top of page

Resultados da busca

815 resultados encontrados com uma busca vazia

  • De atleta de São José a árbitra internacional

    Uma revelação em dose dupla. Assim pode ser definida a atleta de judô de São José, Kamila Lemos, de 31 anos, que está em Concórdia para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina. Depois de muitos títulos como atleta, a judoca passou a estudar o campo da arbitragem e hoje é árbitra internacional, podendo ser convocada para atuar nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles. Kamila começou a praticar judô com quase 3 anos de idade. Aos 12 anos, conquistou seu primeiro título brasileiro. Desde então, uma série de conquistas se seguiram. Com 19 anos, a judoca escolheu São José para continuar sua carreira esportiva. Atualmente, ela faz parte da equipe Ippon, conveniada à Prefeitura, e é beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Município. Desde seu primeiro título nacional, a atleta se aperfeiçoou cada vez mais e hoje coleciona outros títulos. Conquistou mais dois campeonatos brasileiros, foi vice-campeã em uma outra ocasião e acumula cerca de uma dezena de pódios na terceira colocação. Nos Jogos Abertos, Kamila não sabe precisar o número exato de medalhas conquistadas. “Não sei, acho que devo ter seis ou sete medalhas de ouro, além das de prata e bronze que ganhei. Não faço ideia do número total”, disse. Aos 18 anos, realizou seu primeiro exame nacional C. Depois disso, foi subindo de nível, passando para o Nacional B. Aos 21 anos, Kamila teve que escolher entre disputar o Campeonato Brasileiro como atleta ou arbitrar pela categoria Nacional A, o segundo maior nível de arbitragem do Brasil. Mas ela conta que não teve dúvida ao escolher a arbitragem. Tempos depois, ela atingiu o maior nível da arbitragem ao se tornar aspirante internacional. Subiu para o nível continental e, hoje, é árbitra internacional A, atingindo o topo da arbitragem mundial. Este ano, já participou de diversas competições nacionais e internacionais, como um torneio na Croácia, o Pan-Americano no Rio de Janeiro e uma competição no Peru. Uma semana antes do Jasc, Kamila estava em Las Vegas, arbitrando o Mundial Veteranos. E, ao final de sua participação nos Jogos Abertos, ela embarca para Vitória, onde arbitra no Campeonato Brasileiro Sênior. Ela conta que, hoje, entre competir e arbitrar, seu foco está totalmente voltado para a arbitragem, mas, quando se trata dos Jasc, sempre escolhe vestir a camisa de São José. O sensei Fábio Maciel lembrou que ela já deixou a arbitragem para competir pelo município. “Ela diz que a arbitragem vem em primeiro lugar, mas já deixou de arbitrar em eventos para competir com a gente”, brincou. Agora, o foco de Kamila é arbitrar nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles. Para isso, ela explica que, assim como os atletas, os árbitros também possuem um ranking de pontos que define quem será convocado para a arbitragem dos Jogos Olímpicos. “Cada competição que arbitramos soma pontos. Para as Olimpíadas, só contam competições internacionais. Então, todos esses eventos internacionais em que estou atuando estão gerando pontos que, no futuro, podem me colocar como árbitra olímpica”, contou.

  • São José reforça acolhimento a pessoas em situação de rua em dias de frio severo

    Prefeitura conta com 46 vagas na modalidade pernoite e usuários recebem janta, banho e café da manhã Atualmente, a Prefeitura de São José conta com 46 vagas para serviço de acolhimento na modalidade pernoite, o qual acolhe a população em situação de rua, com encaminhamentos do Centro POP e Abordagem Social. Quando essas vagas são preenchidas e há lotação, em dias com temperatura inferior a 10ºC, o abrigo emergencial é aberto. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, mais 20 vagas estão sendo providenciadas. As equipes de abordagem social diariamente realizam busca ativa das pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento do serviço de pernoite é das 7h às 17h, todos os dias. Os usuários do serviço recebem, além da acomodação confortável e quente, janta, banho e café da manhã. Já o Centro Pop abre de segunda a sexta-feira, das 19 às 7h da manhã. O serviço está localizado na Rua Tomé de Souza Oliveira, 104, bairro Roçado. O telefone da abordagem social é (48) 98854-4443.

  • Podemos lota evento e lança Moacir da Silva como pré-candidato em São José

    O ex-vereador e ex-secretário municipal Moacir da Silva é, oficialmente, o pré-candidato do Podemos na disputa pela prefeitura de São José. O evento de lançamento lotou o salão do hotel Favorita Golden - onde estiveram presentes os pré-candidatos a vereador, apoiadores e lideranças partidárias. Quem falou primeiro foi o ex-prefeito de Palhoça, deputado estadual Camilo Martins (Podemos), que fez paralelos entre a eleição que o levou à prefeitura do município vizinho e a disputa desenhada este ano em São José. Relembrou também os 3 mil votos de josefenses que o ajudaram na campanha para a Assembleia Legislativa - conclamando o eleitorado a embarcar no projeto. "Lembro que insisti na candidatura para prefeito pois, naquela época, vi que a mudança era possível. A mesma mudança que hoje São José pode vivenciar. Lá atrás, também, enquanto os dois 'da frente' brigavam, fui correndo por fora. E o povo palhocense confiou em mim, assim como vejo Moacir trazendo novos ares e mudança de verdade para São José". Em seguida, a presidente estadual do Podemos, deputada Paulinha, subiu ao palco e inflamou a plateia com discurso firme e carregado. Criada no município, a parlamentar destacou o histórico do pré-candidato e relembrou o "sonho de menina" de ver a cidade com o potencial que lhe é devido. "Eu vim aqui para falar de sentimento. O sentimento de quem conhece a cidade e imagina tudo aquilo que ela pode ser. Sentimento de que uma mudança não só é possível, como é possível quase tocar. E eu vejo no Moacir esse sentimento. Por isso confiamos nele neste projeto, acreditando que, com ele, é possível fazer melhor pela cidade". Por fim, Moacir subiu ao palco e, emocionado, agradeceu a presença maciça no local. Tão cedo que começou o discurso, foi ovacionado ao expor suas ideias para São José. "Nós precisamos deixar de lado as diferenças e irmos àquilo que nos une, que é o desejo de fazer uma cidade mais igualitária, uma cidade para todos, uma cidade que acolhe as pessoas. Porque não é possível que uma mãe vá ao hospital com o filho com esquizofrenia, por exemplo, e não consiga nem ao menos sair com um encaminhamento. Não é possível que, em uma cidade que arrecada R$ 1 bilhão ao ano, pessoas ainda irem dormir de barriga vazia". E finalizou, deixando um recado direto. "Ninguém segura. Pode vir com trator, pode vir com a máquina. Nós vamos ter a força suficiente para dizer: 'muda, São José. E aí nós vamos fazer e presenciar essa mudança." Moacir disputa a segunda eleição seguida. Em 2020, ficou em terceiro lugar, com 12% dos votos válidos.

  • Crise no PL se intensifica após visita de Zanatta e Andrade a Bolsonaro na sede do partido em Brasília

    A crise no Partido Liberal (PL) de São José ganhou destaque recentemente devido a uma série de eventos conflitantes. Tudo começou com ataques nas redes sociais contra a Deputada Federal Júlia Zanatta, atribuídos à pré-candidata a prefeita Adeliana Dal Pont e a um vereador do partido. Esses ataques foram seguidos pela divulgação de um áudio do presidente municipal do PL, Sidnei Machado, criticando Zanatta por sua recepção ao prefeito Orvino de Ávila em Brasília, durante um agradecimento por uma emenda de R$ 2,5 milhões para São José. Essa ação foi interpretada por membros próximos a Adeliana como um sinal de apoio ao prefeito e ao PSD, levando Machado a incentivar membros do partido a se posicionarem contra Zanatta e a apoiarem a candidatura de Adeliana. A situação se complicou ainda mais com a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria insatisfeito com Adeliana devido a críticas à sua gestão da pandemia. Isso levou Bolsonaro a buscar um candidato com um histórico mais longo de filiação ao PL, evitando associações de oportunismo. Nesse cenário, o vereador Marcus Andrade emergiu como uma figura central. Ele, que já contava com o apoio de Júlia Zanatta, foi mencionado como um potencial candidato forte. Recentemente, Andrade e Zanatta foram recebidos por Jair Bolsonaro na sede nacional do PL em Brasília, onde o ex-presidente elogiou a atuação de Andrade na Câmara Municipal de São José. Reconhecido por sua eficácia na obtenção de recursos para áreas como segurança pública, saúde e educação, Andrade é considerado o vereador que mais trouxe emendas na história da cidade. Fotos: Divulagação

  • São José inaugura a Avenida Beira-Rio Forquilhas

    Solenidade será nesta sexta-feira (28), às 17h, no bairro Sertão do Maruim, perto da SC-28 Considerada a principal obra de mobilidade urbana de São José, a Avenida Beira-Rio de Forquilhas, nomeada Avenida Prefeito Gervásio José da Silva, terá o primeiro trecho inaugurado nesta sexta-feira (28). A solenidade será às 17h, com a presença do governador Jorginho Mello, prefeito Orvino Coelho de Ávila, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais. Além da avenida, também será inaugurada a iluminação pública de LED em toda a via. “A Beira-Rio traz uma nova realidade para São José e para a Grande Florianópolis, estamos desafogando o trânsito da BR-101 e a partir de agora as pessoas, principalmente desta área, vão conseguir trafegar com mais mobilidade. É uma obra idealizada há mais de 20 anos que agora sai do papel, ajudando a desenvolver toda essa região”, salientou o prefeito Orvino. O trecho que será inaugurado, com uma extensão de 2 quilômetros e mais 600 metros de acesso, fica nos limites dos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial. São quatro pistas, ciclovia, recuo para ônibus e interseções com vias adjacentes.  A próxima etapa da Beira-Rio Forquilhas, depende da realocação das famílias do Loteamento Benjamin para um loteamento habitacional de interesse social que já foi adquirido pela Prefeitura. Ao todo, a avenida representa um investimento de R$ 57 milhões, em convênio com o Governo do Estado.  Iluminação pública Com lâmpadas de LED, tecnologia que proporciona maior segurança e menor consumo de energia, a Avenida Prefeito Gervásio José da Silva, entre os bairros Sertão do Maruim e Forquilhas, tem 2,6 quilômetros de extensão, 72 postes metálicos de 12 metros, 72 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W e quadros de comando de iluminação pública. Anel Viário de São José A avenida integra o anel viário interno do Município, que compreende sete obras, das quais seis estão prontas e uma para ser finalizada. O projeto tem um investimento previsto de R$ 200 milhões de recursos próprios e convênios com o Governo do Estado, dos quais R$ 90 milhões já foram aplicados em melhorias, obras de drenagens, instalação de galerias de águas pluviais, meios-fios, ciclovias, passeios e pavimentação asfáltica. O novo sistema viário deve desafogar o trânsito da BR-101, transformando-se num corredor de Norte a Sul da cidade.  Serviço: O quê: Inauguração da Avenida Prefeito Gervásio José da Silva (Avenida Beira-Rio Forquilhas trecho 2 – Lado Oeste) Quando: 28 de junho, às 17h Onde: Bairro Sertão do Maruim, próximo à SC-281. Secretaria de Comunicação

  • Prefeito Orvino sanciona lei para combate aos maus tratos a animais

    Visando reforçar as medidas para combate de maus tratos aos animais, o prefeito Orvino Coelho de Ávila sancionou a lei nº 6.364/2024, que prevê novos meios para denúncia de casos ao poder público. A legislação, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, prevê  que pets shops, consultórios, clínicas e hospitais veterinários, além de condomínios residenciais, comerciais ou mistos, comuniquem imediatamente às autoridades de segurança pública qualquer indício de maus tratos detectado nos animais sob seus cuidados. “Com a sanção desta lei, reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos animais em São José. É um passo fundamental para garantir que qualquer indício de maus tratos seja prontamente comunicado às autoridades, assegurando que possamos agir de forma eficaz em defesa dos nossos amigos de quatro patas”, explicou Orvino. Além da nova Lei, São José já implementou diversas medidas para combater essa prática prejudicial aos animais. A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), em parceria com a Divisão de Proteção Animal da Polícia Civil, realiza fiscalizações intensivas com base em denúncias recebidas diariamente. Monica Medeiros, diretora da Dibea, enfatiza a importância da participação da comunidade no combate aos maus-tratos. “Qualquer pessoa que testemunhe situações de negligência ou abuso deve denunciar imediatamente, através do boletim de ocorrência, garantindo que medidas corretivas sejam tomadas para proteger os animais.” A denúncia pode ser feita pela Delegacia Virtual de Santa Catarina, na opção maus-tratos a animais, ou de forma anônima no contato 181. O que a lei aborda Todos os estabelecimentos mencionados devem informar à Polícia Civil, Polícia Militar ou outro órgão de segurança pública assim que identificarem qualquer indício de maus tratos aos animais. O não cumprimento das normas estabelecidas na lei sujeita o infrator às penalidades previstas na lei.  A denúncia deve conter informações detalhadas que possam auxiliar na identificação do possível agressor. Isso inclui a qualificação completa do suspeito, como nome, endereço, fotos se disponíveis, além de um relatório detalhado do atendimento prestado ao animal. Informações sobre a espécie, raça ou características físicas do animal, sua condição de saúde no momento do atendimento e os procedimentos realizados também devem ser incluídos. Secretaria de Comunicação

  • O PRD, partido renovação democrática, que representa a fusão dos partidos Patriota e PTB com o número 25

    O PRD, partido renovação democrática, que representa a fusão dos Partidos Patriota e PTB com o número 25, apresentou a sua Executiva e sua nominata de pré-candidatos a vereadores no Município de São José. Está dialogando com outras legendas e deverá participar de chapa majoritária no pleito de 2024.

  • Casamento no CATI: casal de idosos provam que nunca é tarde para amar

    A cerimônia acontecerá durante a comemoração dos aniversariantes do mês e contará com muitas surpresas Foto: PMSJ m evento inédito e emocionante promete marcar os corações de quem frequenta o Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), nesta quarta-feira (29). Há duas semanas, um casal de idosos recebeu a notícia que ganharia uma festa de casamento completa, incluindo dia dos noivos, troca de alianças, trajes e uma noite de núpcias. A cerimônia será realizada durante a comemoração dos aniversariantes do mês e contará com muitas surpresas. “Emocionados e ansiosos. Acho que isso nos define nesse momento. Estamos tão gratos por todo o acolhimento que temos no Cati. Essa é nossa segunda casa, segunda família, é o que nos une, nos fortalece e nos mantém vivos. Aqui encontramos carinho, amizade e amor. E nada mais especial do que poder oficializar nosso compromisso onde iniciamos e vivemos nossa história”, afirma a noiva Maria de Fátima da Silva. Para a diretora do Cati, Karen Santos, o casamento de Edison e Maria é uma celebração não apenas do amor entre duas pessoas, mas também da importância de espaços como o Cati, que promovem a socialização, integração e experiências significativas para os idosos. “Será uma festa inesquecível, repleta de amor e emoção, que certamente ficará gravada na memória de todos os presentes”. Relembre a história dos pombinhos A história de amor entre Edison Espírito Santo, de 79 anos, e Maria, de 63 anos, começou de forma inesperada durante uma aula de dança de salão no Cati. Em julho de 2023 Edison surpreendeu a todos quando entrou ao som de “Como é grande o meu amor por você” e fazer o pedido de casamento para Maria, em meio aos aplausos e lágrimas de amigos e colegas presentes. Edison, frequentador assíduo do Cati há mais de oito anos, revelou que Maria trouxe uma nova luz à sua vida desde o primeiro dia em que se conheceram. “Ela me fez reviver. Eu não era feliz e hoje a vida é leve ao lado dela. É muito bom ter uma companheira assim. A gente é estimulado a viver, sabe? Essa é a motivação do meu pedido”, declarou Edison. Secretaria de Comunicação

  • Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa equipes de Saúde em São José

    Público deve procurar unidades de Saúde na sexta-feira (31) Foto: PMSJ A campanha nacional de imunização contra a gripe encerra na próxima sexta-feira (31). A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, afirma que até o momento apenas 48 mil pessoas se vacinaram, o que equivale a 45% da meta estipulada, de 90% do público-alvo. A baixa adesão à campanha, que começou em março, tem preocupado as equipes de Saúde. No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas. Já na sexta (31) todas as 26 UBSs abrem no horário normal, inclusive, com unidades abertas ate 22h: Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga, Santos Saraiva e Luar. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, a vacina demora até um mês para atingir o pico de imunização. “Desta forma, com a aproximação do inverno, é importante que a população já procure uma unidade de saúde para receber o reforço. A vacina permite minimizar a carga viral, reduzir os sintomas e prevenir o surgimento de complicações, e é uma das medidas para proteger contra as doenças, suas complicações e óbitos, além de contribuir com a redução da circulação viral entre a população e as internações, especialmente, entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua. As doses estão disponíveis para toda a população, com mais de 6 meses de idade, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O reforço anual da imunização possibilita a redução de sintomas e protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS ou CPF. Crianças e adolescentes também devem ter a carteirinha de vacinação.

  • Começou a construção da rotatória ao lado do Shopping Itaguaçu

    Obra terá intervenções da SCGás, Celesc e Casan, que deverão retirar estruturas do local Equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de São José iniciaram nesta terça-feira (28), na esquina das Gerôncio Thives e Domingos André Zanini, em Barreiros, as obras para implantação de uma rotatória e três canteiros ao lado do Shopping Itaguaçu. Com previsão de conclusão em até cinco meses, as intervenções contam com apoio da Celesc, SC Gás e Casan, que deverão retirar estruturas do local para ampliação da mobilidade urbana no local. A rotatória deve ajudar a destravar o trânsito de uma das vias de maior movimento no bairro. O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, esteve no local acompanhando o início das obras. Inicialmente foram retiradas as grades de proteção do local cedido para ampliação e será feita a limpeza para instalação do parque de obras no local. Também haverá deslocamento do ponto de ônibus localizado na rua Gerôncio Thives que ganhará um recuo para os ônibus que circulam na região e serão retirados do local também cinco postes e haverá uma obra de drenagem pluvial. O investimento realizado pelo município, sob a gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila, é de R$ 1,6 milhão. “A Prefeitura tem que ter a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Aqui vamos poder trazer ordenamento ao trânsito local, o que representa mais segurança, redução dos congestionamentos e do tempo de deslocamento, o que reflete no bem-estar da população”, afirmou o prefeito. “Pedimos a colaboração dos motoristas, para que tenham atenção redobrada. Vamos também estar trabalhando à noite, por isso é preciso atenção aqueles que circulam pelo local. Sabemos que há transtornos com essa obra, mas ela está sendo feita para melhorar a mobilidade urbana da cidade”, reforçou o secretário. O local é considerado estratégico para a mobilidade urbana no Município, com uma estimativa de um volume de circulação na hora pico de cerca de 1,8 mil veículos por hora e uma média de 22 mil veículos por dia. O Shopping Itaguaçu foi inaugurado em 28 de abril de 1982 e é considerado o primeiro shopping do Sul do Brasil, além de ser um ponto de referência do comércio varejista da região. A orientação para os usuários que passarem pelo local é de respeitar a sinalização, reduzir a velocidade ao se aproximar do trecho, manter a distância de segurança do veículo à frente e não parar sobre a pista para observar as equipes em serviço, pois essa atitude causa retenção no tráfego e aumenta o risco de acidentes, principalmente de colisão traseira.   Secretaria de Comunicação

  • São José se prepara para a Festa do Divino Espírito Santo

    A celebração será realizada entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fieis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico Foto: Coroação do imperador da festa em anos anteriores O Município de São José já está em clima da 172ª Festa do Divino Espírito Santo, que será realizada no próximo final de semana, entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fieis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico. Algumas etapas já estão em andamento, como o envio das bandeiras do divino, que desde 31 de março percorrem diversos locais convidando as pessoas para as celebrações e iniciaram as Novenas do Espírito Santo e a Quermesse, que vão até o dia 9 de maio. A penúltima novena, que antecede a Festa do Divino Espírito Santo, foi realizada na residência do casal festeiro Vânia Mattos e Saul Mattos, na última sexta-feira (3). A noite foi regada a muita fé, durante o momento de oração, partilha e união da comunidade reunida, enquanto recebia bênçãos do padre e a bandeira do divino. A próxima será realizada nesta terça-feira (7), às 19h, na comunidade Santo Antônio. Como de praxe, a programação acontece seis semanas depois do Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes. Na sexta-feira (10), às 19h, as bandeiras retornam para a Igreja Matriz, seguida da tradicional Divina Sopa, que acontece na paróquia às 20h30, onde os fieis e a comunidade poderão desfrutar. Programação A 172ª Festa do Divino começa, de fato, no dia 11 de maio, com a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No dia 12, as celebrações seguem com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já no dia 13, a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck, e a escolha do casal festeiro para 2025. História A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo. Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial, e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses. Secretaria de Comunicação

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page