Terça-feira, 23 de junho de 2026

Resultados da busca
815 resultados encontrados com uma busca vazia
- PUBLICAÇÃO LEGAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Aos interessados, comunicamos que no dia 02 de setembro de 2025 (terça-feira), às 19h00 , na Rua João Honorato Silveira, nº 380, Bairro Forquilhas, Município de São José/SC , será realizada a Assembleia Geral de Fundação da Associação de Saúde e Assistência Social Fibromiálgicos São José e Amigos . Na oportunidade, será deliberada a aprovação do Estatuto Social e a eleição da primeira Diretoria da entidade. São José, 15 de agosto de 2025. Comissão Organizadora
- Cadastro para Condutores Ambientais Locais está com inscrições abertas para o segundo semestre
Profissionais atuarão na condução de visitantes e na preservação ambiental nas Unidades de Conservação A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), através do Departamento de Unidades de Conservação (DEPUC), está reativando o cadastramento de Condutores Ambientais Locais para exercício de atividades de condução de visitantes nas Unidades de Conservação (UCs) municipais. O condutor ambiental é o profissional capaz de atuar em espaços naturais ou áreas legalmente protegidas, que apresentem potencialidades turísticas orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos existentes localmente. Incentiva o desenvolvimento da atividade turística em bases locais e sustentáveis, promove a preservação e a conservação do ambiente mediante processo de educação ambiental contribuindo para o monitoramento de possíveis impactos socioambientais da atividade turística. Para realizar o cadastramento é necessário apresentar os documentos comprobatórios de capacitação profissional, conforme Instrução Normativa FLORAM nº 001/2010, e entrar com processo de Solicitação de Autorização Ambiental Diversa – Geral.A inscrição pode ser feita por meio do seguinte link . Após a análise da documentação, os condutores aptos realizarão um curso de boas práticas em Unidades de Conservação para Condutores Ambientais Locais promovido pela FLORAM, previsto para segunda quinzena de outubro deste ano. Após a conclusão do curso, o condutor receberá a autorização ambiental da FLORAM e a credencial da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação para exercício da atividade. Na gestão ambiental de uma Unidade de Conservação e de seu entorno, a sensibilização das pessoas sobre a importância da conservação é mais uma garantia do equilíbrio ecossistêmico, da qualidade ambiental e do bem-estar social. “Estimulamos a visitação das UCs municipais, principalmente, através de ações de conscientização e educação ambiental, atendendo escolas, universidades e grupos da sociedade civil. O incentivo ao cadastramento dos condutores é mais um exemplo dessa preocupação genuína que temos dentro da Fundação,” afirma Mariana Hennemann, Chefe do DEPUC.
- Florianópolis é a Capital que mais atende crianças de 2 a 3 anos
Ainda há vagas disponíveis na rede municipal para creche e pré-escola Entre as capitais, Florianópolis está em primeiro lugar no atendimento de educação infantil de crianças de 2 a 3 anos (88%), enquanto que de 0 a 3 anos (53,7%) ocupa a quinta posição. No atendimento de até 1 ano (22,8%) e de 4 a 5 anos (96,8%) está na sexta posição. Com os resultados, o município encontra-se acima da média nacional em todas as situações. O panorama foi apresentado pela organização não governamental Todos pela Educação a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios Contínua e do Censo Escolar. Além disso, a capital catarinense possui 2.120 vagas disponíveis para a população, sendo 1. 058 em creche (0 a 3 anos) e 1.062 na pré-escola. O secretário de Educação de Educação de Florianópolis, Thiago Peixoto, faz uma alerta principalmente em relação às vagas ociosas para crianças de 4 e 5 anos. “Nesta faixa etária, é obrigação da família colocar o seu filho em uma unidade educativa, e é dever da administração municipal atender a demanda”. A Secretaria Municipal de Educação constituiu uma equipe de monitoramento de vagas da educação infantil vinculada à Diretoria de Planejamento e Dados Educacionais. Essa equipe verifica quais unidades que dispõem de vagas para oferecer às famílias. A equipe é responsável, ainda, por acompanhar a frequência das crianças matriculadas na rede e monitorar possíveis desistências para incluir quem necessite de atendimento. Atualmente, estão sendo atendidas pela Prefeitura 9.032 crianças em idade de creche e 7.861 na pré-escola. A rede de ensino é composta por 84 núcleos de educação infantil (Neims), sete Neims vinculados a uma escola e 11 entidades conveniadas. ATENDIMENTO DE 0 A 3 ANOS Brasil-41,2% Santa Catarina-53,3% Florianópolis-53,7% ATENDIMENTO DE 0 A 1 ANO Brasil-18,6% Santa Catarina-34,8% Florianópolis-22,8% ATENDIMENTO DE 2 A 3 ANOS Brasil-62,4% Santa Catarina-71,8% Florianópolis-88% (primeiro lugar) ATENDIMENTO DE 4 A 5 ANOS Brasil-94,6% Santa Catarina-95,2% Florianópolis-96,8% Fonte:PMF
- Publicidade Legal
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE EVENTOS ESPORTIVOS
- Santa Catarina lança plano integrado para combate à violência contra a mulher
O governador Jorginho Mello, ao lado da vice-governadora Marilisa Boehm, lançou nesta terça-feira, 12, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, com ações previstas de 2025 a 2035. A medida, que integra o Plano de Governo, marca um compromisso de longo prazo com a ampliação e qualificação das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no estado. “Temos um plano robusto, construído pela primeira vez aqui em Santa Catarina, que olha para os próximos dez anos e traz medidas concretas para proteger as mulheres e combater a violência de gênero. Não é apenas um documento, é um compromisso do nosso governo e de toda a sociedade catarinense. São ações necessárias, que exigem responsabilidade e continuidade, e nós precisamos ter o compromisso de respeitar, apoiar e caminhar lado a lado com as mulheres. Santa Catarina já é um dos estados mais seguros do Brasil, e com este plano vamos avançar ainda mais para garantir que nossas mulheres vivam com dignidade, segurança e respeito”, disse o governador. O Governo de Santa Catarina anunciou a implementação de um plano estadual estruturado, permanente e integrado para o enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa foi construída com a participação das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Assistência Social, Mulher e Família, Educação, além das forças de segurança. O projeto está organizado em cinco eixos estratégicos: prevenção e educação; atendimento e proteção; responsabilização e reeducação dos agressores; monitoramento; produção de dados e avaliação. De acordo com a vice-governadora Marilisa Boehm, que coordena o projeto, um colegiado se reunirá semestralmente para dar continuidade às ações. “O foco será prevenção, proteção e, acima de tudo, conscientização. É fundamental atuar desde cedo, nas escolas, para ensinar que agredir uma mulher é crime e que todos são iguais perante a lei. Este será um marco para Santa Catarina, que pode se tornar referência nacional com uma política tão estruturada”, destacou. A Secretaria da Segurança Pública, que integra o Comitê Gestor do Plano, ficará responsável pelo monitoramento e integração de dados. A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar atuarão de forma conjunta na prevenção e repressão. Entre as medidas previstas estão a inclusão do tema da violência doméstica e familiar nos cursos de formação, o fortalecimento da Rede Catarina de Proteção à Mulher, a criação de salas reservadas para atendimento especializado nas unidades da Polícia Científica, a ampliação da identificação de agressores e a implantação de programas de reeducação para autores de violência. O plano também prevê ampliar de 32 para 56 o número de delegacias especializadas no atendimento à mulher. No eixo social, a Secretaria de Assistência Social será responsável pelo acolhimento e proteção das vítimas, investindo na capacitação contínua dos profissionais da rede socioassistencial, no fortalecimento dos serviços de acolhimento e na integração das informações ao painel unificado de monitoramento. Já a Secretaria da Educação atuará na prevenção e conscientização, promovendo campanhas nas escolas, capacitando profissionais para identificar e encaminhar casos de violência, além de integrar os dados do sistema educacional ao painel de controle do plano. 📍 Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina – estado.sc.gov.br
- Prefeitura de Palhoça promove campanha especial com foco no Cadastur
Iniciativa acontece no dia 28 de agosto na Casa da Cultura Açoriana, na Enseada de Brito. A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo realiza no dia 28 de agosto, na Casa da Cultura Açoriana, localizada na Enseada de Brito, uma ação especial de entrega do certificado para os profissionais e empresas que estão cadastrados no Cadastur. A entrega acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. A ação também tem o intuito de informar a todos que atuam no segmento turístico na cidade sobre os benefícios e vantagens do Cadastur. Se você é profissional ou empreendedor, e deseja obter informações sobre o tema, também pode comparecer no local para conversar com a equipe da Secretaria de Turismo. De acordo com a diretora executiva de eventos da Secretaria de Turismo, Mara Prim, “o Cadastur oferece vantagens como a participação em programas de qualificação e o acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais. Convidados a todos que atuam no setor turístico da cidade e que ainda não tenham o certificado do Cadastur que compareça no evento da Enseada do Brito para, juntos, fomentarmos ainda mais o desenvolvimento do segmento em nossa cidade”. Fonte:PMP
- São José reforça equipe com posse de novos servidores
Concursados vão atuar nas áreas de Assistência Social, Engenharia e Jurídico da Prefeitura A Prefeitura de São José realizou, nesta terça-feira (12), a solenidade de posse de quatro novos servidores aprovados nos concursos públicos Edital 001/2019/SMA e Edital 001/2024/SAS. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Orvino Coelho de Ávila e contou com a presença de autoridades, familiares e representantes das secretarias. A posse dos novos profissionais vai fortalecer a rede de serviços, contribuindo para mais eficiência, qualidade e atendimento humanizado à população. Foram empossadas Franciny Fernandes e Camila Becker, para a secretaria de Assistência Social, Mirleide Born, para a Fundação de Meio Ambiente e Cibele Toralles, para a Procuradoria. Representando o prefeito, a secretária municipal de Administração, Adriana Souza, ressaltou a importância do momento. “Dar posse a novos servidores é renovar o compromisso do município com a qualidade do serviço público. Esses profissionais chegam para somar, trazendo conhecimento técnico e disposição para atender cada cidadão de São José com dedicação e responsabilidade”. A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, destacou que a chegada das novas assistentes sociais representa mais um passo na ampliação e no fortalecimento das equipes. “Cada profissional que integra nossa rede é essencial para garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva a quem mais precisa. Desejo que as novas servidoras se sintam acolhidas e comprometidas com essa missão de transformar vidas”. Fonte:PMSJ
- Secretaria de Educação abre seleção para estagiários de Pedagogia
Candidatos têm até a sexta-feira (15) para efetuar as inscrições A Secretaria Municipal de Educação abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de estagiários de nível superior em Pedagogia para atuar na rede municipal de ensino de Biguaçu. O edital nº 029/2025 prevê uma vaga imediata e formação de Cadastro Reserva (CR). Podem participar estudantes matriculados a partir da 2ª fase do curso de Pedagogia, em instituições conveniadas com o município e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A jornada de estágio será de 25 horas semanais, com bolsa mensal de R$ 1.568,00. As inscrições devem ser realizadas pela internet, entre as 10h do dia 11 de agosto e as 18h do dia 15 de agosto, por meio do link https://forms.gle/S7FBXdahmFQvQgzi8 . Não é cobrada taxa de inscrição. A seleção será feita por meio da análise do histórico escolar, com base na soma das médias obtidas nas disciplinas cursadas, acrescida de um bônus conforme a fase em que o aluno se encontra. O edital completo pode ser consultado no site www.bigua.sc.gov.br , na aba Transparência/Editais ou CLIQUE AQUI. Em caso de dúvidas e mais informações, entre em contato com a Gerência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, pelo e-mail rh.semed@bigua.sc.gov.br ou telefone (48) 3094-4105, no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h.
- Ilha do Campeche à brasileira:
Florianópolis assume os rumos do seu paraíso. A partir de 18 de agosto, a Prefeitura de Florianópolis assume oficialmente a administração da Ilha do Campeche — até então sob tutela do IPHAN — em uma decisão fruto de conciliação na Justiça Federal. A ilha, reconhecida desde 2000 como patrimônio arqueológico, etnográfico e paisagístico pela União, agora será gerida pelo município, sem perder sua proteção federal ilhadocampeche.pmf.sc.gov.br . Essa mudança foi impulsionada por uma Ação Civil Pública de 2022, movida pelo Ministério Público Federal, com foco na preservação ambiental e arqueológica. Com a nova gestão, a prefeitura terá “poder de polícia” para controlar preços de transporte e número de visitantes — medidas cruciais após episódios de superlotação registrados no verão passado. Visando estruturar sua atuação, o município se inspira em modelos como o Parque Nacional do Iguaçu e Fernando de Noronha. O secretário do Meio Ambiente, Alexandre Waltrick Rates, ressaltou a intenção de criar um modelo sólido de gestão para proteger e organizar o turismo na ilha. Após a formalização da transferência, o plano de manejo deve ser apresentado entre o fim deste ano e o início de 2026. Entretanto, a prefeitura já planeja ações para a temporada 2025/2026. Além disso, medidas já em vigor desde janeiro reforçaram o controle de acesso à ilha: o ingresso agora é individual, intransferível, e deve ser solicitado antecipadamente pelo site da prefeitura. O limite diário é de 800 visitantes nos meses de alta temporada, e a fiscalização ganhou reforço com drones e auditorias regulares.O transporte será permitido apenas por embarcações autorizadas, e até mesmo quem optar por meios próprios precisará solicitar a autorização junto à prefeitura. Fontes consultadas: ND Mais Jornal Floripa / Correio SC Portal Norte da Ilha Iphan Wikipedia
- Com vitória em casa, São José se classifica para as semifinais da Liga Nacional de Handebol
Nacional venceu São Carlos por 39x17, em partida realizada no Centro Multiuso O Nacional Handebol continua escrevendo sua história no cenário esportivo brasileiro. Após vencer a equipe de São Carlos por 39×17, em partida realizada nesta terça-feira (12), no Centro Multiuso, pela Conferência Sul/Sudeste, a equipe josefense garantiu sua vaga nas semifinais da Liga Nacional de Handebol. Agora, seis equipes da região Sul/Sudeste, duas do Norte, duas do Nordeste e duas do Centro-Oeste se dividem em dois grupos para disputar as fases semifinais da competição, que acontecem em setembro, em Goiás. Os confrontos definirão os quatro finalistas que participarão do grande Final Four, marcado para novembro, no Mato Grosso. O Nacional chega às semifinais com três vitórias e uma derrota. A partida mais eletrizante da equipe foi contra o Pinheiros, de São Paulo, decidida nos últimos segundos. O Nacional empatou o jogo a 20 segundos do fim, mas, nos últimos 6 segundos, o Pinheiros marcou o gol da vitória, encerrando a partida em 26×25. Fazendo História Além da Liga Nacional de Handebol, São José também participou do Campeonato Brasileiro Júnior (sub-21). A final foi disputada neste mês, e o Nacional conquistou o vice-campeonato. Com esse resultado, a equipe alcança cinco finais consecutivas no Campeonato Brasileiro de Handebol. Títulos A equipe, conveniada à Prefeitura de São José, se consolidou como uma das potências do handebol nacional após conquistar diversos títulos. Entre eles, destacam-se: Vice-campeão da Liga Nacional em 2023 (masculino e feminino) Campeão Sul-Centro Americano de Clubes Júnior (2023) Campeão Brasileiro Júnior (2024) Campeão da Taça Brasil Sul (2023) Em 2024, o Nacional também se tornou tricampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando o título de forma invicta. Fonte: Prefeitura Municipal de São José
- Metade de Santa Catarina enfrenta seca fraca e dez cidades relatam problemas no abastecimento de água
O inverno em Santa Catarina está mais seco do que o habitual. De acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual, quase metade dos 295 municípios catarinenses apresentam situação de seca fraca . Dez cidades já registram dificuldades pontuais no abastecimento , entre elas Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Campos Novos. A principal causa é a falta de chuva em julho: o volume acumulado ficou 40% abaixo da média histórica , que é de cerca de 125 milímetros. Na maior parte do território catarinense, o registro mensal variou entre 20 e 40 milímetros . Apenas áreas do Oeste e da Serra superaram os 60 milímetros. O cenário foi agravado pela influência de massas de ar frio e seco, comuns nesta época do ano, que provocaram longos períodos sem precipitação — em alguns municípios, foram de 25 a 30 dias seguidos sem chuva. 📍 Municípios que relataram dificuldades no abastecimento : Campos Novos (Oeste) Celso Ramos (Oeste) Doutor Pedrinho (Vale do Itajaí) Florianópolis Gaspar (Vale do Itajaí) Imbuia (Vale do Itajaí) Ituporanga (Vale do Itajaí) Monte Carlo (Oeste) Santo Amaro da Imperatriz (Grande Florianópolis) São Cristóvão do Sul (Oeste) A Casan , responsável pelo fornecimento de água em sete dessas cidades, informou que não há registro recente de problemas generalizados e destacou que está realizando investimentos em novas tubulações e melhorias no sistema. Previsão para agosto A tendência para a primeira metade do mês é de tempo seco predominante, com possibilidade apenas de chuvas isoladas. Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de mudança gradual no cenário a partir da segunda quinzena, quando frentes frias devem favorecer o retorno das precipitações. Uso consciente é essencial Com o risco de desabastecimento aumentando, a Defesa Civil reforça a importância de reduzir o consumo de água. As orientações incluem evitar banhos prolongados, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, substituir a mangueira por balde para lavar carros, utilizar regadores em vez de mangueiras para as plantas e sempre acionar a máquina de lavar apenas quando estiver cheia.
- Projeto Social patrocinado pela Arteris revitaliza espaço esportivo em escola pública de Palhoça
A ação vai beneficiar 500 crianças e adolescentes, oferecendo novas oportunidades por meio do esporte, com patrocínio da Arteris O projeto Brincando na Quadra , patrocinado pela Arteris, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, deu início à reforma da quadra esportiva da Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Fátima, bairro Aririú, em Palhoça (SC). A revitalização começa com uma atenção especial à estrutura da quadra. O primeiro passo foi o nivelamento do contrapiso, que servirá de base para a instalação de um novo revestimento em plástico polipropileno copolimerizado — material que reduz em até 50% a irradiação de calor e oferece um amortecimento de impacto 20% superior aos pisos tradicionais, trazendo mais conforto e segurança aos estudantes. O espaço esportivo também está passando por uma série de melhorias: nova pintura, substituição do alambrado e instalação de traves de futsal, redes de vôlei, tabelas de basquete e outros equipamentos de apoio. O objetivo é garantir um ambiente adequado e estimulante para a prática de esportes, promovendo saúde, integração e desenvolvimento social. A inauguração da nova quadra está marcada para o dia 13 de agosto. As oficinas esportivas gratuitas de futsal, vôlei, handebol e basquete, conduzidas por profissionais de educação física, terão início nesse dia e seguirão durante dois meses. Cerca de 500 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, participarão das atividades, vivenciando o esporte como instrumento de aprendizado, disciplina e inclusão. O encerramento das atividades será marcado por um torneio esportivo, reforçando o trabalho em equipe, o respeito mútuo e a convivência saudável. Além disso, todos os materiais utilizados nas oficinas — como bolas e equipamentos — serão doados à escola, garantindo a continuidade das práticas esportivas. Sobre a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura A Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, criada em 2007, é uma organização sem fins lucrativos que promove inclusão social por meio de projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social. Com mais de 200 mil pessoas impactadas em todo o Brasil, a entidade atua em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os princípios do Pacto Global, promovendo cidadania e qualidade de vida. Mais informações em www.fabrica.ong.br ou nas redes sociais @ fabrica.ong.br . Sobre a Arteris A Arteris é uma das principais empresas de concessão de rodovias do Brasil, com mais de 3.200 km administrados em regiões estratégicas do país. Além de sua atuação na mobilidade e segurança viária, a Arteris investe em projetos sociais, ambientais e educativos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades. Por meio do patrocínio ao projeto Brincando na Quadra, a empresa contribui com a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio do esporte. Serviço Projeto Brincando na Quadra – Arteris Local: Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Fátima Endereço: Rua José Silvério da Silva, nº 157, Aririú – Palhoça/SC Data da Inauguração: 13 de agosto de 2025











