top of page

Resultados da busca

815 resultados encontrados com uma busca vazia

  • A partir do dia 01 de julho estará disponível na rede municipal a vacina meningocócica ACWY (conjugada)

    A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde informa que a partir do dia 01 de julho estará disponível na rede municipal a vacina meningocócica ACWY (conjugada) como dose de reforço para as crianças de 12 meses de idade, com o intuito de protegê-las contra as meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas). O esquema primário de vacinação será, duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) e uma dose de reforço aos 12 meses de idade, preferencialmente. Reforça-se que aquelas crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, poderão recebê-lo até 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias. A imunização estará disponível em todas Unidades Básicas de Saúde do município. Se você tiver alguma dúvida, leve a caderneta de vacinação da criança à unidade de saúde do seu bairro e receba as orientações.

  • Governo de SC zera imposto sobre alimentos da cesta básica e amplia incentivos para a indústria

    Pacote de projetos enviado pelo governador Jorginho Mello à Assembleia Legislativa isenta a cobrança do ICMS sobre itens como o arroz e o feijão, e incentiva setores estratégicos da economia do Estado Além disso, após a aprovação dos projetos o Estado terá a possibilidade de oferecer a modalidade de transação para promover acordos judiciais e resgatar créditos tributários e não tributários já inscritos em dívida ativa, garantindo aos contribuintes descontos em juros e multas.  As propostas serão enviadas à Assembleia Legislativa (Alesc) nos próximos dias e já foram apresentadas aos deputados estaduais em reunião na manhã desta quarta-feira, 2, pelo governador Jorginho Mello e os secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Kennedy Nunes (Casa Civil) e Marcelo Mendes (adjunto da Casa Civil), além do procurador-geral Márcio Vicari. Entre as principais medidas anunciadas está a isenção total do ICMS para seis itens da cesta básica: arroz, feijão e as farinhas de arroz, trigo, milho e mandioca. A alíquota desses produtos passará de 7% para 0%. Conforme compromisso assumido entre o Governo do Estado e os dirigentes dos setores produtivo e supermercadista, a redução da carga tributária deverá repercutir na queda dos preços desses produtos nas prateleiras, beneficiando diretamente o bolso do consumidor. "Estamos tirando o imposto para que esses alimentos cheguem mais baratos na mesa dos catarinenses. Esse pacote também valoriza todos aqueles que produzem, investem e geram empregos em Santa Catarina. É o Estado fazendo a sua parte para ajudar a economia a continuar crescendo", destaca o governador Jorginho Mello. Fonte: https://www.sef.sc.gov.br/

  • São José abre inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

    Projeto “Guarda Por Elas” oferece autodefesa, empoderamento e informação para enfrentar a violência. Inscrições abrem a partir do dia 07, segunda-feira As inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres em São José, na Grande Florianópolis, abrem a partir da próxima segunda-feira (7). A atividade faz parte do novo projeto da Guarda Municipal de São José, o “Guarda Por Elas”, iniciativa gratuita que une autodefesa feminina, prevenção à violência e fortalecimento emocional das participantes. O curso começa no dia 4 de agosto, no bairro Campinas, e é destinado a mulheres com 18 anos ou mais, moradoras de São José. Serão 26 encontros com aulas práticas de judô, técnicas de defesa pessoal e conteúdos sobre direitos das mulheres, mecanismos legais de proteção, além de palestras de empoderamento e conscientização. O comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, destaca que o projeto vai além do aspecto físico. “A atividade é uma forma de capacitar as mulheres de maneira preventiva, ensinando técnicas básicas para o dia a dia que, aliadas a outros conhecimentos, fortalecem a autoconfiança e encorajam a denunciar eventuais abusos. Além disso, o curso traz benefícios para a saúde física e mental”, afirma Molina. O prefeito Orvino Coelho de Ávila também ressaltou a importância da ação. “São José tem investido continuamente em estrutura, capacitação de equipes e equipamentos de qualidade. Projetos como este demonstram o compromisso de cuidar de quem mais precisa de proteção”, destacou Orvino. O curso será ministrado pelo professor Fábio Maciel, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30. Para participar, é necessário residir em São José, ter 18 anos ou mais, disponibilidade nos horários indicados e estar fisicamente apta para as atividades. Inicialmente, serão disponibilizadas 30 vagas. Caso o número de inscritas seja maior, haverá um sorteio e os nomes das contempladas serão divulgados pela Prefeitura. As inscrições começam no dia 7 de julho e devem ser feitas online, na página oficial da Prefeitura . Prefeitura Municipal de São José

  • Sessão comemorativa em celebração aos 104 anos do Figueirense Futebol Clube

    Torcedor de 103 anos, participa de Sessão na Câmara em Homenagem ao Figueirense A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (26), uma sessão comemorativa em celebração aos 104 anos do Figueirense Futebol Clube. Fundado em 12 de junho de 1921, o clube surgiu do sonho do jovem Jorge Albino Ramos e de um grupo de amigos apaixonados por futebol e remo, que se reuniam sob a figueira da Praça XV de Novembro, no centro da capital. Na época, diante do enfraquecimento do futebol na cidade, o grupo decidiu criar uma nova agremiação para representar Florianópolis. Com o apoio de figuras como João dos Passos Xavier, primeiro presidente, e mais de 20 fundadores, o clube foi oficializado em uma reunião na casa de Ulisses Tolentino. Nascia ali uma das principais forças do futebol catarinense. A vereadora Ingrid Sataré Mawé (PSOL), propositora da sessão, destacou o papel social do clube. "O Figueirense aglutina diversos significados. É o time do povo, carregado de história e tradição. Ser figueirense, seja como torcedor, dirigente ou jogador, é ter pertencimento. Todo ser humano precisa disso, e o clube representa exatamente essa identidade para a população catarinense", afirmou a parlamentar, ressaltando a importância do reconhecimento oficial. Rafael Franzoni, presidente executivo do Figueirense, destacou a importância da homenagem para o clube. "Receber esse reconhecimento da Câmara Municipal nos enche de orgulho e reforça nossa missão de manter viva essa história de mais de um século. O Figueirense não é apenas um time, é um símbolo de resistência e amor pela cidade. Estamos trabalhando diariamente para honrar esse legado e construir um futuro à altura de nossa tradição", afirmou Franzoni. Um dos momentos mais marcantes foi a participação de Ênio Schlemper, torcedor mais antigo do clube. Com 103 anos, em entrevista, ele contou que acompanha o Figueirense desde a infância e destacou sua ligação afetiva com o time. "Lembro das primeiras partidas, da rivalidade com o Avaí, dos títulos e das dificuldades. O Figueira é parte da minha família. Até hoje, quando o time joga, minha casa vira um alvoroço!", disse, emocionado. Schlemper completará 104 anos em dois meses, mesma idade do clube.  O vereador Gemada (PL), torcedor assíduo, ressaltou a trajetória do clube. "O Figueirense só trouxe contribuições em seus 104 anos. São muitas histórias boas e importantes projetos sociais. O clube leva o nome de Florianópolis por todo o Brasil. Como alvinegro, vejo que estamos numa fase difícil, mas é passageira. Tenho certeza que o Figueirense vai superar este momento, como já fez tantas vezes em sua história", declarou. A homenagem reforçou o compromisso de valorizar o esporte como patrimônio imaterial da cidade. Com raízes profundas na capital, o Figueirense segue, após mais de um século, como símbolo de paixão e perseverança.

  • Biguaçu celebrou 192 anos com seis dias de festa, música e solidariedade

    Foi maior Big Fest de todos os tempos Comemorando 192 anos, o município de Biguaçu viveu seis dias de intensa celebração durante a Big Fest 2025, realizada entre os dias 13 e 18 de maio. O evento, promovido pela Prefeitura, trouxe uma programação diversificada, marcada por grandes shows, ações sociais, atividades culturais e momentos de confraternização. Um público de mais de 100 mil pessoas esteve presente, fazendo da edição de 2025 a maior Big Fest de todos os tempos.  Além das atrações musicais, a grande arena montada no CTG Sela de Prata contou com espaço gastronômico e parque de diversões. Veja um resumo dos melhores momentos da festa que entrou para a história do município: O início da Big Fest 2025 foi na terça-feira (13), com o espetáculo Rock’n Camerata, da Camerata Florianópolis, seguida do show de encerramento da banda Gato Xadrez. Na quarta-feira (14), a programação começou ao meio-dia com a Tarde Dançante da Terceira Idade. Nessa ocasião, os grupos de idosos do município foram presenteados com 2 mil km para passeios. Na sequência, a tradicional Noite Gospel tomou conta do palco com apresentações musicais, intercessões, louvores e momentos especiais com a participação de igrejas com sede na cidade, culminando no aguardado show nacional do cantor Eli Soares. A quinta-feira (15) foi marcada por shows regionais  de Alisson & Alex e Jefferson Rocha, e da cantora Melizza. Na sequência, a dupla sertaneja Gian & Giovani encantou os fãs com sucessos que marcaram gerações. O encerramento da noite foi com a banda Coração Pirata. Já na sexta-feira (16), o destaque foi o cantor Armandinho, que fechou a noite com um repertório repleto de energia e boas vibrações, após as apresentações de abertura dos talentos de Biguaçu, muito bem representados pela banda Primavera nos Dentes e pela cantora Vitória Pedra.  O sábado, 17 de maio, foi dedicado à família. A abertura ocorreu ao meio-dia, com uma tarde repleta de atrações para todas as idades. O público pôde conferir exposições de viaturas da Polícia Militar e dos Bombeiros, além de apresentações como a do Canil da PM, do boi de mamão Brinca Meu Boi e os divertidos palhaços Patati Patatá.  Um dos momentos mais simbólicos, ainda no sábado, foi o corte do bolo de aniversário da cidade, com a presença de autoridades locais e regionais e a distribuição de fatias à população. E na noite de sábado, quem subiu ao palco principal foi a dupla Fernando & Sorocaba, com shows de abertura da banda Forum, de Victor & Fabian e da finalista do The Voice Kids, Maria Victória. Encerrando as festividades, o domingo (18), trouxe o clima descontraído do pagode com quatro bandas locais animando o público durante toda a tarde e início da noite: Leandrinho, Em Cima da Hora, Deixestar e Misturô. A atração nacional ficou por conta da banda Atitude 67, para fechar com chave de ouro a edição de 2025 da Big Fest. Solidariedade  Durante todos os dias do evento, a entrada foi gratuita e solidária, os participantes puderam acessar o espaço mediante a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.  Os mantimentos arrecadados estão sendo contabilizados e separados pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e posteriormente serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade do município.

  • Leão XIV: Robert Francis Prevost é o Novo Papa da Igreja Católica

    A Praça de São Pedro explodiu em aplausos nesta quinta-feira, quando a tradicional fumaça branca anunciou ao mundo: Habemus Papam. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o 267º Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. Um Papa com raízes globais Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, Prevost possui ascendência franco-italiana e espanhola. Ordenado sacerdote aos 26 anos, dedicou grande parte de sua vida missionária ao Peru, onde serviu como bispo de Chiclayo por mais de uma década. Em janeiro de 2025, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos pelo Papa Francisco, cargo que ocupava até sua eleição. A Escolha de Leão XIV A eleição de Prevost ocorreu no segundo dia do conclave, após quatro votações, refletindo um consenso entre os 133 cardeais eleitores. Sua escolha simboliza a continuidade das reformas iniciadas por seu antecessor, com ênfase na transparência e na justiça dentro da Igreja. Em seu primeiro discurso na Praça de São Pedro, Leão XIV expressou gratidão ao Papa Francisco e reafirmou seu compromisso com os princípios de paz e justiça. Emocionou os fiéis ao dirigir palavras em espanhol à sua antiga diocese de Chiclayo, no Peru, demonstrando seu carinho pela comunidade que serviu por tantos anos . Um pontificado de continuidade e tradição Ao escolher o nome Leão XIV, Prevost homenageia Leão XIII, conhecido por suas reformas sociais. Sua apresentação ao público, com vestes tradicionais como a estola bordada e a muceta vermelha, indica uma inclinação pelas formas litúrgicas clássicas. No entanto, suas palavras iniciais sugerem uma continuidade com o legado reformista de Francisco, buscando equilibrar tradição e modernidade. Desafios e Esperanças O novo papa assume o pontificado em um momento de desafios significativos para a Igreja Católica, incluindo a necessidade de enfrentar questões internas e externas que impactam a fé e a moralidade. A escolha de Leão XIV representa uma esperança renovada para milhões de católicos ao redor do mundo, que aguardam com expectativa as direções que o novo líder imprimirá à Igreja. Com uma trajetória marcada pela dedicação missionária e pelo compromisso com as reformas, Leão XIV inicia seu papado com a missão de guiar a Igreja Católica em tempos de mudança e renovação. Fonte: Chatgpt

  • Câmara Municipal de São José promove reunião pública para debater projeto de lei sobre uso medicinal da cannabis

    A Câmara Municipal de São José convida a população para participar da reunião pública que acontecerá no próximo dia 17 de junho de 2025 (terça-feira), a partir das 19h, no Plenário da Câmara, com o objetivo de debater o Projeto de Lei Ordinária nº 0139/2024, que dispõe sobre o uso medicinal da cannabis e a distribuição gratuita de medicamentos à base da planta nas unidades de saúde do município. O encontro reunirá membros da sociedade civil organizada, médicos, especialistas da área da saúde, representantes de associações, pesquisadores, juristas e pacientes que já fazem uso da cannabis medicinal, com a finalidade de aprimorar o texto do projeto, ampliar sua aplicabilidade e garantir que sua execução atenda com eficácia às demandas da população. De autoria do vereador André Guesser, o PL 0139/2024 garante o direito ao acesso gratuito de medicamentos à base de cannabis para pacientes com prescrição médica e/ou autorização da ANVISA ou decisão judicial. O projeto prevê, ainda, a estruturação de políticas públicas de informação, capacitação e incentivo à pesquisa sobre o uso terapêutico da planta. “São muitas pessoas que têm se beneficiado dos medicamentos à base de cannabis. Estamos mais que convencidos que a população de São José precisa ter acesso a estes medicamentos para tratar de suas mazelas, conquistando assim mais qualidade de vida frente às suas enfermidades”, afirma o vereador proponente. A legislação proposta abrange doenças como epilepsia, transtorno do espectro autista, esclerose múltipla, Alzheimer, fibromialgia, dores crônicas, depressão, câncer, entre outras patologias cujos tratamentos podem ser potencializados com o uso de derivados da cannabis, conforme evidências científicas já consolidadas. A reunião pública marca uma etapa importante no processo de elaboração participativa da lei, que busca alinhar-se aos padrões internacionais de saúde, garantindo acesso igualitário e baseado em evidências à terapêutica canábica, especialmente para famílias de baixa renda. Serviço: 📍 Local: Plenário da Câmara Municipal de São José 📅 Data: 17 de junho de 2025 (terça-feira) 🕕 Horário: 18h30 📌 Endereço: Praça Arnoldo de Souza, 38 – Centro Histórico de São José A participação popular é fundamental para a construção de uma política pública justa, inclusiva e baseada no direito à saúde e à dignidade da pessoa humana. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com suas experiências, dúvidas e sugestões. A TV Câmara de São José transmitirá a reunião pública ao vivo pelo canal 10.2 e também no YouTube.

  • Jurerê Internacional é reconhecida como a melhor praia urbana do mundo Ibero-Americano

    Jurerê Internacional é considerada melhor praia urbana O levantamento considera, no caso urbano, fatores como balneabilidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e serviços. Florianópolis teve 12 praias avaliadas. Jurerê Internacional somou 0,87 de um máximo possível de 1 e ficou no topo entre as praias de ambiente urbano e na 20ª posição do ranking geral. “Aqui em Jurerê, a Habitasul tem um papel importante muito importante. Na questão de saneamento, temos um sistema de água e esgoto desde a década de 80, desde que foi inaugurado o empreendimento. Isso contribui significativamente para a qualidade da água, qualidade da areia, qualidade da própria vegetação de restinga, que foi feita toda uma recuperação, retirada de exóticas, plantio de espécies nativas”, explica. A coordenadora destacou ainda que o reconhecimento também se deve, atualmente, à organização da comunidade local. “Hoje posso até dizer que não é só da Habitasul. Porque neste momento a gente está num movimento muito bacana comunitário, o movimento Jurerê Mais, que está reunindo todas as associações de moradores aqui de Jurerê, não só no Internacional, também no Tradicional, empresários locais, a sociedade civil organizada, a própria prefeitura. Este movimento está olhando também para essas demandas que existem no bairro, inclusive a gestão da orla”, disse. “Este reconhecimento que a gente recebeu agora, baseado na ciência, veio reforçar ainda mais a importância desse movimento comunitário que está ocorrendo aqui, e também vai nos auxiliar para buscar outros reconhecimentos para nossa praia e também para o nosso bairro”, conclui Salete. Para o professor pós-doutor Marcus Polette, pesquisador da Univali e integrante do grupo responsável pela certificação de praias e avaliador da praia de Jurerê Internacional, o diferencial do estudo é o rigor acadêmico. “No mundo abundam listas feitas por achismos, sem critério técnico. Neste ranking, 71 especialistas aplicam anualmente a mesma metodologia e avaliam até a governança de cada município.” Imóveis de alto padrão chamam atenção na região, que é uma das mais valorizadas na Ilha Polette destacou que Jurerê teve bom desempenho em balneabilidade, biodiversidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e resiliência climática. Ainda assim, fez um alerta. “Mesmo ela sendo uma praia com uma boa pontuação, ainda realmente precisa de um sistema de gestão, de governança, principalmente vindo da prefeitura. Porque, na realidade, a gente vê que grande parte desse processo de gestão e governança, em Jurerê Internacional, foi feito pela Habitasul.” Ele defendeu a criação de uma gerência de praias. “Florianópolis, sendo sua maior parte ilha, com mais de 40 praias, e que grande parte do turismo que ocorre hoje na Ilha é em função da procura dos turistas pelas praias de Florianópolis, é inadmissível que um município, conhecido e reconhecido no Brasil e fora, não tenha ainda uma gerência de praias, com técnicos, com profissionais, que tenham um diagnóstico das praias, e que atuem ao longo do ano inteiro na gestão da praia — e não só durante o veraneio.” Outros resultados na Ilha Quem conduziu as avaliações das outras 11 praias em Florianópolis foi o oceanógrafo Fabrício Amorim Martinez, surfista e morador da Ilha. Ele percorreu praias do extremo norte ao extremo sul. “Eu sou nativo da Ilha, frequento as praias, eu vi a evolução de Florianópolis, assim como muita gente da minha geração e mais velhos. E tenho observado algumas inconsistências, algumas negligências da governança sobre as nossas praias”, relatou. Segundo ele, o ranking funciona como uma ferramenta estratégica. “A importância é que esse levantamento constrói uma ferramenta de bom entendimento para todos os atores e não vai só naquele aspecto paradisíaco. Porque temos esse slogan de melhor qualidade de vida, com a melhor segurança, com as melhores praias e estamos chamando turistas sem estrutura para suportar isso. E para que as praias permaneçam saudáveis, elas precisam continuar existindo”, concluiu. Além de Jurerê, o ranking trouxe boas notícias para áreas menos urbanizadas. Lagoinha do Leste apareceu entre as sete melhores praias naturais e Moçambique ficou em décimo no mesmo ranking. Já Armação e Pântano do Sul, com 0,54, figuram no fim da lista geral, sinalizando desafios. “Cada praia é única, a tabela ajuda a identificar pontos fracos específicos”, resume Fabrício. Fonte: https://ndmais.com.br/turismo/jurere-internacional-e-reconhecida-como-a-melhor-praia-urbana-do-mundo-ibero-americano/ https://www.facebook.com/prefeituradeflorianopolis

  • Senado analisa financiamento da Beira-Mar de Barreiros

    Operação de crédito externo chegou à etapa final; veja como será a nova avenida O financiamento internacional que irá subsidiar as obras da Avenida Beira-Mar de Barreiros será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (17). Com a aprovação, a Prefeitura de São José avança para a fase de licitação do empreendimento. A análise dos senadores será a última etapa autorizativa para a operação de crédito externo.  São José irá financiar US$ 43,2 milhões, aplicando uma contrapartida de US$ 10,8 milhões, junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).  A Beira-Mar de Barreiros terá cerca de 3,7 quilômetros, e contempla uma estrutura de lazer, ciclovias e intervenções na drenagem urbana na região. A avenida inicia na região limítrofe com Florianópolis, no Rio Büchler, até a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José. O prefeito Orvino Coelho de Ávila comemora o avanço do projeto no Senado. “Este investimento vai modernizar toda a infraestrutura do município, tendo o objetivo de abrir nova avenida, ruas, ampliando a mobilidade não só de São José como de toda Grande Florianópolis”, pontuou.  Além do impacto urbano, a nova Beira-Mar de Barreiros deve gerar empregos, movimentar o comércio local e valorizar imóveis e negócios da região continental de São José. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu Licença Ambiental Prévia (LAP) ao projeto.  Após assinatura do crédito externo, São José deve lançar os editais da Beira-Mar de Barreiros pela modalidade de Licitação Pública Internacional (LPI).

  • São José tem vagas para professores e auxiliares de sala em instituições filantrópicas

    Currículos devem ser enviados por e-mail e farão parte de banco de talentos As instituições filantrópicas de ensino conveniadas à Prefeitura de São José estão com vagas abertas para professores, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e auxiliares de sala. As vagas estão distribuídas em diferentes bairros do município, e os interessados devem escolher a instituição mais próxima de sua residência para participar do processo seletivo. Após o recebimento, os currículos passarão a integrar o banco de talentos das entidades, podendo ser considerados para futuras oportunidades.Os currículos enviados serão encaminhados diretamente às equipes gestoras das instituições e poderão ser utilizados em processos de seleção futuros, compondo um banco de vagas por região . Creche Vinde a Mim as Criancinhas bobproenca@floripa.com .brRua Otto Júlio Malina, nº 1306 – Bairro Ipiranga Ação Social Salto do Maruim – Creche Frei Antônio acaosocialsaltodomaroim@hotmail.comRua Ivo José de Souza, nº 36 – Bairro Colônia Santana Associação dos Moradores do Bairro Sertão do Maruim – Creche Tia Mariazinha pedagogico@floripa.com .brRua Francisco Antônio da Silva, nº 19552 – Bairro Sertão do Maruim Ação Social de Barreiros (duas unidades) asbcoordenacao@gmail.com Creche Anjo da Guarda Rua João Paulo Gaspar, nº 3067 – Bairro Ipiranga Creche Nossa Senhora de Lourdes Rua Cândido Amaro Damásio, nº 700 – Bairro Barreiros Centro de Educação e Treinamento Esperança (CETE) secretaria.ceteibb@gmail.comRua São Pedro, nº 1847 – Bairro Areias Educandário Santa Catarina curriculoseducandariosc@gmail.comRua João Grumiché, nº 755 – Bairro Roçado Centro de Educação Infantil Renascer adm.renascersj@gmail.comRua Gaivotas, nº 335 – Bairro Jardim Zanelatto  Fonte: PMSJ

  • São José cria setor especializado em rondas ostensivas na Guarda Municipal

    São José cria setor especializado em rondas ostensivas na Guarda Municipal A Prefeitura de São José criou, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, um setor especializado da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). De acordo com a Guarda Municipal, é uma guarnição que costuma operar com mais de dois agentes, servindo de apoio para as demais ações da corporação. “Estamos com uma série de ações na Segurança, como o concurso para Guarda Municipal; equipamentos e veículos novos para os agentes de segurança e criamos o setor de rondas ostensivas, para garantir efetividade em casos como furtos e roubos de veículos”, explica o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Os agentes da ROMU passam a ter treinamentos mensais, para atender ocorrências com maior volume de pessoas e de veículos, simulando ações de enfrentamento nas ruas de São José. “Esse treinamento é crucial para manter os agentes sempre atualizados com as melhores técnicas, tanto para mantê-los seguros, como também determinar a efetividade das ações”, explica a comandante da Guarda Municipal Micheli Vidotto Maçambani. A ROMU presta suporte à abordagem a pessoas em situação de rua. Um dos exemplos de abordagem foi em 18 de abril, quando a Guarda Municipal de São José recebeu informações do Núcleo de Inteligência Integrado (NUINT/SJ) referente a um indivíduo com mandado de prisão. Durante rondas na região do bairro Campinas, a guarnição da ROMU localizou seu veículo transitando em via pública, dando ordem de parada e confirmando a informação de sentença condenatória ao motorista, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia e posteriormente para o Presídio da Capital. Além das ações de abordagem, os agentes também têm atendido várias situações com veículos que foram tomados de assalto, furtos, praticados por criminosos de alta periculosidade. O setor de inteligência encaminha situações já verificadas, inclusive, pela central de videomonitoramento, que identifica os crimes e direciona para o setor de rondas ostensivas. A central de videomonitoramento da Prefeitura de São José, em parceria com o Governo do Estado, tem 377 câmeras de monitoramento instaladas no Município. Deste montante, são seis totens; 205 câmeras 360º e 165 câmeras fixas. A Central também tem parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), que mantém na unidade de videomonitoramento um policial militar à disposição, que ajuda a encaminhar situações que precisam do suporte da PM, agilizando o trabalho.

  • São José constroi mais um acesso direto à BR-101

    A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem ampliando o acesso à marginal da BR-101 para melhorar a mobilidade da região. O prefeito Orvino Coelho de Ávila assinou a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de uma nova avenida, que vai ligar o bairro Praia Comprida pela Rua José Lino Kretzer (nos fundos do IFSC Câmpus São José) à marginal leste da BR-101 está em construção. Como prefeito interino em 2018, o prefeito Orvino Coelho de Ávila, criou um projeto para que fosse criada uma alternativa para desafogar o trânsito na Rua Luiz Fagundes e o trecho da marginal próximo ao trevo da Forquilhinha, facilitando o acesso ao Hospital Regional Homero de Miranda Gomes e ao bairro Praia Comprida. A obra está em execução e a previsão de conclusão é de um ano. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, a nova via trará mais fluidez ao trânsito da região. A Prefeitura vai investir R$ 3,4 milhões na realização da obra que terá serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica. “O prefeito Orvino vem conduzindo diversas ações em prol da mobilidade urbana do Município e as melhorias ocorrem dentro de um pacote de obras realizadas pela Prefeitura para retirar o fluxo dos veículos da BR-101 e facilitar o trânsito pelas ruas de São José”, complementa o secretário. A obra A obra de abertura e terraplanagem da via não teve custos para a Prefeitura de São José, tendo em vista que foi firmada uma permuta com empresa de terraplanagem, que, em troca do serviço, recebe o material retirado do local para abertura da via. O investimento agora é na realização da nova avenida.

Jornal impresso sobre o município de São José e região metropolitana Grande Florianópolis -
Santa Catarina - Brasil


Há 14 anos fazendo parte da história de São Jose  e Santa Catarina

Notícias sobre a cidade de São José, sobre a Câmara municipal de São José, sobre o esporte e lazer dos josefenses, sobre o estado de Santa Catarina e as últimas notícias sobre o Brasil.

logo jornal comunidade sc 2023 - branco.png

Rua Eliseu Di Bernardi, 576, Apto 909,
CEP 88101050

Criado por Jornal Comunidade SC

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
bottom of page