. E é isso que nós estamos fazendo, o que é essencial, garantir a estabilidade da produção aqui dentro, mas também poder abrir a compras internacionais”, explicou o ministro Para Fávaro, o Brasil está preparado se surgirem novas medidas do governo norte-americano em relação a produtos brasileiros. “Fico muito triste em ver um país, historicamente, grande defensor da democracia, da soberania, interferir em assuntos de outro país. Estamos preparados para enfrentar com altivez. O Brasil é soberano, o Brasil é dos brasileiros. Nós temos uma Constituição efetiva que tem a independência dos poderes. Não tem lógica nenhuma e o Executivo não têm como interferir em decisões do Supremo Tribunal Federal. Isso simplesmente mostra a incoerência da posição norte-americana, mas estamos preparados para enfrentar com altivez. Tomara que não aconteça, mas se vier, nós vamos estar de cabeça erguida, enfrentando qualquer tipo de adversidade”. Não dá para comemorar uma crise onde o governo norte-americano mexe com todas as relações comerciais com o mundo. Nada em especial com o Brasil. Nós entendemos que só não faria sentido essa taxação aos produtos brasileiros, até porque somente em três países do mundo os Estados Unidos têm um superávit na balança comercial, vende mais do que compra. O Brasil é um desses três países”, disse o ministro Brasil Soberano Com recursos do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para linhas de crédito com taxas acessíveis, prorrogação da suspensão de tributos para empresas exportadoras, aumento do percentual de restituição de tributos por meio do Reintegra e a facilitação da aquisição de gêneros alimentícios por órgãos públicos, o Plano Brasil Soberano também foi abordado pelo ministro durante o programa. “Nós vamos continuar trabalhando, dialogando, além das medidas que já foram tomadas. R$ 30 bilhões liberados do Fundo Garantidor das Exportações, levando crédito a quem pudesse estar impactado por essas medidas, renegociação para garantir o emprego, a estabilidade das empresas, o drawback ampliado”. Todas as ações foram tomadas e estamos abertos ainda a dialogar com as empresas, as indústrias, o comércio, a agropecuária, para que todo mundo que for afetado de alguma forma ou outra, o governo estará ao lado, estendendo a mão para que a gente minimize esses impactos”, afirmou Carlos Fávaro Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/
- Santa Catarina conquista medalhas inéditas nos Jogos da Juventude em Brasília
Na última segunda-feira, 15, iniciou o bloco 2 de competições dos Jogos da Juventude que estão ocorrendo em Brasília (DF). Santa Catarina manteve a boa média no evento nacional e de quebra conquistou duas medalhas de ouro que já se tornaram inédita, tanto na competição de wrestling, quanto no remo indoor que estreia nos Jogos da Juventude nesta edição de 2025. Na modalidade Wrestling, o atleta representante do município de Chapecó, Jhonatan dos Santos Alves que foi medalha de bronze na competição representando a Escola de Educaçãpo Básica Lourdes Lago do município de Chapecó (SC) ainda na segunda-feira, 14. Já nesta manhã, competindo na modalidade remo indoor e no naipe feminino, a atleta Ana Clara da Silva conquistou a medalha de ouro e no masculino Lucas Echs ficou com a quarta posição. Neste segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude, Santa Catarina participa das competições nas seguintes modalidades: natação em águas abertas wrestling, futsal masculino e feminino e vôlei de praia masculino e feminino. O chefe de delegação de Santa Catarina nos Jogos da Juventude, Lucimar Pereira Dias, enalteceu os resultados obtidos projetando a sequência de Santa Catarina nos próximos dias. “Muito importante para o nosso esporte de base desenvolver outras modalidades como o remo indoor e o wrestling e logo conseguir bons resultados com medalhas em âmbito nacional. Temos modalidades coletivas bastante fortes para os próximos dias de competições e certamente queremos permanecer brigando entre os melhores estados do país”, celebrou Lucimar.
- Udesc lança edital com 1.003 vagas para transferência, reingresso e retorno diplomado
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou um novo edital com vagas para transferência externa e interna, retorno a portador es de diploma, e reingresso após abandono ou cancelamento de matrícula. As inscrições poderão ser realizadas de 6 a 10 de outubro por meio de formulário online disponível no site da universidade. Ao todo, estão disponíveis 1.003 vagas em 42 cursos gratuitos de graduação ofertados pela Udesc em Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul. Os critérios de seleção estão detalhados no edital nº 02/2025 . Os resultados serão publicados até 28 de novembro, nas páginas das secretarias de ensino de graduação de cada centro de ensino. Os candidatos selecionados iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2026. A matrícula ocorrerá de forma presencial, no centro que oferece o curso, em data a ser definida conforme o Calendário Acadêmico de 2026. Modalidades Os interessados devem observar os requisitos no edital e se inscrever na modalidade desejada, observando seus pré-requisitos. Confira as opções: Transferência externa: é a possibilidade de um aluno de outra universidade continuar seus estudos na Udesc, em curso idêntico ou da mesma área do conhecimento, ou ainda, mudança de modalidade de ensino (presencial ou a distância). Transferência interna: é destinada aos estudantes dos cursos de graduação da Udesc que desejam mudar de turno, de habilitação, de curso (para curso afim) ou de modalidade de ensino (presencial ou a distância). Retorno a portador de diploma: é a possibilidade de fazer outra habilitação do curso já concluído ou ingressar em outra graduação, mesmo se as áreas de conhecimento do curso pretendido e do curso concluído não tiverem afinidade. Reingresso após abandono ou cancelamento de matrícula: possibilita ao estudante da Udesc retornar ao curso de graduação após tê-lo abandonado ou cancelado a matrícula. Os cursos de graduação não mencionados no edital não disponibilizam vagas para transferência, reingresso ou retorno neste semestre. Outras informações podem ser obtidas com as secretarias de graduação de cada centro da Udesc. Os contatos estão disponíveis no edital. Foto: Rafaella Junkes/Secom Udesc
- Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado
Texto aprovado pela ALESC garante liberdade econômica ao modernizar o ambiente de negócios e desburocratizar a abertura de empresas Desburocratizar e simplificar a abertura de empresas, bem como estimular o desenvolvimento de atividades econômicas em Santa Catarina. Este é o objetivo do Projeto de Lei (PL) que cria o Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira, 16, e agora segue para sanção do governador Jorginho Mello. O Programa Estadual de Modernização do Ambiente de Negócios Catarinense prevê uma série de alterações para facilitar o empreendedorismo. Os pilares do projeto são a liberdade econômica, a desburocratização para abertura de novos negócios e a promoção de segurança jurídica. A expectativa do Governo de Santa Catarina é destravar investimentos, estimular a economia e a geração de empregos. O governador Jorginho Mello acredita que o projeto é um grande incentivo para o setor produtivo. “O objetivo do projeto é facilitar a vida do empresário e da empresária catarinense, reduzindo a burocracia e garantindo a liberdade econômica para quem deseja empreender. O Governo do Estado está dando um voto de confiança porque sabe que o empresário catarinense é sério e comprometido. Temos certeza de que a economia de Santa Catarina será ainda mais pujante, com mais segurança jurídica e incentivo ao empreendedorismo ”, destaca. Projeto amplia rol de atividades econômicas consideradas de baixo risco Uma das novidades previstas no projeto é a ampliação da lista de atividades econômicas consideradas de baixo risco. A medida beneficia diversas empresas que, dispensadas da necessidade de ato público de liberação, poderão iniciar a atividade com mais agilidade por meio de autodeclaração. Com o projeto, o número de atividades econômicas beneficiadas chegará a 896 – o texto considera as atividades cadastradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). “A legislação atual exige das empresas, antes de começarem a funcionar, uma série de vistorias e liberações por órgãos de fiscalização. O novo projeto dispensa essa burocracia para aquelas atividades consideradas de baixo risco, que não representam dano potencial. Ou seja, simplifica para o empresário. É importante ressaltar, no entanto, que o projeto foi discutido com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto do Meio Ambiente, e demais órgãos, para garantir a segurança de trabalhadores, consumidores e também a preservação do meio ambiente”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. Conforme o projeto, a dispensa é apenas para o ato público de liberação. Ou seja, a fiscalização seguirá sendo executada. “A dispensa dos atos públicos de liberação não exime a atividade da fiscalização dos órgãos e das entidades competentes, em qualquer tempo ou enquanto forem exercidas atividades econômicas, para verificação do cumprimento dos requisitos necessários”, diz o texto do projeto de lei. Comitê poderá alterar a lista de atividades consideradas de baixo risco A lista de atividades econômicas consideradas de baixo risco e dispensadas de ato público de liberação está incluída em anexo no projeto de lei. Estão contemplados, por exemplo, cultivo de frutas, grãos e hortaliças, confecção de roupas, comércios, serviços de manutenção, serviços financeiros e administrativos, atividades culturais e oferta de cursos, entre outras atividades econômicas. Após a sanção do projeto de lei, no entanto, o rol de atividades beneficiadas poderá ser alterado por um comitê. Na prática, o Comitê para Gestão da Rede Estadual para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios de Santa Catarina (CGSIM-SC), também previsto no projeto de lei, será um órgão colegiado com participação de diversos entes a fim de deliberar sobre inclusões e exclusões de atividades na lista. Com o comitê, eventual alteração ocorrerá de forma mais rápida, já que dispensa a necessidade de um novo projeto de lei. O órgão, contudo, deverá informar a Assembleia Legislativa (Alesc) em caso de atualização da lista. Segundo o projeto, o risco potencial será avaliado conforme a atividade econômica e/ou características da edificação. A regulamentação da lei definirá a composição do comitê. “A criação de um comitê para deliberação acerca das atividades de baixo risco é um grande passo para a modernização do ambiente de negócios em Santa Catarina. Com menos burocracia e mais agilidade, o empreendedorismo catarinense ganhará um diferencial competitivo. Isso é fundamental para uma economia cada vez mais inovadora e vai destacar Santa Catarina a nível nacional e internacional”, afirma Fernando Baldissera, presidente da Jucesc. Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom











