Segunda-feira, 22 de junho de 2026

Resultados da busca
815 resultados encontrados com uma busca vazia
- 25º Prêmio Fritz Müller é lançado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lança nesta segunda-feira, 19, o 25º Prêmio Fritz Müller com o objetivo de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado. As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho de 2025, neste link. O Prêmio Fritz Müller é promovido pelo Governo do Estado por meio do IMA e possui nove categorias diferentes voltadas a projetos e ações desenvolvidos nas áreas: Conservação de Insumos de Produção (água ou energia); Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos e Turismo Ecológico e Sustentável. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. Em 2022, foi comemorado o bicentenário de seu nascimento. Inscrições e Regulamento Gratuita e online, a inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do formulário e envio dos documentos solicitados. Para inscrever o case é necessário anexar o documento em extensão PDF com no máximo 20 páginas. O projeto deve conter uma breve descrição da organização e os resultados do trabalho ambiental inscrito. Deve conter fotos e, quando possível, documentos comprobatórios. Não serão aceitos projetos encaminhados via correio ou por e-mail. Serão considerados apenas os inscritos via site. Os documentos devem ser enviados até às 23h59m do dia 30 de junho de 2025. O regulamento pode ser conferido na íntegra no site: https://premios.ima.sc.gov.br/premio/8 Troféu Raulino Reitz A premiação também contempla uma personalidade que se destacou na área ambiental em Santa Catarina com a entrega do Troféu Raulino Reitz — uma homenagem ao cientista e fundador da FATMA (atual IMA). Premiação A divulgação dos vencedores será feita pelo site do IMA e pela imprensa. O local e a data da solenidade de premiação serão anunciados pelo Instituto do Meio Ambiente em momento oportuno. Fonte: https://www.ima.sc.gov.br/
- SC tem previsão de frio intenso e chance da primeira neve de 2025
Serão pelo menos seis dias congelantes no Estado Proteção e Defesa Civil monitora avanço de frente fria e alerta para frio intenso, geada ampla e risco de congelamento em regiões elevadas – Foto: Divulgação/Urubici-SC A última semana de maio chega trazendo mudanças significativas no tempo em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil monitora com atenção a atuação de uma frente fria que avança sobre o território catarinense entre esta terça-feira, 27, e a tarde de quarta-feira, 28, provocando instabilidade e aumentando o risco de temporais, principalmente nas regiões do Grande Oeste. Com o afastamento desse sistema, uma intensa massa de ar seco e frio avança sobre o Sul do Brasil, derrubando drasticamente as temperaturas em todo o estado. A partir da noite de quarta-feira, 28, os termômetros devem registrar frio intenso, com sensação térmica ainda mais baixa no Litoral, onde o vento sopra com rajadas entre 50 e 70 km/h. De acordo com os modelos meteorológicos, as temperaturas mínimas devem ficar bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nessas regiões, as condições atmosféricas – que incluem frio intenso e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve. A maior chance para o fenômeno ocorre na quinta-feira, 29, mas, por se tratar de um evento de difícil previsão, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os próximos boletins meteorológicos. Previsão para os próximos dias O frio intenso deve persistir até pelo menos o domingo, 1º de junho. Entre as noites e manhãs, as temperaturas mínimas permanecem bastante baixas em todo o estado. No Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, os termômetros devem marcar entre 0°C e 5°C. Já no Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C. Mesmo com a diminuição das chuvas e o retorno do sol, as tardes seguem frias, com máximas que não ultrapassam os 20°C. Durante esse período, há condições favoráveis para a formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a previsão é de geada forte, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas do estado. A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue atenta aos desdobramentos do tempo e orienta a população a adotar medidas preventivas, como o cuidado com a saúde em função do frio, atenção ao uso de aquecedores e calefação e cuidados redobrados ao trafegar por rodovias em áreas de serra. Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Proteção e Defesa Civil e pelas redes sociais do órgão. Em caso de emergência, acione o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
- Feirão de Oportunidades para pessoas com deficiência ocorre na próxima quarta em São José
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove nesta quarta-feira, 28, a 6ª edição do Feirão de Oportunidades para Pessoas com Deficiência, com o objetivo de conectar candidatos a empresas com vagas de trabalho. O evento, que é organizado pelo Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional, do Centro de Educação e Trabalho, é aberto ao público e ocorrerá no Ginásio do campus da Fundação, em São José, das 9h às 15h. A última edição do evento, realizada em outubro de 2024, foi sucesso de público e de encaminhamento para vagas, com a presença de 14 empresas parceiras da Grande Florianópolis, que ofertaram mais de 500 vagas de emprego. Serviço de inclusão e acompanhamento profissional O Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional da Fundação Catarinense de Educação Especial tem como finalidade ofertar à pessoa com deficiência oportunidade de emprego, proporcionando o estabelecimento de novas relações sociais e profissionais nas modalidades de Estágio, Contrato de Aprendizagem e Colocação no Trabalho Formal, bem como proceder, na empresa, a orientação e acompanhamento do profissional na execução de suas atividades, durante o período de adaptação no posto de trabalho. Contatos : Telefone: (48) 3664-4914 / 3664-4909 Whatsapp: (48) 98858-3855 / (48) 98825-2759 Email: mercadotrabalho@fcee.sc.gov.br 6º Feirão de Oportunidades para Pessoas com Deficiência Quando: 28 de maio, das 9h às 15h Local: Ginásio da FCEE – Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 | Bairro Nossa Senhora do Rosário | São José | SC Foto: Divulgação / FCEE Fonte: https://estado.sc.gov.br/
- São José sedia oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal
Jogo acontece no dia 28, no Centro Multiuso O Centro Multiuso se prepara para receber as oitavas de final da Copa do Brasil de Futsal. A partida será na quarta-feira (28), às 20h, entre ApaFF/Floripa e Minas Clube. O vencedor garantirá vaga nas quartas de final. A equipe catarinense, ApaFF/Floripa, que ocupa a nona posição no ranking nacional, tenta reverter o placar desfavorável após perder o primeiro jogo para o Minas Clube (20º no ranking) por 3 a 0. Agora, a equipe busca a virada em casa, diante da torcida são-josefense, para avançar na competição. A entrada será gratuita. O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Luciano Heck, acompanhou os preparativos da Arena para o jogo. “Sempre buscamos oferecer a melhor estrutura para as equipes que competem em São José. Mais uma vez, preparamos o Centro Multiuso para receber um evento nacional, reforçando o potencial da nossa cidade no cenário esportivo”. O jogo terá transmissão ao vivo pelos canais CBFS TV e Ação TV, no YouTube. Fonte: PMSJ
- São José promove programação especial na Semana do Meio Ambiente
Oficinas, exposições, visitas ao museu e distribuição de mudas integram as atividades gratuitas de 2 a 8 de junho De 2 a 8 de junho, São José celebra a Semana do Meio Ambiente com uma programação diversificada e gratuita para toda a comunidade. Sob o tema “Transformar hoje para preservar o amanhã”, o evento terá como palco principal o Shopping Itaguaçu, com ações que incluem oficinas sustentáveis, palestras educativas, exposição do Museu Osteológico, distribuição de mudas nativas e outras atividades interativas. Um dos destaques da programação será a Ação de Limpeza da Beira-Mar, marcada para 31 de maio (sexta-feira), das 8h às 12h, com concentração atrás do Centro Multiuso de São José. A iniciativa visa mobilizar voluntários para a preservação do ecossistema costeiro e reforçar a importância do descarte correto de resíduos. O secretário municipal do Meio Ambiente, Rubens Júnior, enfatizou o propósito do evento: “Queremos fomentar a conscientização ambiental e a educação sustentável por meio de experiências práticas e diálogo com a população. A Semana do Meio Ambiente é um convite para refletirmos sobre nosso papel na construção de um futuro mais verde e para inspirarmos mudanças que beneficiem não apenas São José, mas todo o planeta.” Confira a programação: 31/5 – 8h às 12hLimpeza da Orla da Beira-MarPonto de encontro: Atrás do Centro Multiuso Shopping Itaguaçu – Oficinas De 2 à 8/6 – 10h às 22hExposição InterativaShopping Itaguaçu 2/6 – 10h e 14hOficina Cores da Terra 3/6 – 10h e 14hOficina Um Velho Novo Amigo 4/6 10h e 14hOficina O Ciclo do Alimento Humano 5/6 – 10hOficina De olho no Fundo do Mar 4hOficina A Marca que Deixamos no Mundo 6/6 – 10hOficina Bora Fazer Papel Reciclável?As exposições, o Museu Osteológico e a distribuição de mudas ocorrerão todos os dias durante a Semana. Fonte: PMSJ
- São José abre Semana do MEI com atendimento ampliado e consultorias gratuitas para empreendedores
A Prefeitura de São José, em parceria com o Sebrae/SC, deu início nesta segunda-feira (26) à Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2025, que segue até sexta-feira (30) com atendimentos gratuitos, consultorias e orientações voltadas aos microempreendedores josefenses. A ação ocorre na Sala do Empreendedor, com atendimento ampliado das 7h às 19h. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila, da secretária de Governo, Méri Terezinha de Melo Hang, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, que visitaram o local e destacaram a importância da iniciativa para a economia local. “São José tem um grande número de empreendedores e o nosso compromisso é apoiar quem quer crescer, se regularizar e gerar renda. A Semana do MEI oferece suporte técnico gratuito e de qualidade para fortalecer esses negócios”, afirmou o prefeito Orvino. Durante toda a semana, os empreendedores terão acesso a orientações sobre formalização, declaração anual do MEI (DASN-SIMEI), emissão de guias, parcelamentos, apoio financeiro e muito mais. A programação também inclui consultorias específicas, com profissionais especializados e parceiros como o Banco do Empreendedor e a Faculdade Anhanguera. “A programação foi pensada para atender desde quem está começando até quem já tem um negócio e quer avançar com mais segurança. Esse é um trabalho de apoio, capacitação e valorização do empreendedor josefense”, destacou o secretário Silvinei Vasques. Os atendimentos são presenciais e gratuitos. Em casos de consultorias individuais, é necessário agendamento prévio pelo WhatsApp (48) 99679-2341. A ação integra o calendário nacional da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, e reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico e a economia criativa de São José. Serviço: Semana do MEI 2025 – São José Sala do Empreendedor – Anexo ao Espaço Empreendedor De 26 a 30 de maio Atendimento das 7h às 19h Informações e agendamentos: WhatsApp (48) 99679-2341 Fonte: PMSJ
- Centro de Convivência do Idoso de Palhoça recebe apresentação da OFIC
Orquestra Filarmônica Catarinense animou o público do CCI, levando música de qualidade e emocionando os frequentadores da casa. Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso em Palhoça apreciaram, na última sexta-feira (23), a apresentação exclusiva do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), instituição sediada no bairro Pedra Branca, em Palhoça (SC), reconhecida por sua atuação na promoção da música de concerto, democratização do acesso à cultura e inclusão social por meio da arte. A ação integrou o cronograma de Apresentações Extramuros da OFiC, desenvolvido pelo Núcleo Social e Sustentabilidade da Associação Orquestra Filarmônica Catarinense. A atividade proporcionou aos idosos uma experiência de encantamento, escuta sensível e bem-estar, valorizando o acesso à música de qualidade em espaços de convivência e cuidado. Essa iniciativa reforça o compromisso da OFiC com a democratização da cultura, promovendo o contato direto entre artistas e comunidade, e fortalecendo laços afetivos e culturais por meio da música. “Fechei os olhos e parecia que eu estava num teatro de Viena”; “A música entrou direto no meu coração”; “Nunca vi um violino ser tocado assim de perto. É bonito demais! Dá vontade de aprender também”, foram alguns dos depoimentos de quem acompanhou de pertinho o evento. Após esse momento encantador, os idosos degustaram um delicioso café da tarde, confraternizando e celebrando juntos essa vivência, preparada com carinho pela equipe do CCI. A tarde ficou marcada pela sensibilidade, alegria e união, provando mais uma vez que a cultura e a convivência têm o poder de transformar vidas, em qualquer idade. Crédito das imagens: OFIC
- Faculdade Municipal de Palhoça realiza ações especiais na Semana Mundial do Brincar 2025
Com o tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, acontece entre os dias 24 de maio e 01 de junho a Semana Mundial do Brincar 2025. A iniciativa que ocorre em todo o Brasil propõe um convite para toda a população idealizar brincadeiras e participar de debates e rodas de conversas em torno do assunto. Todas as iniciativas propostas devem são gratuitas. As ações serão organizadas por pais, educadores, cuidadores, instituições, escolas, coletivos, organizações, associações culturais, gestores públicos, e todas as pessoas e entidades que sejam amigos da infância. Prefeituras também são bem-vindas; gestores públicos também podem participar. A Faculdade Municipal de Palhoça se unirá ao movimento e terá ações especiais durante toda a semana. A programação inclui oficinas, vivências, exibições de filmes e muitas brincadeiras para crianças de todas as idades. Vale reforçar que todas as atividades acontecerão na sede da Faculdade Municipal de Palhoça e são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa pode ser encontrada no perfil do Instagram @faculdademunicipaldepalhoca. Fonte: PMP
- Maio Laranja leva conscientização à Ponte do Imaruim com ação do CRAS Jardim Eldorado e Instituto Elements
O CRAS Jardim Eldorado, em parceria com o Instituto Elements, promoveu, na última sexta-feira (23), uma ação especial na praça da Ponte do Imaruim com foco na Campanha Maio Laranja — mês dedicado à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade aconteceu das 9h às 17h e contou com a participação da comunidade local, principalmente jovens e famílias da região. Durante o evento, além da mobilização sobre a campanha, foram divulgados os serviços do CRAS Jardim Eldorado, que agora também realiza atendimentos, com o projeto Cras no seu Bairro, às terças e sextas-feiras na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), facilitando o acesso da população. “É fundamental que a comunidade conheça o CRAS do seu bairro e saiba que pode contar conosco. A ação do Maio Laranja nos ajuda a conversar sobre temas que precisam ser discutidos com urgência”, destacou Luana Steimback, gerente do CRAS Jardim Eldorado. A parceria com o Instituto Elements foi essencial para fortalecer o alcance da campanha. Além de apoiar a ação, o Instituto oferece cursos gratuitos de informática para jovens da região, com turmas fixas na Ponte do Imaruim. “A articulação entre o Instituto e o CRAS permite que a gente traga temas importantes, como o Maio Laranja, para mais perto da população. Muitos ainda não sabem o que a campanha representa. O debate foi uma surpresa positiva, especialmente por acontecer em frente à escola dos jovens, que muitas vezes cuidam dos irmãos menores e convivem com diversas realidades ao redor”, afirmou Wilson Martins, assistente de projetos do Instituto Elements. Durante a mobilização, também foi disponibilizado um QR Code para que as famílias pudessem agendar o atendimento do Cadastro Único de forma prática e rápida. Além da ação do dia 23, o CRAS realizou, no dia 20 de maio, uma atividade lúdica com cerca de 50 crianças da Associação João Paulo II. A coordenadora conduziu a contação do livro “Não me Toca, Seu Boboca”, que trata de forma educativa e cuidadosa a prevenção de abusos. A campanha Maio Laranja é uma oportunidade para aproximar os serviços da rede de proteção da comunidade e fortalecer o cuidado com crianças e adolescentes. Fonte: PMP
- TUM Happy Arraiá promete uma festa junina animada com show gratuito de Mariana Aydar no Aeroporto de Florianópolis
TUM Happy Arraiá chega em sua quinta edição no domingo, 22 de junho, no Boulevard 14/32 do Floripa Airport e traz música, gastronomia típica, dança, cultura popular e atividades para toda a família e com entrada totalmente gratuita. Com o clima de festa junina no ar, o evento apresenta uma programação diversa para todas as idades, com destaque para o show nacional da cantora Mariana Aydar, um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira. Vencedora do Grammy Latino 2024 e 2020 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” e indicada ao Prêmio da Música Brasileira 2025 na categoria “Raízes”, a cantora e compositora paulistana se destaca por unir tradição e inovação em seu trabalho. Com seis discos lançados e dois documentários, Mariana tem músicas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como Renascer, Travessia e Volta Por Cima. Sua obra conecta o forró de raiz com sonoridades contemporâneas e pautas atuais, como o protagonismo feminino e o combate ao machismo no universo musical. A paixão pela cultura do Nordeste nasceu na infância, onde conheceu Luiz Gonzaga, através de sua mãe, que era empresária dele. Iniciou sua trajetória profissional como backing vocal de Daniela Mercury nos carnavais de Salvador e circulou por casas de forró com sua antiga banda, Caruá. Em 2018, lançou o bloco Forrozin, um dos destaques do Carnaval de São Paulo, com participações de artistas como Gilberto Gil, Anastácia, Criolo e Mestrinho. Sua trajetória valoriza a diversidade, a cultura popular e a força da mulher na música brasileira. O show da artista está marcado para às 19h, antes disso, o evento contará com uma vasta programação a partir das 16h tais como: DJ Ubrother, atividade de recreação infantil, apresentação do boi de mamão do Campeche, aulão de forró e Concurso de trajes juninos infantil e adulto. UM Happy edição de Arraiá fortalece o ecossistema cultural da capital catarinense. A iniciativa valoriza a economia criativa — um dos setores que mais cresce no país — gerando impacto positivo para a cultura, o turismo, comércio local e para a imagem da cidade. O evento também funciona como um “esquenta” para o TUM Festival, o maior encontro de música e inovação de Santa Catarina, que chega também em sua oitava edição neste ano e que acontecerá em outubro e novembro, em Florianópolis. Os dois projetos são idealizados pela produtora Ivanna Tolotti, que explica que o conceito do evento com feira criativa foi pensado para unir e inspirar os atores da economia criativa em um ambiente para compartilhar a cultura com a comunidade, fortalecendo o ecossistema cultural e de redes criativas . “O Tum Happy visa a ocupação e revitalização de espaços, a integração de diferentes segmentos criativos, o bem-estar da comunidade, o fortalecimento de eventos de bairro, a formação de plateia musical e artística, a troca de experiências e geração de novos negócios a partir de ideias inspiradoras”, explica Ivanna. A ideia é que o projeto aconteça periodicamente, promovendo a ocupação consciente de espaços a partir da cultura e das artes.” Serviço: O quê: TUM Happy Arraiá com show nacional de Mariana Ayadar e atrações locais Quando: 22 de junho (domingo) Onde: Boulevard 14/32 do Floripa Airport Horário: a partir das 16h Programação do evento 16H DJ Ubrother Atividade de recreação infantil 16h30 Apresentação do boi de mamão do Campeche 17h30 Aulão de forró 18h30 Concurso de traje junino infantil e adulto 19h Show Mariana Aydar E mais food trucks e comidas típicas. Ingresso solidário: Doação espontânea de 1kg de alimento não perecível que será destinado a comunidades indígenas e quilombolas de Florianópolis. Entrada gratuita – sem retirada de ingressos Incentivo: Rede Imperatriz Apoio Cultural: Floripa Airport Realização: Ivanna Tolotti Produções Parceria: Criativa Painéis Incentivo Municipal: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis Este projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no 3659/91.
- Prefeitura de Florianópolis inaugura o Complexo Esportivo Toca da Pantera
Nova área de esporte e lazer fica no Rio Tavares, em terreno conhecido como “Campo do Zaire” A comunidade Toca da Pantera, no Rio Tavares, Sul da Ilha, está podendo desfrutar de uma nova área de esporte e lazer desde o último sábado (17). É que o prefeito Topázio Neto inaugurou a obra que transformou o terreno conhecido na localidade como “Campo do Zaire” em complexo esportivo, à Rodovia Francisco Magno Vieira (SC-405), ao lado do número 2.179. Os serviços foram conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. Um campo de futebol de 7.133,48 metros quadrados em grama natural cercado com alambrado e rede de fio de seda, traves em aço galvanizado e redes de nylon e arquibancada de concreto é o grande destaque da área, mantendo a tradição de uso do espaço. E, para conforto dos atletas, foi construído, inclusive, um bloco de 106,94 metros quadrados contendo cinco vestiários (quatro para times e um para árbitros) com sanitários acessíveis até com chuveiros, e depósito de material de limpeza. Batizado de Complexo Esportivo Toca da Pantera, ele, no entanto, estará disponível à comunidade em geral, e não somente a atletas. Tanto que a administração municipal também equipou o lugar com um bloco de 129,02 metros quadrados com salão de eventos e sanitários (incluindo um acessível), sala administrativa e depósito de material de limpeza. O entorno Já o entorno dessas construções tem parque infantil com 124,55 metros quadrados cercado por gradil metálico e com portão para acesso, ou seja, bastante seguro para as crianças. Sendo que o equipamento também foi projetado buscando acolher todo o público infantil, e assim, garantir o bem-estar de pessoas com deficiência. Prova disso é o piso em areia e os brinquedos inclusivos (gangorra tripla em metal, carrossel inclusivo, escada horizontal e dois escorregadores de metal e fibra de vidro). Além disso, o Complexo Esportivo Toca da Pantera tem um pátio de 188,52 metros quadrados, calçadas, paisagismo com canteiros e áreas verdes que garantem sombreamento, mobiliário urbano como bancos pré-moldados e mesas de convivência em concreto, e estacionamento devidamente sinalizado com 28 vagas, sendo duas reservadas para PcD e duas para idosos. A área de esporte e lazer ainda possui infraestrutura elétrica que atende o campo de futebol com refletores de LED de 1.200W, as edificações e o entorno. O espaço tem área total de 9.311,45 metros quadrados, e as obras, que envolveram serviços iniciais de terraplanagem e de implantação de sistema de drenagem, foram executadas pela Conquistar Serviços e Construção Ltda – ME, num investimento de R$ 2,26 milhões. Fonte: PMF
- São José renova frota de caminhões para reforçar serviços urbanos
“Esses caminhões representam um grande avanço para os serviços urbanos de São José. Seguimos investindo em infraestrutura porque acreditamos que cuidar da cidade é também cuidar das pessoas que vivem nela”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila, durante a solenidade de entrega. A Prefeitura de São José realizou, na manhã desta sexta-feira (25), a entrega oficial de 10 novos caminhões basculantes e um novo trator, que irão renovar a frota e reforçar os serviços de manutenção urbana do município. Os veículos passam a integrar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, melhorando significativamente a capacidade de atendimento às demandas municipais. A aquisição dos caminhões foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do então senador Dário Berger, atendendo a uma solicitação do município. Com o novo investimento, a administração municipal garante mais agilidade e eficiência na execução de serviços como retirada de entulhos, manutenção de vias, transporte de materiais e atendimento emergencial em casos de desastres naturais. O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, ressaltou o impacto direto da nova frota no dia a dia da população. “Com esses veículos, conseguiremos dar mais agilidade às nossas equipes, principalmente nos bairros mais afastados. É um reforço que vai nos permitir trabalhar com mais organização, economia de tempo e resposta rápida às solicitações da comunidade.” “Estamos mandando 11 caçambas velhas embora e vamos ficar com 12 novas. Tínhamos 11 caçambas (8 com 30 anos de uso e mais três de 30 anos), todas elas já foram baixadas. Então hoje estamos renovando a frota com essas 10 novas, além das duas adquiridas em 2023, e ficaremos com um total de 12 caminhões”, conclui Nardi. Por sua vez, Dário Berger destacou que a destinação da emenda reforça seu vínculo com São José. “Tenho um carinho enorme por esta cidade, que ajudei a transformar ao longo da minha trajetória política. Poder contribuir novamente com São José, agora por meio dessa emenda, é uma forma de retribuir tudo o que ela representa pra mim.” Fonte:PMSJ











