top of page

Resultados da busca

815 resultados encontrados com uma busca vazia

  • São José cria grupo de trabalho para avançar na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana

    Equipe multidisciplinar irá definir diretrizes técnicas e jurídicas que servirão de base para os estudos do plano de arborização da cidade A Prefeitura de São José iniciou uma nova etapa para a implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) instituiu um Grupo de Trabalho (GT) que será responsável por elaborar as diretrizes técnicas, jurídicas e metodológicas que irão embasar o Termo de Referência para a contratação dos estudos necessários à construção do plano. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 001/2026, assinada pelo presidente do Comdema e superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), Rubens Pereira Júnior. O grupo terá a missão de estabelecer os parâmetros que orientarão a elaboração do PMAU, instrumento considerado essencial para o planejamento e a gestão da arborização urbana no município. A iniciativa dá continuidade à implementação da Lei Municipal nº 6.502, sancionada em outubro de 2025 pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, que instituiu o Plano Municipal de Arborização Urbana de São José. A legislação prevê ações voltadas ao plantio, manejo, manutenção e substituição de árvores, com prioridade para espécies nativas e integração entre desenvolvimento urbano, preservação ambiental e qualidade de vida. O Grupo de Trabalho será formado por representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, das secretarias municipais de Saúde e de Urbanismo e Serviços Públicos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Comunitário de Areias e da Associação Ação Sustentável. Entre as atribuições da equipe estão a análise da legislação vigente, a definição dos critérios técnicos e ambientais para os estudos, a elaboração de diretrizes para o inventário arbóreo municipal, a proposição de metodologias para diagnóstico da cobertura vegetal urbana e a construção de mecanismos de participação da sociedade durante o processo. De acordo com o superintendente da FMADS e presidente do Comdema, Rubens Pereira Júnior, a criação do grupo representa uma etapa fundamental para garantir que o plano seja elaborado de forma técnica e alinhada às necessidades do município.“Estamos iniciando uma fase estratégica para a construção do Plano Municipal de Arborização Urbana. O grupo reúne representantes de diferentes áreas do poder público e da sociedade civil para definir as diretrizes que irão nortear os estudos técnicos. Nosso objetivo é construir um plano consistente, adequado à realidade de São José e capaz de orientar ações efetivas para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destacou. Rubens também ressaltou a importância da participação social na elaboração do plano.“A arborização urbana impacta diretamente a qualidade de vida da população. Por isso, é fundamental que esse planejamento seja construído de forma participativa, com diálogo entre o poder público, entidades técnicas e a comunidade. Essa integração fortalece as decisões e contribui para resultados duradouros para o município.” O Grupo de Trabalho terá prazo inicial de 90 dias para apresentar ao plenário do Comdema a proposta de Termo de Referência que servirá de base para a contratação dos estudos especializados. O período poderá ser prorrogado mediante justificativa e aprovação do conselho. Após sua elaboração, o Plano Municipal de Arborização Urbana deverá orientar as políticas públicas relacionadas à vegetação urbana em São José, contemplando o diagnóstico da arborização existente, o mapeamento de áreas prioritárias para plantio, diretrizes de manejo e manutenção, além de ações de educação ambiental e conscientização da população. Com a criação do grupo, São José avança na estruturação de uma política pública voltada à ampliação e qualificação da arborização urbana, contribuindo para a preservação ambiental, a melhoria do conforto térmico, o fortalecimento da biodiversidade e a qualidade de vida dos moradores.

  • São José tem 96 vagas de emprego abertas em diferentes áreas nesta semana

    Plataforma São José + Empregos oferece oportunidades para moradores do município e também disponibiliza cursos gratuitos de qualificação profissional A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, está com 96 vagas de emprego abertas para moradores do município. As oportunidades contemplam diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade, abrangendo funções operacionais, técnicas, administrativas e comerciais. As vagas são atualizadas regularmente na plataforma São José + Empregos. Nesta semana, o portal reúne oportunidades em diversos setores da economia, como comércio, serviços, construção civil, saúde e gastronomia. Os salários variam de acordo com a função e a qualificação exigida para cada cargo. Além das vagas tradicionalmente ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), a plataforma digital criada pela Prefeitura de São José tem como objetivo aproximar trabalhadores e empresas de forma simples, rápida e totalmente online. Para participar dos processos seletivos, os interessados devem realizar cadastro no portal São José + Empregos (https://saojosemaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br/oportunidades). Entre as vagas disponíveis estão cargos como atendente barista, ajudante de eletricista, servente de obra, operador de rebobinadeira na fabricação de papel, auxiliar administrativo, assistente de biblioteca, consultor de vendas, auxiliar de estoque, vendedor interno, motorista, soldador, costureira, contador e operador de telemarketing, entre outras funções. Além das oportunidades de trabalho, a plataforma oferece cursos gratuitos de capacitação profissional em parceria com instituições como o Sebrae, o Senai e o Sesc. A iniciativa busca ampliar a qualificação dos trabalhadores e aumentar as chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho. Segundo o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gervásio José da Silva Júnior, o programa tem papel estratégico no fortalecimento da economia local. “Nosso objetivo é facilitar o acesso ao trabalho, valorizar o talento das pessoas e apoiar o crescimento das empresas da cidade. É assim que construímos uma cidade mais inovadora, inclusiva e cheia de possibilidades para todos”, destaca. Lançada em 2022, a plataforma vem se consolidando como uma importante ponte entre trabalhadores e empresas locais. Somente em 2025, mais de 600 contratações foram viabilizadas por meio do sistema, refletindo o fortalecimento do ambiente de negócios e a ampliação das oportunidades no município. As vagas podem sofrer alterações conforme o preenchimento das oportunidades. Empresas interessadas também podem se cadastrar gratuitamente para divulgar vagas e encontrar profissionais qualificados.

  • Alunos da Apae de Palhoça conhecem patrimônio histórico e cultural de São José

    Visita guiada pelo projeto Conhecer São José levou estudantes da Apae de Palhoça a conhecer o Museu Histórico, o Theatro Adolpho Mello e os tradicionais casarios do Centro Histórico. O Centro Histórico de São José recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palhoça, por meio do projeto Conhecer São José, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A atividade proporcionou uma verdadeira imersão na história, na cultura e nas tradições do município. Durante o passeio monitorado, os visitantes conheceram alguns dos principais pontos históricos da cidade, entre eles o Museu Histórico Municipal, o Theatro Adolpho Mello, a Casa da Cultura e os tradicionais casarios que compõem a paisagem do Centro Histórico. O grupo também percorreu as praças e espaços que ajudam a preservar a memória da colonização açoriana em São José. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Toninho Silveira, destacou a importância de promover o acesso à história e ao patrimônio cultural para todos os públicos. “O projeto Conhecer São José tem justamente esse propósito: aproximar as pessoas da nossa história, valorizar o patrimônio cultural e proporcionar experiências enriquecedoras. É uma alegria receber os alunos da Apae de Palhoça e ver o encantamento deles ao conhecerem os espaços que ajudam a contar a trajetória do nosso município”, afirmou. Ao longo da visita, os participantes demonstraram curiosidade e entusiasmo ao conhecer os detalhes da arquitetura histórica, das exposições do museu e das histórias que marcaram a formação da cidade. O coordenador do Museu Histórico Municipal, Ney Platt, ressaltou a riqueza cultural encontrada no roteiro. “O Centro Histórico de São José reúne um patrimônio muito significativo. Os visitantes ficam encantados com os casarios preservados, com a beleza do trapiche, com o teatro e com as histórias que fazem parte da identidade josefense. É uma oportunidade de conhecer e valorizar a memória da cidade”, destacou. Para o presidente da Apae de Palhoça, Elder Éder Martins, a atividade foi uma experiência marcante para os alunos. “Foi um momento muito especial para todos. Os alunos puderam conhecer de perto a história e a cultura de São José, vivenciando experiências que contribuem para o aprendizado, a inclusão e o desenvolvimento social. A receptividade da equipe e a riqueza dos locais visitados tornaram o passeio ainda mais significativo”. O projeto Conhecer São José é oferecido gratuitamente e busca incentivar o conhecimento sobre a história local por meio de visitas guiadas aos principais atrativos históricos e culturais do município. Escolas, instituições e grupos interessados podem agendar participação junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

  • Praça CEU abre inscrições para aulas gratuitas de boxe em São José

    Atividade voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos é realizada por meio de convênio da Secretaria de Esportes e Lazer A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de boxe na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no bairro Ipiranga. A iniciativa é realizada em parceria com a equipe DS Team e atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. “As aulas têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover hábitos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, foco e convivência social. Também auxilia na melhoria do condicionamento físico, da autoestima e da concentração”, explicou o coordenador-geral da Praça CEU, Ademir Rogério de Abreu. Os interessados podem se inscrever diretamente no local das atividades, nos dias e horários das aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h20 às 18h20. A Praça CEU é um espaço de esporte, cultura e convivência comunitária em São José. Atualmente, oferece gratuitamente aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu, capoeira, futsal, teatro e vôlei, além de projeto social voltado às pessoas idosas, que inclui atividades físicas, dança e passeios em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, as atividades beneficiam mais de 450 participantes. Aulas gratuitas de boxePúblico: crianças e adolescentes de 6 a 17 anosLocal: Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Eduardo Mikulski, 124, Ipiranga)Informações e inscrições: no local às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h20 às 18h20.

  • Florianópolis terá Fan Fest com shows, telões e torcida reunida para os próximos jogos do Brasil na Copa

    Foto: Divulgação - PMF A paixão pelo futebol vai tomar conta de Florianópolis nos próximos dias. A Capital catarinense já tem definidos os locais que vão receber a Fan Fest Floripa: É Brasil na Copa, evento que reúne transmissão dos jogos da Seleção Brasileira, apresentações musicais e uma estrutura especialmente preparada para receber torcedores de todas as idades. Após o sucesso da primeira edição realizada na Beira-Mar Norte, a programação segue agora para novos pontos da cidade, reforçando a proposta de transformar espaços públicos em grandes áreas de convivência, entretenimento e celebração durante a Copa do Mundo de 2026. O próximo encontro acontece na sexta-feira, 19 de junho, no Parque Náutico Walter Lange, conhecido pelos moradores da Capital como Parque do Remo. A expectativa é reunir centenas de pessoas para acompanhar o confronto entre Brasil e Haiti em um ambiente preparado para oferecer conforto, segurança e uma experiência diferenciada para os torcedores. Um dos grandes destaques da estrutura é o palco em formato 360 graus, equipado com telões em quatro faces, sistema de som de alta performance, iluminação cênica e efeitos especiais. A configuração permite que o público acompanhe a programação e a transmissão da partida de qualquer ponto do evento. A programação começa às 17h30 com apresentação do DJ Zabotti. Na sequência, às 18h30, a banda Jeito Inocente sobe ao palco para animar o público antes da bola rolar. A transmissão de Brasil x Haiti está prevista para começar às 21h30. Após o apito final, a banda retorna para encerrar a noite com mais música e celebração. A festa continua na semana seguinte. No dia 24 de junho, quarta-feira, a Fan Fest será realizada na Beira-Mar Continental, um dos principais espaços de lazer da região continental de Florianópolis. Por lá, a programação inicia às 15h com o DJ Cozzati. Às 16h, a banda Jeito Inocente assume o palco e segue animando a torcida até o início da partida entre Brasil e Escócia, marcada para as 19h. Após o encerramento do jogo, o grupo musical retorna para mais uma hora de show. Além da programação artística e esportiva, a organização preparou uma infraestrutura completa para receber o público. O evento contará com praça de alimentação, banheiros, equipes de apoio, monitoramento permanente, acessibilidade e ações voltadas à sustentabilidade, incluindo coleta seletiva e utilização de materiais recicláveis. Embora o acesso seja gratuito, os participantes precisam realizar a retirada antecipada dos ingressos pela plataforma Pensa no Evento. A medida ajuda na organização e no controle da capacidade dos espaços, proporcionando mais segurança e conforto para quem pretende acompanhar os jogos ao lado de amigos e familiares. A iniciativa também terá um importante caráter solidário. Em parceria com a Fundação Somar, a Fan Fest está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Os participantes que desejarem colaborar poderão levar, de forma voluntária, um quilo de alimento para os pontos de coleta instalados nos locais das festividades. Os donativos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Com futebol, música, entretenimento e solidariedade reunidos em um único espaço, a Fan Fest Floripa promete transformar os dias de jogo da Seleção Brasileira em momentos de encontro e celebração para moradores e visitantes da Capital catarinense. Programação da Fan Fest Floripa Parque Náutico Walter Lange (Parque do Remo)Sexta-feira, 19 de junho • 17h30 – DJ Zabotti• 18h30 – Jeito Inocente• 21h30 – Brasil x Haiti• Após o jogo – Show de encerramento com Jeito Inocente Beira-Mar ContinentalQuarta-feira, 24 de junho • 15h – DJ Cozzati• 16h – Jeito Inocente• 19h – Brasil x Escócia• Após o jogo – Show de encerramento com Jeito Inocente Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada na plataforma Pensa no Evento.

  • IBGE abre seleção com 389 vagas em SC e salários de até R$ 5,2 mil; oportunidades incluem Florianópolis

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com dois processos seletivos abertos que somam 389 vagas em Santa Catarina, contemplando 44 municípios do estado, incluindo Florianópolis. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior, com salários que variam de R$ 2.128,00 a R$ 5.255,40. Além da remuneração, os contratados terão direito a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, além de férias e 13º salário proporcionais. Os contratos iniciais têm duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até quatro anos, conforme necessidade das atividades. As contratações fazem parte da estruturação de dois grandes levantamentos nacionais: o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, previsto para 2027, e o 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua, programado para 2028. Vagas em duas seleções diferentes As oportunidades estão divididas em dois editais distintos, organizados por bancas diferentes: IBFC e Instituto Avalia, com inscrições já abertas. Edital IBFC: 351 vagas em cidades de SC O primeiro processo seletivo reúne 351 vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo. Os salários variam entre R$ 2.128,00 e R$ 4.008,00, dependendo da função. As inscrições seguem abertas até 1º de julho, pelo site da organizadora IBFC, com taxa de R$ 53. A prova objetiva está marcada para o dia 27 de setembro. Entre os municípios catarinenses contemplados estão cidades como Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Caçador e Campo Belo do Sul, além de outras localidades previstas no edital completo. As funções disponíveis incluem: Agente Censitário Supervisor (ACS) – 169 vagas Agente Censitário Administrativo (ACA) – 48 vagas Agente Censitário de Informática (ACI) – 48 vagas Agente Operacional Regional (AOR) – 43 vagas (com exigência de CNH) Agente Censitário Regional (ACR) – 43 vagas As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de julho pelo site da organizadora IBFC (www.ibfc.org.br) Edital Instituto Avalia: vagas concentradas em Florianópolis O segundo processo seletivo reúne 38 vagas, todas com lotação em Florianópolis, sob organização do Instituto Avalia. As inscrições seguem até 15 de julho, pelo site da banca, com taxas entre R$ 37,50 e R$ 41,76. As provas estão previstas para 30 de agosto. No nível médio, são 11 vagas para Agente Censitário de Qualidade (ACQ), com salário de R$ 2.932,00. Já para nível superior, são 27 vagas para Analista Censitário, com remuneração de R$ 5.255,40. As oportunidades de nível superior estão distribuídas entre diversas áreas: Gestão e Infraestrutura (10 vagas) Geoprocessamento (7 vagas) Agronomia (2 vagas) Assistência Social (2 vagas) Ciências Sociais – Antropologia (2 vagas) Jornalismo (1 vaga) Métodos Quantitativos (1 vaga) Tecnologia da Informação (1 vaga) Veterinária/Zootecnia (1 vaga) As inscrições vão até15 de julho pelo site www.avalia.org.br. Inscrições e critérios de participação Os dois processos seletivos preveem reserva de vagas para diferentes modalidades de concorrência, incluindo Ampla Concorrência (AC), Pessoas com Deficiência (PCD), Pessoas Pretas ou Pardas (PPP), Pessoas Indígenas (PI) e Pessoas Quilombolas (PQ). Com prazos já definidos e provas marcadas para o segundo semestre, os editais do IBGE se destacam como uma das principais oportunidades temporárias do ano em Santa Catarina, com presença direta em Florianópolis e em diversas cidades do estado.

  • MPSC denuncia grupo neonazista que cobrava mensalidade e contava com policiais e advogado

    G1 – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou 14 pessoas suspeitas de integrar um grupo neonazista investigado por produzir e difundir conteúdos de ódio em ambientes virtuais. A organização atuava no estado catarinense, em São Paulo e no Paraná e contava com dois policiais e um advogado como integrantes. A denúncia é resultado da Operação Nuremberg, realizada em outubro pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Na época, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Sergipe. A ação foi feita pela 39ª Promotoria de Justiça de Florianópolis. A denúncia foi feita na segunda-feira (15) e divulgada nesta terça (16). O MPSC informou que o Poder Judiciário ainda não decidiu se vai aceitar ou não o documento. Em caso positivo, os denunciados passam a ser réus no processo. Os 14 integrantes foram denunciados por fazer parte de organização criminosa e oito deles também por racismo e apologia ao nazismo. Os principais membros do grupo, conforme a denúncia, eram: o chefe da organização – conhecido “Führer brasileiro”; o braço-direito dele, uma escrivã da Polícia Civil de São Paulo – prestava apoio dentro da corporação; um policial militar paulista – prestava apoio dentro da corporação; advogado – prestava apoio jurídico. Os outros nove denunciados tinham menor expressão no grupo. Eles não tiveram os nomes divulgados. Como funcionava o esquema? As autoridades descobriram, durante as investigações, que a organização criminosa era estruturada. Ela tinha chefia definida e regras internas. O grupo cometia infrações penais relacionadas à disseminação e promoção de ideologia neonazista e intolerância racial, política, religiosa e sexual. Segundo a investigação, parte dos acusados teria participado ativamente da produção e difusão de conteúdos de ódio em ambientes virtuais, usando perfis falsos e fóruns para a propagação de ideias supremacistas. Além disso, há informações de atuação dos acusados em atos de violência física. Grupo cobrava mensalidade obrigatória As investigações identificaram uma estrutura hierarquizada, com fichas de ingresso, produção de camisetas exclusivas e cobrança de mensalidades obrigatórias aos membros. As contribuições financeiras seriam destinadas ao custeio de despesas internas, à aquisição de materiais de propaganda e à manutenção das atividades do grupo. As apurações indicaram que a organização criminosa mantinha encontros presenciais regulares, nos quais debatia temas relacionados à disseminação da ideologia neonazista e ao recrutamento de novos membros.

  • Cota Empreendimentos promove manhã de bem-estar e reflexão sobre a importância de desacelerar

    Primeira edição da iniciativa reuniu moradores locais, clientes e praticantes de yoga em uma manhã dedicada à saúde mental e qualidade de vida Em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar momentos de pausa tornou-se essencial para o equilíbrio físico e emocional. Com essa proposta, a Cota Empreendimentos realizou, no domingo, 14.06, a primeira edição do COTA 365 Experience, uma iniciativa voltada à promoção do bem-estar e da conexão entre as pessoas e os espaços que habitam. A atividade aberta ao público reuniu moradores do bairro Estreito, clientes e amantes do yoga para uma experiência ao ar livre conduzida pela professora de yoga e especialista em saúde mental Sabrina Baby e o profissional de Sound Healing, Alexandre Alquimias. Mais do que uma prática física, o encontro trouxe reflexões sobre presença, respiração consciente e formas de desacelerar em meio às exigências da vida moderna. A programação contou ainda com a participação da arquiteta Lilian Dalmora, responsável pelo projeto do COTA 365, que apresentou os conceitos por trás dos ambientes do empreendimento e como eles foram planejados para promover conforto, acolhimento e qualidade de vida. Segundo a diretora comercial da Cota Empreendimentos, Liliane Martins, a proposta vai além da realização de eventos e busca estimular um estilo de vida mais consciente. “O COTA Experience nasceu para proporcionar experiências que ajudem as pessoas a desacelerar e encontrar mais equilíbrio. Hoje falamos muito sobre produtividade e performance, mas existe um movimento crescente que valoriza também o descanso, a recuperação e o bem-estar. Acreditamos que a casa tem um papel fundamental nesse processo, funcionando como um verdadeiro refúgio para recarregar as energias”, destaca. A primeira edição foi bem recebida pelos participantes e abre caminho para novas experiências promovidas pela Cota Empreendimentos, incentivando a participação dos moradores e simpatizantes do bairro Estreito, local onde será o próximo lançamento da construtora. O foco são temas relacionados à saúde, ao bem-estar e à construção de uma vida com mais propósito, reforçando o projeto local em ascensão.

  • Florianópolis emite alerta de frio intenso com mínima prevista de 10°C nesta quinta-feira (18)

    A Defesa Civil de Florianópolis emitiu um alerta de frio intenso para esta quinta-feira (18), com previsão de queda acentuada nas temperaturas em toda a Capital. A mínima esperada é de 10°C, com possibilidade de variação de até 3°C para mais ou para menos ao longo do dia. A mudança no clima é causada pela atuação de uma massa de ar frio e seco que avança sobre a região da Grande Florianópolis, provocando sensação térmica mais baixa e reforçando a necessidade de atenção, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a noite. De acordo com o órgão, o risco é considerado baixo para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de situações como hipotermia. Ainda assim, o alerta reforça a importância dos cuidados com grupos mais vulneráveis. A orientação é que a população redobre a atenção com idosos, crianças e animais de estimação, que costumam ser mais sensíveis às variações bruscas de temperatura. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. Diante do avanço do frio, a Prefeitura de Florianópolis, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Segurança e Ordem Pública, intensificou as ações de acolhimento voltadas a pessoas em situação de rua. Foram abertas vagas emergenciais de pernoite para proteção contra as baixas temperaturas, além do reforço nas operações de abordagem social em diferentes pontos da cidade. As equipes também realizam encaminhamentos para a Passarela da Cidadania, espaço destinado ao acolhimento e atendimento dessa população. As equipes de abordagem social podem ser acionadas pelo telefone (48) 8864-6862, disponível para situações que envolvam pessoas em vulnerabilidade nas ruas da Capital. Com a chegada dessa massa de ar frio, Florianópolis deve seguir registrando temperaturas mais baixas ao longo dos próximos dias, mantendo a atenção das autoridades e da população para os impactos do clima no cotidiano da cidade.

  • Prefeitura de Palhoça reforça a importância do Cadastur

    Plataforma gratuita possibilita aos empreendedores e profissionais do setor turístico uma série de benefícios O ano de 2025 pode ser considerado histórico para o segmento turístico catarinense. Somente entre os meses de janeiro e agosto o estado recebeu mais de 565 mil visitantes estrangeiros, totalizando um crescimento de 66,45% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Nesse cenário positivo, o município de Palhoça vem se consolidando como um dos destinos preferenciais. Através de ações diversas que englobam desde a capacitação profissional aos eventos musicais, os operadores turísticos da cidade vêm registrando bons resultados. Para ampliar fortalecer ainda mais a atividade no setor, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Turismo reforça por meio das redes sociais a importância dos profissionais e empreendedores em se cadastrar no CADASTUR. Você pode conferir a postagem clicando aqui. O cadastro é gratuito e garante benefícios importantes como mais credibilidade para o negócio, participação em programas e ações do turismo nacional, acesso a benefícios e oportunidades exclusivas e maior visibilidade para seus serviços. O cadastro pode ser feito de maneira facilitada através do endereço www.cadastur.turismo.gov.br. Vale lembrar ainda que quem já efetivou seu cadastro, pode retirar o certificado diretamente na Secretaria de Turismo.

  • Cuida + Floripa: Câmara aprova programa de apoio a cuidadores de pessoas com deficiência

    A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou na segunda-feira (15), em segunda e última votação, o Projeto de Lei que institui o programa “Cuida + Floripa”. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte e reconhecimento aos cuidadores de pessoas com deficiência, promovendo ações voltadas à qualidade de vida, capacitação e acompanhamento psicossocial. Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, citados na justificativa do projeto, a capital possui cerca de 47 mil pessoas com deficiência. Embora nem todas necessitem de acompanhamento permanente, uma parcela significativa depende do suporte diário de familiares ou responsáveis legais, que desempenham papel fundamental na promoção da autonomia e da qualidade de vida dessas pessoas. De autoria dos vereadores João Padilha e Claudinei Marques, o projeto busca atender a essas pessoas que enfrentam cotidianamente desafios emocionais, físicos e financeiros e não possuem apoio específico. “Quem cuida dos cuidadores? Essa é a nossa principal motivação. A ideia é dar uma atenção especial a essas pessoas que eventualmente passam despercebidas e são tão importantes quanto profissionais da saúde”, destacou o vereador João Padilha. Entre as medidas previstas estão o acompanhamento psicológico e social, orientações técnicas, capacitações, apoio jurídico e a criação de um cadastro municipal de cuidadores para auxiliar no planejamento de políticas públicas voltadas ao setor. O programa também prevê prioridade para cuidadores habilitados, no atendimento de consultas, exames e procedimentos na rede pública municipal de saúde. Para o vereador Claudinei Marques, a proposta valoriza quem dedica sua vida ao cuidado de outra pessoa e fortalece a rede de apoio existente em Florianópolis. “Isso vai ajudar muito a cidade, vai ajudar muito aquelas pessoas que possuem uma deficiência e muitas vezes não conseguem resolver os seus problemas diários sozinhas, dando a oportunidade de um cuidador poder assumir a responsabilidade de cuidar dessa pessoa.”, afirmou. O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com entidades públicas e privadas para implementar as ações previstas, além de campanhas de valorização e conscientização. Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do prefeito.

  • A 6ª edição da Feira Arte, Negócio e Cultura transformou a Praça do Luar em um verdadeiro palco de alegria

    União e amor pelo Brasil. Famílias inteiras ocuparam a praça, crianças brincaram livremente, os artesãos mostraram seus talentos, os empreendedores locais fortaleceram nossa economia Juntos, vivemos a emoção de torcer pela Seleção Brasileira no telão. Foi emocionante ver pais, mães, avós, jovens e crianças compartilhando o mesmo espaço, celebrando não apenas o futebol, mas o sentimento de pertencimento e orgulho de viver na Serraria. Entre sorrisos, bandeiras, música, diversão e muita energia positiva, mostramos que quando a comunidade se une, grandes momentos acontecem. A praça voltou a ser o coração pulsante do bairro, reunindo pessoas, fortalecendo amizades e criando memórias que permanecerão para sempre. “Tudo nasceu de um sonho e estamos fazendo história! Disse o emocionado Agostinho Mignoni Júnior o idealizador da feira que acrescentou: nem toda lágrima nasce da derrota algumas nascem de olhar para traz e perceber o tamanho do caminho que você percorreu até aqui! Que venham muitas outras edições, porque a força da Serraria está nas pessoas que acreditam, participam e constroem juntas uma comunidade cada vez melhor! 💚💛 A Praça do Luar ficou pequena para tanta alegria! 🇧🇷 O Brasil entrou em campo, mas quem deu show foi a nossa comunidade!

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page